Banca de DEFESA: BIANCA LIMA DUARTE

DISCENTE: BIANCA LIMA DUARTE
DATA: 23/05/2024
LOCAL: SALA 01 PPGCS-CCBS UFMA
TÍTULO: PERFIL DO INFILTRADO LEUCOCITÁRIO NO CÂNCER PENIANO E SEU POTENCIAL COMO MARCADOR CLÍNICO
PALAVRAS-CHAVES: Câncer urológico, Papiloma vírus humano; Inflamação; Imunidade inata.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO: O câncer é a segunda maior causa de morte no mundo, manifestando-se de forma rara no contexto do câncer peniano em países desenvolvidos, mas apresentando elevada incidência em países em desenvolvimento, incluindo o Brasil. No território brasileiro o câncer peniano também apresenta uma distribuição polarizada, com maiores incidências nas regiões norte e nordeste, destacando o estado do Maranhão. O objetivo do presente trabalho foi caracterizar o perfil de células imunes infiltradas no carcinoma peniano como um possível marcador de diagnóstico e/ou prognóstico em pacientes atendidos no hospital de referência do Maranhão. Para tal, foram coletados os dados sócio demográficos e clínicos do prontuário e um fragmento da peça anatomopatológica fixado em formol tamponado, para processamento histológico. A bateria de coloração consistiu em dois banhos de xilol por 5 minutos cada, seguidos de etanol 100%, 90%, 70% e 50% por 5 min, após o processamento pré coloração as lâminas foram coradas com hematoxilina e eosina, sendo retirada o excesso de corante em água corrente, na pré-montagem de lâminas foi utilizado um banho no etanol 100% e no xilol, os scores foram feitos em contagem diferencial de três campos aleatórios analisados, para as análise de dados foram aplicados os testes one-way ANOVA, tendo o valor de p < 0,05 sendo considerado estatisticamente significante. Os resultados sócio demográficos mostraram um perfil de pacientes residentes principalmente na mesorregião norte maranhense, apontando os fatores de risco como baixa condição socioeconômica, baixa escolaridade, presença de fimose e infecção pelo HPV. Nas análises histopatológicas, 87,5% das amostras apresentaram infiltrado leucocitário, caracterizando o câncer peniano como inflamatório, foi observada 68,7% de alterações celulares característica do HPV (Coilocitose). As análises de correlação associaram os subtipos histológicos, alguns fatores de risco como a presença de fimose, idade, tabagismo, etilismo, e estadiamento mais avançado da doença. Alteração celular sugestivas da infecção pelo HPV está associada à carcinogênese e à formação do infiltrado leucocitário, que sugere uma modulação da resposta imune no microambiente, a favor do tumor. Desta forma, o presente trabalho mostra que o perfil dos pacientes diagnosticados com câncer peniano no Maranhão converge com dados descritos na literatura sobre as características clínicas e sociodemográficas da doença, correlaciona os fatores de risco como a idade mais avançada, a presença de fimose nesses pacientes, um contato prévio com o HPV com pior estadiamento da doença, sugerindo um processo inflamatório a favor do microambiente tumoral.
Presidente - 3300875 - ANA PAULA SILVA DE AZEVEDO DOS SANTOS
Co-orientador - 040.396.473-35 - ANDRÉ ALVARES MARQUES VALE