Banca de DEFESA: DANIELLA PATRICIA BRANDAO SILVEIRA

DISCENTE: DANIELLA PATRICIA BRANDAO SILVEIRA
DATA: 07/05/2018
LOCAL: SALA 01 - PPGCS
TÍTULO: Atividade larvicida sobre Aedes aegypti (Culicidae) e composição química do óleo essencial de partes aéreas de Baccharis trimera (Less) DC.
PALAVRAS-CHAVES: Toxicidade, óleos voláteis, larvicida, Aedes aegypti, Danio rerio
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: “Atividade larvicida sobre Aedes aegypti (Culicidae) e composição química do óleo essencial de partes aéreas de Baccharis trimera (Less) D.C.” As doenças transmitidas por mosquitos ainda persistem como importante problema de saúde mundial. Aedes aegypti é um dos principais vetores de doenças transmitidas por mosquitos, como a Febre Amarela, Dengue, Zica, Chikungunya, arboviroses que podem levar ao choque hemorrágico, malformações embrionárias, doenças articulares e óbito. Desse modo, uma das formas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde para controle das arboviroses é o combate ao vetor, o mosquito Aedes aegypti. Nesse sentido, há uma tendência à busca por produtos naturais que possam ser utilizados como potenciais larvicidas e inseticidas. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a composição química do óleo essencial de Baccharis trimera (Less) DC e verificar se este apresenta toxicidade contra larvas do vetor Aedes aegypti. O material vegetal foi obtido do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas de Químicas, Biológicas e Agrícolas – CPQBA da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Uma amostra foi enviada ao Herbário da Universidade Federal do Maranhão, para confirmação da espécie. O óleo essencial foi extraído por hidrodestilação e a identificação dos compostos químicos foi obtida por Cromatografia Gasosa acoplada a Espectometria de Massas. A avaliação da atividade larvicida foi realizada para os quatro estádios larvais (L1, L2, L3, L4) em seis concentrações. Teste de citotoxicidade frente a Artemia salina e Danio rerio foi realizado e calculada a CL50. Considera-se que o óleo essencial de Baccharis trimera é efetivo contra larvas entre o 1º e 4º estádio de Aedes aegypti, obteve-se CL50 igual a 38,8; 55,8; 89,7; 171,8 µg/mL para 1º, 2º, 3º e 4º estádio, respectivamente. Ó óleo pode ser considerado tóxico para Danio rerio, entretanto mostrou-se atóxico ou de baixa toxicidade em ensaio de toxicidade frente Artemia salina.
Externo ao Programa - 1740760 - ADRIANA LEANDRO CAMARA
Presidente - 1149808 - DENISE FERNANDES COUTINHO