Banca de DEFESA: AMANDA ROCHA BELFORT

DISCENTE: AMANDA ROCHA BELFORT
DATA: 02/05/2024
LOCAL: Google meet
TÍTULO: MELHORIA DO PROCESSO PARA LOCALIZAÇÃO FÍSICA DOS MATERIAIS INFORMACIONAIS NOS ACERVOS DAS BIBLIOTECAS: o caso da biblioteca do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: localização de livros; solução tecnológica; biblioteca universitária; biblioteca do Centro de Ciências Humanas.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo geral desenvolver uma melhoria para o processo de localização física dos materiais informacionais do acervo da biblioteca do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio de uma solução tecnológica que demonstrará a localização da estante do material desejado. Em bibliotecas que possuem uma vasta coleção, conseguir localizar um livro nas estantes nem sempre é uma tarefa simples e rápida, seja pelo tamanho do acervo ou por não conhecer a forma de disposição e ordenação dos materiais informacionais. A metodologia adotada, do ponto de vista de seus procedimentos, é um estudo de caso, tendo como local a Biblioteca do CCH da UFMA, quanto sua natureza; aplicada e tecnológica, mista em relação à abordagem, exploratória do ponto de vista dos seus objetivos e pesquisa bibliográfica e de levantamento quanto aos procedimentos técnicos utilizados. Realizou-se uma revisão bibliográfica no portal da CAPES com a finalidade de compreender a temática da proposta. Realizou-se um mapeamento das bibliotecas das universidades federais do Brasil com intuito de identificar quais as bibliotecas disponibilizavam a funcionalidade de localização de materiais informacionais no catálogo on-line. Os resultados obtidos foram: entre os 37 sistemas que utilizam o software Pergamum, 18 apresentam a funcionalidade, mesmo que inativa. Dentro desse grupo, apenas 2 bibliotecas possuem essa funcionalidade operante; das 13 instituições que utilizam o SIGAA, nenhuma disponibiliza essa funcionalidade. Além disso, foi realizado o desenvolvimento da melhoria com a customização das telas do SIGAA e, por fim, foi elaborado o manual de instruções da melhoria para usuários e bibliotecários.
Externo ao Programa - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA
Externo à Instituição - LÍGIA BARROS DE FREITAS - UEMG