Banca de DEFESA: JOUSIANE LEITE LIMA

DISCENTE: JOUSIANE LEITE LIMA
DATA: 19/04/2024
LOCAL: google meet
TÍTULO: Gestão do Processo de Recuperação das Bibliografias dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação no Acervo da Diretoria Integrada de Bibliotecas da Universidade Federal do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: inovação; avaliação do MEC; bibliografias do PPC; Diretoria Integrada de Bibliotecas; Universidade Federal do Maranhão.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: O acervo bibliográfico da Diretoria Integrada de Bibliotecas da Universidade Federal do Maranhão é tombado e disponível para consulta ao catálogo on-line por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, entretanto, não apresenta até o momento, a possibilidade de gerar informações das bibliografias de cada curso da UFMA, o que pode ser atendida pela customização do sistema mediante relatório on-line. Nesta perspectiva, esta pesquisa teve por objetivo geral desenvolver uma melhoria para gestão das bibliografias dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da UFMA e do gerenciamento do acervo bibliográfico das bibliotecas da instituição. Os procedimentos metodológicos utilizados neste estudo envolveram a pesquisa aplicada que resultou em um produto técnico-tecnológico na foma de melhoria de processo; a pesquisa qualitativa na qual realizou-se uma análise das funcionalidades dos sistemas de gestão da instituição estudada; a pesquisa exploratória onde buscou-se mais informações sobre a temática estudada por meio dos instrumentos de avaliação da educação superior; a pesquisa bibliográfica nas principais bases de dados, revistas eletrônicas, bibliotecas físicas e virtuais, bem como em repositórios institucionais de teses e dissertações e a pesquisa documental na extração de informações em normas, resoluções, relatórios e guias internos da instituição estudada. Os resultados apresentam a elaboração da melhoria. Conclui-se que para garantirmos a efetivação do objetivo proposto neste trabalho, será necessário a adesão de todos atores envolvidos no processo, bem como dos gestores da Universidade.
Presidente - 1766878 - WALBER LINS PONTES
Externo ao Programa - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA