Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO CUTRIM CORREA

DISCENTE: RODRIGO CUTRIM CORREA
DATA: 10/11/2023
LOCAL: Vídeo conferência - Plataforma Google Meet
TÍTULO: APRENDIZADO DE HISTÓRIA E DIREITOS HUMANOS A PARTIR DA “INVASÃO” DA INTERNET NA SALA DE AULA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História. Direitos Humanos. Tecnologia da Informação e Comunicação.
ÁREA: História
RESUMO: O ensino de história e direitos humanos é uma abordagem educacional que busca promover o conhecimento sobre os eventos históricos relacionados aos direitos humanos e sua relevância para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Na atualidade, esse ensino pode ser realizado com a contribuição de recursos tecnológicos, mas é necessário que o professor tenha uma compreensão sólida sobre a história e os direitos humanos, além de manusear ferramentas tecnológicas. O objetivo do trabalho foi analisar o uso das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC's), especialmente a internet, como caminho para o ensino de história e estudo dos Direitos Humanos, considerando a necessidade de reflexões críticas e debates sobre as relações entre história e internet, história pública e metodologias ativas. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, com abordagem descritiva, assim como a revisão bibliográfica e documental, com base nos sites oficiais: Google Acadêmico, SciELO (Scientific Electronic Library Online) e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Não foi determinado um período de publicação dos materiais que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa, mas que fizessem alusão as palavras-chave selecionadas. É crucial que os professores planejem adequadamente e atuem como mediadores, orientando os alunos na busca por informações e na utilização dos recursos online de maneira ética e eficaz.
Presidente - 1875517 - MARCELO PAGLIOSA CARVALHO
Interno - 2518225 - RAIMUNDO INACIO SOUZA ARAUJO