Banca de QUALIFICAÇÃO: IARA ANTONIA LUSTOSA NOGUEIRA

2015-12-18 12:17:13.263

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IARA ANTONIA LUSTOSA NOGUEIRA
DATA: 21/12/2015
LOCAL: Auditório Amarelo, 4º Andar, HUUFMA
TÍTULO: Perfil lipídico e risco cardiovascular: caracterização lipidômica no climatério.
PALAVRAS-CHAVES: dislipidemia, menopausa, síndrome metabólica, proteína C reativa ultrassensível, resistência insulínica
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Introdução: No climatério, as doenças cardiovasculares passam a ser a 1ª causa de morte após os 50 anos. A avaliação de biomarcadores para estratificação de risco e prevenção de eventos cardiovasculares tem sido objeto de estudo em várias pesquisas, no entanto, lacunas ainda precisam ser preenchidas, especialmente no Brasil, pois estratos da população ainda não foram estudados. Objetivos: Caracterizar o perfil lipídico de mulheres no climatério, por meio da lipidômica e avaliar a associação dos marcadores lipídicos, metabólicos e inflamatórios com o Escore de Risco de Framingham (ERF) e as fases do climatério. Métodos: Neste estudo transversal, um total de 184 mulheres, com idade entre 40 e 65 anos foram incluídas. Coletou-se dados sociodemográficos, clínicos, antropométricos e exames laboratoriais e aplicou-se o ERF. Resultados: As participantes tinham uma média de idade de 50±7 anos, 54,8% estavam na pós-menopausa. 10,3% das mulheres foram classificadas como alto risco e 85% como baixo risco, para doença cardiovascular em 10 anos, apesar da frequência aumentada de fatores de risco, que as tornariam como risco elevado. Das com ERF baixo, 88%, 59¨% e 66% apresentavam síndrome metabólica, proteína C reativa elevada e sobrepeso/obesidade, respectivamente. Observou-se que variáveis como IMC, glicemia, hemoglobina glicada, colesterol não HDL, HDL, triglicerídeos e IR-HOMA, estavam associadas ao climatério e ERF. Conclusão: Na amostra estudada, o ERF não foi capaz de estratificar adequadamente o risco cardiovascular, mulheres em alto risco foram classificadas como baixo risco. As variáveis lipídicas, metabólicas e inflamatórias estavam associadas ao risco cardiovascular e ao climatério.
Interno - 3300875 - ANA PAULA SILVA DE AZEVEDO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1983977 - ROSANGELA FERNANDES LUCENA BATISTA