Banca de QUALIFICAÇÃO: LIVIA MARIANE CASTELO BRANCO REIS

2018-01-23 13:55:10.909

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIVIA MARIANE CASTELO BRANCO REIS
DATA: 29/01/2018
LOCAL: Prédio da Pós-Graduação do CCBS - Sala 06
TÍTULO: DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA (DAC) E MARCADORES DE LIPIDÔMICA
PALAVRAS-CHAVES: Doença arterial coronariana. Biomarcadores. Lipidômica
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
SUBÁREA: Clínica Médica
ESPECIALIDADE: Cardiologia
RESUMO: A doença arterial coronariana (DAC) é uma das principais causas de morbimortalidade ao redor do mundo. A prevenção é mediante identificação e controle, não só das dislipidemias, mas do conjunto dos fatores de risco hereditários e adquiridos, que podem ser responsáveis diretos ou associados à doença. Estudos recentes demonstraram, que a determinação de alterações lipídicas, pela técnica da lipidomica, podem permitir o diagnóstico de DAC e também como técnica de screening populacional. Objetivou-se avaliar a associação entre os marcadores lipídicos e a DAC através do exame cineangiocoronariografia. Estudo caso-controle com 292 pacientes, sendo 199 com DAC e 93 indivíduos saudáveis no Serviço de Hemodinâmica do Hospital Universitário Unidade Presidente Dutra (HUUFMA) em São Luis-Maranhão. As variáveis contínuas foram padronizadas por z score seguido pelo teste de Kolmogorov Smirnov para verificar a distribuição dos dados. O teste T de Student para amostras independentes foi aplicado para as variáveis contínuas dos dados clínicos e para as variáveis categóricas foi aplicado o teste de Qui-quadrado (x2). Para todos os testes foi utilizado o programa estatístico SPSS 18.0. A extração lipídica foi realizada pelo protocolo Bligh-Dyer, e os perfis lipídicos foram obtidos por MALDI-TOF MS. Os dados do espectro de massa foram processados com MassLynx, e a análise estatística foi realizada usando MarkerLynx estatística estendida. O modelo PLS-DA foi construído. A análise dos resultados do S-plot revelou dezenove íons como potenciais biomarcadores na grupo com DAC. Esses íons foram identificados no banco de dados online Lipid Maps como: A identificação dos íons selecionados como potenciais biomarcadores para DAC foram: Monoacilglicerofosfatos (LPS 16:19); Mnoacilglicerofosfogliceróis (LPG 13:0); L – alfa – lisofosfatidilinositol (LPI 10:0); Ésteres de cera (WE 42:3); Ceramida fosfoetanolamina (PE- Cer (d33:1); Esfingomielina (SM (d30:1); Lipopolissacarídeos ou lipoglicano (LPS 28:3); Esfingóide (HexCer (t29:0); Triacilgeróis ou Triglicerídeos (TG 52:9 / 53:0); Fosfatidilserinas (PS 49:5); Fosfatídeo (PA(O- 47:0 (OH)); Fosfatidilserinas (PS 49:5) e fosfatidilgliceróis (PG 49:3 (OH) / 50:8 (OH)) no grupo com DAC. Concluímos que MALDI-TOF MS pode ser usado como uma estratégia analítica informativa e rápida para obter o perfil lipídico e potencialmente ser usado como ferramenta de apoio para predição de DAC.
Externo ao Programa - 406507 - LUCIANE MARIA OLIVEIRA BRITO
Externo à Instituição - LÍDIO GONCALVES LIMA NETO - UNICEUMA