Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANA DE JESUS SANTOS MARTINS

DISCENTE: ROSANA DE JESUS SANTOS MARTINS
DATA: 19/12/2017
LOCAL: SALA 01 - PPGCS
TÍTULO: Análise do padrão de sono em estudantes do Ensino Médio da rede Pública e Privada.
PALAVRAS-CHAVES: Adolescente; Sono; Distúrbios do sono.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: A adolescência é uma etapa do desenvolvimento humano marcada por diversas transformações. Entre as mudanças ocorridas nessa fase da vida, inclui o padrão do ciclo vigília-sono. O tempo médio de sono considerado ótimo na adolescência é de 8 a 10 horas de sono por noite, porém nesta fase pode ser identificados problemas como atraso de fase do sono, caracterizado por horários tardios de dormir e acordar que, somados aos horários sociais e de início das aulas pela manhã, levam a uma importante diminuição das horas de sono. O objetivo desse estudo foi analisar o padrão de sono dos adolescentes matriculados no Ensino Médio. Estudo transversal e longitudinal de abordagem quantitativa e qualitativa com adolescentes matriculadas no Ensino Médio das escolas públicas e privadas regulamentadas no município de São Luís. A amostra foi composta por 1043 alunos, que em um horário agendado com o gestor da escola responderam aos questionários socioeconômico, Pittsburgh, Epworth e ao Diário do Sono. Foi possível identificar a correlação significativa entre distúrbios do sono e a sonolência diurna excessiva em adolescentes do ensino médio no município de São Luís, sendo necessárias ações voltadas para a saúde focada em higiene do sono, além de mais investigações sobre o sono dos adolescentes assim como quais distúrbios existentes nessa fase da vida.
Externo ao Programa - 2065657 - MELAINE DE ALMEIDA LAWALL
Interno - 7549183 - VANDA MARIA FERREIRA SIMOES