Banca de DEFESA: CLAUDIA REGINA SILVA DOS SANTOS CUNHA

DISCENTE: CLAUDIA REGINA SILVA DOS SANTOS CUNHA
DATA: 20/11/2019
LOCAL: SALA 01 - PPGCS
TÍTULO: Influência da diabetes gestacional na produção de anticorpos anti-insulina no colostro e na saliva.
PALAVRAS-CHAVES: Colostro, Saliva, Diabetes Gestacional, Citocinas; IgA Anti-Insulina.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Imunologia
RESUMO: A hiperglicemia materna pode interferir na composição e nos mecanismos imunológicos do colostro. Existem poucas evidências sobre os componentes imunológicos do colostro de nutrizes que desenvolverem diabetes gestacional. Esse estudo avaliou a concentração de imunoglobulinas, citocinas, anticorpos IgA, IgA anti-insulina e a bioquímica da saliva e do colostro das mães diabéticas em comparação a mães não diabéticas. O objetivo desse trabalho foi avaliar a concentração de anticorpos IgA anti-insulina e concentração de citocinas no colostro e na saliva de gestantes que desenvolveram diabetes gestacional. O estudo do tipo caso controle, foi realizado no Hospital Materno Infantil da Universidade Federal do Maranhão e cadastrado na Plataforma Brasil e aprovado pelo CEP-HUUFMA sob o n.º 3.301.629. Foram incluídas 74 mulheres, sendo 37 no grupo com diabetes gestacional e 37 no grupo não diabético. Para a avaliação o colostro foi coletado manualmente, sempre pela manhã, 48 horas após o parto e a da coleta da saliva foi realizada após jejum de 2 horas e higiene oral com água filtrada. A saliva e o colostro foram centrifugados (2.000 rpm) e o sobrenadante utilizado para avaliar a concentração de anticorpos e citocinas por ensaio imunoenzimático (ELISA) e por CBA (Cytometric Beads Array). As avaliações bioquímicas da concentração de glicose, colesterol, triglicérides, proteínas totais foram realizadas em sistema automatizado. Para análise estatística empregou-se o teste t-Student para amostras com distribuição normal e o teste de Mann-Whitneyna comparação de variáveis ordinais ou contínuas sem distribuição normal.A idade média das mulheres com diabetes gestacional foi de 31 anos. Entre os recém-nascidos de mães diabéticas 27% apresentaram macrossomia fetal e 30% episódios de hipoglicemia, nas primeiras 24 horas de vida. As maiores concentrações de glicose, cálcio, IgA anti-insulina e IL-10 ocorreram no colostro e na saliva das mulheres com diabetes gestacional. Esse grupo também apresentou redução nas concentrações de IFN- e TGF-. A concentração total de proteínas totais, triglicerídeos, IgA, TNF- e de IL-17 foram similares entre os dois grupos. O aumento de IgA anti-insulina no colostro se correlacionou ao aumento de TNF- e a redução de TGF-. Este parece ser o primeiro relato sobre o aumento de anticorpos anti-insulina de mulheres com diabetes gestacional e a sua correlação com a concentração de citocinas no colostro. Considerando que os anticorpos anti-insulina estão entre os marcadores humorais mais frequentes na perda da auto-tolerância, os nossos resultados indicam que as avaliações imunológicas são importantes para qualificar o leite de mulheres com diabetes gestacional, pois ainda não se sabe a repercussão desse marcador no sistema imune dos lactentes. Assim nossos resultados abrem novas perspectivas voltadas a avaliação e acompanhamento clínico dessas mulheres e seus filhos, por um período maior.
Interno - 3300875 - ANA PAULA SILVA DE AZEVEDO DOS SANTOS
Externo à Instituição - BRUNO DE PAULO RIBEIRO - LABORO