Banca de QUALIFICAÇÃO: MARTA REGINA DE CASTRO BELFORT

DISCENTE: MARTA REGINA DE CASTRO BELFORT
DATA: 30/11/2016
LOCAL: SALA 01 - PPGCS
TÍTULO: Análise da alteração do número de cópias de genes envolvidos na via de sinalização PI3/AKT em câncer peniano.
PALAVRAS-CHAVES: Câncer de pênis. Mutações. HPV.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
RESUMO: O câncer peniano é uma neoplasia rara em países desenvolvidos, entretanto, sua incidência é elevada em países subdesenvolvidos. No Brasil, as regiões Norte e Nordeste são as regiões com os maiores números de casos da doença, sendo o Maranhão o estado mais representativo. Tem sido reportada alterações na via de sinalização celular PI3K/AKT em diversas neoplasias malignas, entretanto, pouco se sabe sobre o envolvimento dessa via nos tumores de câncer de pênis. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar a ocorrência de alterações no número de cópias dos genes PIK3CA, AKT1, AKT2, PTEN, EGFR, HER 3 e HER4, bem como a expressão de suas proteínas através de ensaios imunohistoquímicos. Para a realização deste estudo, 56 casos com diagnóstico de câncer de pênis foram coletados em dois hospitais de referência em São Luís, Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Belo (IMOAB) e o Hospital Universitário Presidente Dutra da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA). De acordo com o perfil socioeconômico dos pacientes diagnosticados com câncer de pênis, 39,3% são lavradores, 55,3 são casados e 32,1 têm ensino fundamental incompleto. Quanto aos fatores de riscos, 30,3% são tabagistas, 25% declararam ser etilista e 71,4% são positivos para infecção por HPV. O grau histológico mais encontrado é o tipo II (60,7%) e tumor primário do tipo pT3 (41,07%). Quanto ao procedimento cirúrgico realizado pelos pacientes 73,2% realizaram penectomia parcial. De acordo com os dados preliminares de análise genética para os genes AKT2, PIK3CA e PTEN, a frequências de alterações variaram de 36,4% para deleção em AKT2, 56,25% e 39,4% para deleção em PIK3CA e PTEN, respectivamente. Com relação a diminuição do número de cópias o gene AKT2 obteve frequência de 60,6%, seguido de PIK3CA (37,5%) e PTEN (54,5%). Além disso, observou-se diminuição (33,3%) e deleção (24,3%) de AKT2, diminuição (25%) e deleção (34,4%) de PIK3CA, diminuição (25%) e deleção (34,4%) de PIK3CA em tumores de grau II, respectivamente. Não foi observada amplificação do gene em nenhuma das amostras analisadas. As análises de imunoexpressão mostraram que 20 (44,4%) casos foram positivos para AKT1, 7 casos (15,5%) foram positivos para PTEN e quatro casos foram positivos para o anticorpo PI3KCA (8,9%). A caracterização das alterações gênicas é imprescindível para a identificação de marcadores moleculares, visto que, podem auxiliar no desenvolvimento de novos agentes terapêuticos. Além disso, estas análises podem contribuir, posteriormente, para redução das taxas de mortalidade através do diagnóstico em fase inicial da doença.
Externo ao Programa - 1019516 - MAYARA INGRID SOUSA LIMA
Interno - 1136091 - PAULO VITOR SOEIRO PEREIRA