WEBINÁRIO PPGQUIM–CCET-UFMA:“Desenvolvimento de Métodos Analíticos Sustentáveis”

2021-06-01 16:26:56.59

WEBINÁRIO  PPGQUIM – CCET - UFMA:

“Desenvolvimento de Métodos Analíticos Sustentáveis”

Prof. Dr. Orlando Fatibello Filho (DQ-UFSCAR)

Data: 04/06/2021 (Sexta-feira)

Início`: 08:30 h

Link Google Meet: https://meet.google.com/bro-jecj-rbe

Resumo:

Nesta palestra serão apresentados alguns trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no  Laboratório de Analítica, Bioanalítica, Biossensores, Eletroanalítica e Sensores da UFSCAR (http://www.labbes.ufscar.br) há mais de 25 anos, antes mesmo do conhecimento dos 12 Princípios da Química Verde originalmente publicados em 1998, por Paul Anastas e John Warner. O desenvolvimento de métodos analíticos sustentáveis empregando-se material de baixo custo e técnicas condutométricas, potenciométricas e voltamétricas serão discutidas nesta apresentação. Alguns métodos clássicos e espectrofotométricos empregando-se solventes eutéticos profundos também serão apresentados e/ou discutidos.

Orlando Fatibello Filho:

Licenciado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1976) e mestre em Química (Físico-Química, 1980), doutor em Química (Química Analítica, 1985) e Livre-Docente em Química Analítica (2000) pela Universidade de São Paulo.

No período 1987-1989, realizou estágio pós-doutoral no Department of Chemistry da University of New Orleans, em Lousiana (Estados Unidos), sob a supervisão do Prof. G. G. Guilbault e 2008-2009, foi Professor Catedrático Visitante no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (Portugal). Foi diretor da Divisão de Química Analítica da Sociedade Brasileira de Química e membro do Comitê de Assessoramento (CA) de Química no CNPq.

O Prof. Fatibello é Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos desde 12/2003, membro titular da ACIESP (Academia de Ciências do Estado de São Paulo) desde 09/2012, membro do Editorial Board (Conselho Editorial) do periódico científico Analytical, e bolsista de Produtividade em Pesquisa - Nível 1A - do CNPq.

Tem experiência na área de Química Analítica com ênfase em eletroanalítica, bioanalítica, métodos ópticos de análise no UV-Vis, quimiluminescência, atuando principalmente nos seguintes temas: análise por injeção em fluxo com detecção eletroquímica, espectrofotométrica no UV-Vis, turbidimétrica e por quimiluminescência, espectrofotometria com longo caminho óptico, biossensores à base de extratos e tecidos vegetais, eletrodos de pasta de carbono modificados, eletrodos modificados com filmes poliméricos contendo nanotubos de carbono e/ou nanopartículas metálicas, eletrodo de diamante dopado com boro, Química Analítica Verde e ensino de química (desenvolvimento de experimentos de baixo custo com material do dia-a-dia). Já orientou 37 alunos de mestrado, 35 alunos de doutorado e mais de 80 alunos de IC, além da supervisão de 11 pós-doutorados, e publicou mais de 320 artigos completos em periódicos científicos indexados (índice H = 50), 7 livros e 8 capítulos de livros.