Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO JADSON BRITO DE OLIVEIRA

DISCENTE: FRANCISCO JADSON BRITO DE OLIVEIRA
DATA: 30/04/2024
LOCAL: google meet
TÍTULO: IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA ANÁLISE E VISUALIZAÇÃO DE DADOS DO SETOR PORTUÁRIO E AQUAVIÁRIO DO MARANHÃO: UMA ABORDAGEM INOVADORA PARA A TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: setor portuário; Power BI; dashboard; Data Storytelling.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Esta proposta representa uma inovação significativa na análise e visualização de dados do setor portuário e aquaviário do estado do Maranhão. A iniciativa envolve a criação de um relatório técnico abrangente e um painel virtual interativo, ambos projetados para proporcionar uma visão clara e acessível dos dados relevantes do setor. Os dados para este trabalho serão extraídos do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), abrangendo o período de 2010 a 2022. Este recorte temporal permitirá uma análise profunda e significativa das tendências e padrões do setor ao longo do tempo. A abordagem proposta para a análise de dados é uma adaptação do fluxo de trabalho inovador proposto por Wickham e Grolemund (2019), que inclui as etapas de importação, arrumação, transformação, visualização, modelagem e comunicação. Permitindo, portando, uma exploração aprofundada e abrangente dos dados. Todavia, a etapa modelagem não será usada neste trabalho. A linguagem de programação R será utilizada para a limpeza e organização dos dados, enquanto o PostgreSQL será empregado como sistema gerenciador de banco de dados. A ferramenta Power BI será empregada para a construção do painel interativo, proporcionando uma plataforma intuitiva e fácil de usar para a análise dos dados do setor. Além disso, a proposta inclui uma análise bibliométrica sobre Data Storytelling, utilizando dados exportados das bases de artigos científicos Web of Science e Scopus. Esta análise será realizada por meio do pacote bibliometrix da linguagem R, proporcionando uma visão aprofundada e atualizada do campo de estudo. Dessa forma, esta proposta representa uma abordagem inovadora e abrangente para a análise de dados do setor portuário e aquaviário do Maranhão, combinando técnicas de análise de dados modernas e eficazes com ferramentas de visualização intuitivas e interativas, assumindo um caráter inovador e pioneiro no contexto local no âmbito da gestão. Trata-se, portanto, de um processo de transferência de tecnologia da universidade para subsidiar processos de gestão na área portuária.
Externo à Instituição - DELMO MATTOS DA SILVA - UNICEUMA
Externo ao Programa - 1766853 - SERGIO SAMPAIO CUTRIM