Banca de QUALIFICAÇÃO: JOANA KÁTYA VERAS RODRIGUES SAMPAIO NUNES

2017-05-29 11:56:17.9

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOANA KÁTYA VERAS RODRIGUES SAMPAIO NUNES
DATA: 31/05/2017
LOCAL: SALA 01 - PPGCS
TÍTULO: Espiritualidade, religiosidade e morbidades em estudantes de medicina: estudo comparativo de duas universidades brasileiras.
PALAVRAS-CHAVES: Religiosidade. Espiritualidade. Educação médica. Depressão.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: Introdução: Religiosidade/Espiritualidade vem sendo discutidas para serem inseridas na grade curricular do curso de medicina. Cerca de 80% dos médicos residentes nunca ou raramente discutiram sobre o assunto durante a formação. Objetivo: associar a Religio-sidade/Espiritualidade de estudantes de medicina e implicações na saúde mental durante a graduação. Materiais/Métodos: estudo transversal, analítico, comparativo, desenvol-vido na Universidade CEUMA e Universidade Federal do Maranhão. Participaram alunos do primeiro ao sexto ano, independente do sexo e idade. Os questionários utilizados foram o Sóciodemográfico/econômico, Índice de Religiosidade de Duke, Escala de Avaliação de Espiritualidade em Contextos de Saúde, Escala de Bem-Estar Subjetivo, Escala de Bem-Estar Espiritual, Inventário de Depressão de Beck II e o Inventário de Ansiedade de Beck. As análises foram procedidas no SPSS e o teste estatístico aplicado foi o Teste Z. O nível de significância foi fixado em 5%. Resultados: Participaram 480 alunos, 47,4% da universidade pública e 52,6% da universidade privada. Prevaleceram mulheres 60,6%, jovens 74,1%, procedentes da capital e região metropolitana 69,6%, moram com a família 69%. Sedentários 97,3%, tabagistas 22,3% e etilista 28,9%. Foi observado nos estudantes da universidade pública maior frequência de tabagistas 54,2% e etilista 51% e na privada maior sedentarismo 52%. A forma de acesso as universidades com maior prevalência foi a universal para a pública 58,6%, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para a privada 66,4%. Em relação a religião/culto tanto para universidade privada e pública a maior frequência foi da católica 56,3%. Quanto a prática da religiosidade/espiritualidade a maioria é da universidade privada. Em relação a redução da religiosida¬de/espiritualidade e fé durante a formação acadêmica 65% afirmaram não ter reduzido, sendo 56,5% privada e 54,5% da pública houve redução em sua religiosida¬de/espiritualidade e fé. A maioria dos estudantes consideram-se espiritualizados, possuem interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto relacionado a saúde. Alunos do segundo ao quarto ano, apresentaram significativamente maiores frequências de sin¬tomas depressivos em relação ao sexto ano. Notou-se também, maior proporção de alunos com Religiosidade Não Organizacional Elevada entre os alunos do segundo ano em com¬paração ao do 4º ano. Conclusão: Esse estudo demonstra parcialmente a realidade de nossos acadêmicos de medicina em relação a pressão da graduação e o quanto ela pode influenciar positiva ou negativamente na saúde mental, religiosidade/espiritualidade e no desenvolver de doenças, vícios, maus hábitos de vida, altos níveis de depressão, ansie¬dade e outros distúrbios durante e após sua vida acadêmica.
Externo ao Programa - 3089365 - ANA HELIA DE LIMA SARDINHA
Externo ao Programa - 407212 - IVAN ABREU FIGUEIREDO