Doutorado em Química

2020-01-21 19:24:31.506

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) autorizou a oferta do primeiro Curso de Doutorado em Química (CDQ) da Universidade Federal do Maranhão em forma associativa com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), com divulgação no dia 19 de dezembro de 2019.  O projeto contempla quatro áreas de concentração: Química Analítica, Físico-Química, Química Inorgânica e Química Orgânica.

Neste caso, haverá um edital específico da UFMA e outro do IFMA, com diplomação pela UFMA ou IFMA, respectivamente. No entanto, serão utilizados o corpo docente e laboratórios de ambas as instituições, sendo uma tendência para o crescimento de parceiras entre ambas instituições, programas, docentes e discentes que atuam na área de Química no Maranhão. Assim, o CDQ será formado por doze docentes permanentes da UFMA e sete do IFMA, que já atuam nos cursos de Mestrado em Química, seja da UFMA (PPGQuim) e do IFMA (PPGQ), e dois professores colaboradores lotados na UFMA.

A proposta visa elevar os indicadores regionais e nacionais, permitindo, assim, o avanço em áreas estratégicas ou carentes do Maranhão que precisam fortemente absorver e aproveitar os egressos dessas instituições, para que atuem nelas, formando profissionais qualificados para trabalharem tanto no ensino básico quanto no superior. Adicionalmente, associação UFMA-IFMA, busca políticas de internacionalização no desenvolvimento das atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, proporcionando a integração entre os docentes e discentes com diferentes instituições internacionais.

Fonte: Portal UFMA/AGEUFMA

Portal IFMA