Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO SILVA NUNES

DISCENTE: MARCELO SILVA NUNES
DATA: 14/11/2023
LOCAL: Video confenferência
TÍTULO: O ENSINO DE HISTÓRIA E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: OS DESAFIOS DO PROFESSOR NA PROMOÇÃO DO DÍALOGO ENTRE A CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História, Relações étnico-raciais, Formação de Professores, Educação Antirracista.
ÁREA: História
RESUMO: Este projeto reúne dados e informações sobre a inclusão dos conteúdos de história dos povos africanos no currículo de História da Base Nacional Comum Curricular e nos cursos de formação continuada de professores, considerando a Lei 10.639/2003 e as Diretrizes apresentadas pelo Conselho Nacional de Educação que visam a organização e inserção desses conteúdos na aprendizagem dos estudantes da Educação Básica, em especial das Séries Finais do Ensino Fundamental. Para tanto, sua organização se estrutura em três eixos. O primeiro corresponde à interlocução entre ensino de História e discriminação racial como um aspecto para se pensar a democratização da educação, que como direito social deve garantir o direito à diferença e enfrentar o desafio de implementar políticas que superem as desigualdades raciais e sociais. O segundo eixo está relacionado ao papel da escola enquanto espaço para a prática e discussão das relações étnico-raciais, diante da má atuação do Estado brasileiro em relação a esta temática, apesar das constantes proposições e reivindicações do movimento negro por políticas públicas comprometidas com a superação da discriminação racial, especialmente a partir da Constituição de 1988. O último eixo se relaciona com um projeto de gestão escolar que considere a diversidade étnico-racial como fundamental no trabalho pedagógico. Mais do que o acréscimo de conteúdos a diversidade étnico-racial é sinônimo e critério de qualidade do trabalho desenvolvido nas escolas e fator importante para a formação da consciência história do aluno.
Presidente - 407600 - ANTONIA DA SILVA MOTA
Externo à Instituição - JAKSON DOS SANTOS RIBEIRO - UEMA