Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXSANDRO FERREIRA DOS SANTOS

2019-12-09 10:29:21.434

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXSANDRO FERREIRA DOS SANTOS
DATA: 20/12/2019
LOCAL: SALA 01 - PPGCS
TÍTULO: Suplementação combinada de aminoácidos de cadeia ramificada e Ômega 3: impacto clínico-nutricional, cardiorrespiratório, metabólico e qualidade de vida em pacientes caquéticos.
PALAVRAS-CHAVES: Câncer. Colo Uterino. Caquexia. Suplementação. Ômega 3. Aminoácido de cadeia ramificada.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: Introdução: A caquexia é uma síndrome multifatorial de relevância clínica inquestionável, destacando-se como preditor independente de morte, baixa resposta a terapia medicamentosa e nutricional e piores medidas de qualidade de vida. Objetivo: analisar o impacto da suplementação de aminoácidos de cadeia ramificada em associação ao ômega 3 em parâmetros clínico-nutricionais, cardiorrespiratórios, metabólicos e qualidade de vida em pacientes caquéticos com câncer de colo uterino. Material e Métodos: ensaio clínico randomizado, aberto realizado de outubro de 2018 a outubro de 2019. A população estudada abrangeu pacientes atendidos no ambulatório do Hospital do Câncer Aldenora Bello, São Luís, Maranhão, Brasil. A amostra aleatória simples foi constituída por 100 pacientes com no mínimo 20 anos caquéticas ou pré-caquéticas com câncer de colo uterino. As avaliadas foram alocadas em quatro grupos distintos (suplementado com 14,4g/dia de aminoácidos de cadeia ramificada – BCAAG, suplementado com 6g/dia de ômega 3 – W3G, e ainda um suplementado com a combinação de 14,4 g/dia de aminoácidos de cadeia ramificada e 6 g/dia de ômega 3 – BCAAW3G). O protocolo constou de suplementação específica por um período de 56 dias (BCAAG, W3G e BCAAW3) e de orientações para alimentação saudável. Foi aplicado questionário para avaliar variáveis demográficas e socioeconômicas, e ainda, no início e ao término da suplementação houve coleta de variáveis nutricionais, cardiorrespiratórias, capacidade funcional, qualidade de vida, bioquímico-inflamatórias, clínicas e desfechos. A análise estatística foi realizada no software SPSS ®. A normalidade das variáveis foi verificada pelo teste de Shapiro-Wilk. Aplicou-se ainda ANOVA e Kruskal-Wallis, Post Hoc e t pareado. Todas as associações estatísticas foram fixadas como significativas quando alfa for inferior a 5%. Resultados: 13 foram avaliadas, prevalecendo: jovens (31 a 40 anos, média de 39,1±6,9 anos), não brancas, procedentes de São Luís, de baixa escolaridade e classe econômica (C, D ou E). Todas avaliadas apresentaram um baixo nível de atividade física, e a maior parte estavam em suporte clínico, como tratamento. As médias de dobras cutâneas bicipital (DCB) foram significativas (p < 0,05) superiores nos grupos W3 (T1 = 19,1±1,4mm³ e T3 = 16,8mm³) e suplementação Combinada (T1 = 11,8±4,2mm³ e T3 = 14,3mm³). Assim como, a massa livre de gordura em quilos (T2 = 43±1,9kg e T3 = 45,2kg), seguidas do grupo suplementação combinada (T2 = 37,6±3,8kg e T3 = 36,6kg), por fim a taxa metabólica basal foi significativamente (p = 0,037) menor no grupo BCAA (1297,1±29,5cal), seguido do grupo suplementação combinada (1311,7cal) no momento T3. Não houveram mais comparações estatisticamente significativas por ANOVA, Post Hoc ou teste t pareado, contudo vale ressaltar resultados sugestivos de melhorias na qualidade de vida (QV) nos domínios Saúde global e Capacidade funcional, para o grupo suplementação combinada. Os grupos que demonstraram aumento do ângulo de fase até a terceira avaliação (T3) foram o BCAA (+0,7º) e o grupo suplementação combinada (+0,9º), indicando melhor prognóstico nestes grupos. Em relação a capacidade física e funcional, é possível especular que houve um incremento de 14,3% na distância percorrida durante o TC6 para o grupo suplementação combinada, seguido de 11,4% no grupo W3, enquanto que no grupo BCAA, houve uma redução de aproximadamente 1% em T3. Conclusão: A análise das séries de dados até aqui conduzidas sobre a suplementação combinada de W3 e BCAA, demonstrou melhorias promissoras em parâmetros antropométricos, composição corporal, capacidade funcional, qualidade de vida, taxa metabólica basal e sobrevida, em comparação a suplementação isolada de W3 ou ainda de BCAA, contudo há necessidade de análise de consumo alimentar e perfil bioquímico-inflamatório para consolidação dos resultados.
Externo ao Programa - 2572858 - HELMA JANE FERREIRA VELOSO
Interno - 306484 - ROSANE NASSAR MEIRELES GUERRA LIBERIO