WEBINÁRIO PPGQUIM – CCET - UFMA

2021-05-17 14:34:44.188

WEBINÁRIO  PPGQUIM – CCET - UFMA

Data: 21 / 05 / 2021 (Sexta-feira)

Horário: 08:30 horas (Início)

Link Google Meet: meet.google.com/bro-jecj-rbe

“Contaminantes emergentes em águas: ameaças invisíveis à saúde e ecossistemas”

Marco Tadeu Grassi

Departamento de Química – UFPR

Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas – INCTAA

Resumo: Contaminantes emergentes podem ser definidos como qualquer produto químico sintético ou de ocorrência natural ou qualquer microrganismo que não seja comumente monitorado ou legislado no ambiente, com efeitos ecológicos e para a saúde humana potencialmente conhecidos ou suspeitos. Esses contaminantes incluem principalmente substâncias químicas encontradas em produtos farmacêuticos, produtos de higiene pessoal, pesticidas, produtos industriais e domésticos, metais, surfactantes, aditivos industriais e solventes. Muitos deles são usados e liberados continuamente no meio ambiente, mesmo em quantidades muito baixas, e alguns podem causar toxicidade crônica, desregulação endócrina em humanos e na vida aquática, assim como o desenvolvimento de resistência a patógenos. O conhecimento e a compreensão sobre os riscos para a saúde humana e ecossistemas aquáticos associados aos poluentes emergentes ainda são escassos, bem como sobre sua presença nos recursos hídricos e águas residuais e seus caminhos e acúmulo no meio ambiente. Neste seminário serão apresentados resultados de trabalhos realizados nas principais capitais brasileiras, evidenciando aspectos relacionados à presença de poluentes emergentes em águas superficiais de abastecimento público, mostrando o cenário atual sobre o tema no país.

Marco Tadeu Grassi:

Graduado em Química, com Mestrado em Química Analítica e Doutorado em Química Ambiental pela UNICAMP e Pós-Doutorado pela University of Delaware (EUA), onde foi professor convidado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos (1994-1996).

Foi professor visitante na Universidade Federal do Maranhão (1996-1998) e, desde agosto de 1998, é professor no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná, onde atualmente exerce a função de Chefe de Departamento pela segunda vez. Foi Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química e Presidente do Comitê Setorial de Pesquisa. Foi diretor da divisão de Química Ambiental da Sociedade Brasileira de Química de 2000-2002, e Secretário da Regional Paraná da SBQ entre 2010 e 2012.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D, tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: química aquática e de sedimentos, especiação de metais e metalóides, comportamento e destino de contaminantes orgânicos e inorgânicos no ambiente.

É coordenador do Grupo de Química Ambiental da UFPR e vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas (INCTAA). É também membro do Departamento de Cientistas e do Núcleo de Estudos de Bioética (NEBio) da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), organização não governamental filiada a ONU, que atua na criação de valores humanos em prol da paz, cultura e educação. É membro do conselho editorial de Química Nova e do Brazilian Journal of Analytical Chemistry, editor de revisão da Frontiers in Environmental Chemistry e revisor de diversos periódicos científicos.