Banca de DEFESA: MARCELO VERISSIMO DA SILVA

DISCENTE: MARCELO VERISSIMO DA SILVA
DATA: 02/05/2024
LOCAL: google meet
TÍTULO: CURSO DE CAPACITAÇÃO EM INTELIGÊNCIA COMPETITIVA PARA O SEGMENTO ODONTOLÓGICO
PALAVRAS-CHAVES: odontologia; ensino; inovação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A Inteligência Competitiva por meio da prospecção tecnológica ajuda compreender as tendências e inovações do mercado além de possibilitar melhoria nos negócios e parcerias, assim como proporciona o desenvolvimento de novas tecnologias e auxilia no surgimento de novos produtos, reduzindo riscos e contribuindo na tomada de decisões estratégicas. Capacitar funcionários de uma empresa com um curso de inteligência competitiva colabora para que essa se mantenha competitiva e se diferencie da concorrência evitando, inclusive, a obsolescência de seus produtos e/ou serviços. O objetivo da presente Dissertação, portanto, foi elaborar um Curso Profissional em Inteligência Competitiva para o segmento da odontologia. Adotou-se na metodologia da presente dissertação, a abordagem qualiquantitativa aplicada por meio de pesquisa documental e bibliográfica com o intuito de se verificar a existência de outros cursos de capacitação voltado para a inteligência competitiva no segmento odontológico, assim como para verificar por meio da base de patentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, os produtos depositados. Na pesquisa bibliográfica, buscou-se fontes em materiais publicados no período de junho de 2015 a 2023, nas bases científicas da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, Vitrine Tecnológica do Ministério da Educação, Google Scholar, Periódico CAPES, Revista Cadernos de Prospecção, além das Revistas do PROFNIT que tratam da prospecção tecnológica. Foi realizada busca de anterioridade, tendo sido consultada a base de dados do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual - INPI, para verificar a existência de produtos inovadores voltados para o segmento da odontologia que pudesse corroborar com a presente pesquisa utilizando-se a palavra-chave odonto* buscando vincular todos os produtos direcionados à esse segmento. A plataforma sibi.usp.br foi consultada com a palavra-chave curso inteligência competitiva, assim como a plataforma Periódico CAPES também foi consultada com a expressão inteligência competitiva. Considerando o exposto, é que se elaborou 08 (oito) aulas divididas em 02 (dois) módulos com 04 (quatro) aulas cada módulo, o qual foi ministrado à empresa Sorriso Dentistas em São Luís - MA. A proposta apresentada na presente dissertação teve resultado positivo pois se trata de mais uma possibilidade de levar ao público fora do PROFNIT conhecimento sobre inteligência competitiva e propriedade industrial.
Co-orientador - 1740760 - ADRIANA LEANDRO CAMARA
Externo à Instituição - HELANO DIÓGENES PINHEIRO - UESPI