Banca de DEFESA: SUIANY CARVALHO PADILHA

2020-08-05 13:03:45.885

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUIANY CARVALHO PADILHA
DATA: 18/08/2020
LOCAL: Meet
TÍTULO: MESTRADOS PROFISSIONAIS EM REDE NACIONAL: contribuição na formação continuada de professores da Educação Básica (2014-2018)
PALAVRAS-CHAVES: Mestrados profissionais. Mestrados em rede. Formação docente. Políticas Públicas. Educação Básica.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Este estudo abordou a formação continuada dos professores e professoras da Educação Básica nos Mestrado Profissionais em Rede Nacional que compõem o Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública da Educação Básica (ProEB). Esses cursos de mestrado profissional são Programas de Pós-Graduação stricto sensu regulados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na formação continuada daqueles professores e professoras para a sua prática escolar. O estudo objetivou avaliar a contribuição dessa formação utilizando como campo empírico a realidade do curso de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por ser um dos mais antigos, em funcionamento desde 2013, o que permitiu uma avaliação com solidez nos resultados. Trata-se de uma pesquisa avaliativa de programas e políticas públicas, do tipo descritivo-exploratória de abordagem quanti-qualitativa. Foram sujeitos participantes do questionário online nacional os docentes da Educação Básica egressos titulados pelo ProfLetras no período de 2014 a 2018. A análise se deu conjuntamente com a observação da produção dissertativa dos sujeitos participantes. Diante da necessidade de melhoria da qualidade da educação no Brasil e da indiscutível e vasta desigualdade socioeconômica, o ProfLetras emerge como possibilidade de reversão desse quadro negativo nas Regiões do País. Os resultados ressaltaram a importância do Programa em termos de uma formação continuada adequada, qualificando tais docentes a oferecerem uma prática pedagógica de qualidade que contribua com os propósitos nacionais de redução das desigualdades regionais através da Educação. A pesquisa justifica-se por sua relevância social, podendo contribuir para avaliação da Política Educacional Nacional e com o processo da formação continuada da docência da Educação Básica, ressaltando a importância da valorização da carreira do profissional docente. Os resultados do estudo revelaram percepções positivas e contribuições significativas às atividades da prática docente após a formação obtida no ProfLetras e podem contribuir com a atual política da Capes para a formação continuada dos professores e professoras da Educação Básica, tanto na melhoria dos cursos existentes, como para a concepção e aprovação de novas propostas. O estudo presta-se ao interesse de professores(as) da EB e de outros educadores, bem como a todos que se preocupam com o desenvolvimento e a qualidade da Educação Básica brasileira.
Externo à Instituição - ANA SOUSA ABRANCHES - UFPE
Co-orientador - 406525 - LUCINETE MARQUES LIMA