Banca de DEFESA: ROSÂNGELA MARIA LOPES DE SOUSA

2018-03-13 10:21:08.559

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSÂNGELA MARIA LOPES DE SOUSA
DATA: 21/03/2018
LOCAL: SALA 01 - PPGCS
TÍTULO: Efeitos de dieta hiperproteica sobre a composição corporal e o metabolismo de ratos wistar adultos obesos.
PALAVRAS-CHAVES: Dieta rica em proteínas; Dieta rica em sacarose; Retirada de sacarose; Síndrome metabólica.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: O consumo de açúcares adicionados foi considerado uma preocupação mundial em saúde pública por sua associação implícita com a epidemia de obesidade, diabetes mellitus tipo 2 (DM2) e síndrome metabólica (SM). Neste contexto, a manipulação dietética é um fator primário no controle e prevenção da obesidade e suas comorbidades. Muitas das abordagens priorizaram intervenções com baixo teor de gordura e / ou com baixo teor de carboidratos. Por outro lado, estudos atuais sugeriram dietas ricas em proteínas para promover uma maior perda de peso e resultados metabólicos. Assim, o objetivo deste estudo é investigar os efeitos de uma dieta rica em proteínas contra disfunções metabólicas induzidas por sacarose em ratos desde o desmame até a idade adulta, bem como para comparar os benefícios metabólicos entre maior ingestão de proteína e retirada do excesso de açúcar. Para isso, os ratos Wistar machos desmamados foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos: ratos controle, alimentados com uma ração normal e ratos obesos (HS/HS), alimentados com uma ração elevada de sacarose, por um período de 20 semanas. Posteriormente, os animais HS/HS foram distribuídos aleatoriamente em três novos grupos: ratos mantidos na dieta HS; ratos inicialmente submetidos à dieta HS e, em seguida, substituídos por comida normal; e aqueles substituídos por dieta rica em proteínas (HS/HP). Todos os grupos foram acompanhados por uma intervenção nutricional adicional de 12 semanas. Foram avaliadas nos grupos: peso corporal, consumo de energia, desenvolvimento da obesidade, perfil glicêmico/lipídico, tolerância à glicose, resistência à insulina, morfometria do tecido adiposo, músculos esqueleto e fígado, atividade lipolítica, histologia do fígado e perfil bioquímico da função hepática. A exposição pós-desmame à dieta HS conduz ao fenótipo da síndrome metabólica na fase adulta, caracterizada aqui pela obesidade central, intolerância à glicose, dislipidemia e resistência à insulina. Além disso, a dieta HP foi efetivo na reversão dos danos pelo consumo de açúcar, marcados pela perda de peso e redução da obesidade com diminuição de massa de gordura. A substituição de HS pela comida padrão também resultou em diminuição da acumulação de tecido adiposo, embora em menor grau do que a ocasionada pela dieta HP. Notoriamente, a dieta HP restabeleceu a capacidade de resposta do tecido adiposo ao agonista adrenérgico, tornando o tecido suscetível à lipólise. A retirada de sacarose atenua os efeitos deletérios sobre o eixo glicose-insulina. No entanto, a sua substituição pela dieta HP promoveu os mesmos efeitos, mas melhorou a tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina. Finalmente, a exposição ao HS levou a esteatose hepática sem inflamação, com a consequente elevação da atividade ALT. No entanto, ambas as intervenções nutricionais foram capazes de restaurar essas alterações. Nosso conjunto de dados mostra que a dieta HP sempre reestabeleceu os resultados metabólicos induzidos por sacarose. Por outro lado, a simples retirada do consumo elevado de sacarose também melhora os danos metabólicos, embora menos pronunciada. Assim, ambas as intervenções nutricionais se mostram mutuamente eficientes, potencialmente ajudando a tratar pacientes com síndrome metabólica.
Interno - 2082845 - ANA PAULA GAMEIRO CAPPELLI
Interno - 3300875 - ANA PAULA SILVA DE AZEVEDO DOS SANTOS