WEBINÁRIO PPGQUIM–CCET-UFMA:“Conversão catalítica de dióxido de carbono em produtos químicos”

2021-07-02 12:21:27.552

WEBINÁRIO  PPGQUIM – CCET - UFMA:

“Conversão catalítica de dióxido de carbono em produtos químicos”

Profa. Dra. Liane Marcia Rossi  (IQ - USP / São Paulo - SP)

Data: 02/07/2021 (Sexta-feira)

Início: 08:30 h

Link Google Meet: https://meet.google.com/bro-jecj-rbe

Resumo: Reverter as mudanças climáticas é um dos grandes desafios enfrentados pela humanidade e sua solução está longe de ser consensual, pois requer mudanças dramáticas no setor de energia e nas políticas governamentais. A correlação entre aquecimento global e gases de efeito estufa é bem estabelecida; no entanto, as emissões de gases de efeito estufa aumentaram exponencialmente, apesar dos vários tratados de mudança climática. O conceito de captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) tem recebido atenção crescente em todo o mundo. Do ponto de vista da utilização do dióxido de carbono, existem várias oportunidades e desafios. A conversão catalítica de CO2 em hidrocarbonetos C2+, olefinas ou álcoois parece ser considerada a estratégia mais promissora. No entanto, os produtos químicos mais simples obtidos são geralmente os produtos C1, como CO por meio da reação de deslocamento reverso água-gás (RWGS), CH4 por meio de Sabatier ou reação de metanação, CH3OH por meio de hidrogenação seletiva. A hidrogenação de CO2 através de RWGS para formar CO e água é uma reação endotérmica de equilíbrio limitado favorecida em altas temperaturas, e o metano é concomitantemente formado na maioria dos catalisadores como um produto secundário indesejado em baixas temperaturas (<600 ° C). Seletividade, fornecimento de H2 verde e consumo de energia continuam sendo questões essenciais. A hidrogenação catalítica de CO2 em CO foi descrita como uma estratégia importante para a produção de gás de síntese e como uma via intermediária em vários processos de gás para líquido de duas etapas. O metanol (CH3OH) é uma das moléculas de plataforma mais promissoras obtidas a partir do CO2, pois pode ser considerado um portador de H2 ou integrado a diversos processos de upgrade para olefinas ou aromáticos. Até agora, a única experiência comercial bem-sucedida em relação à hidrogenação de CO2 foi a planta George Olah em Grindavik, Islândia. Esta planta produz metanol usando energias hidrotérmicas e geotérmicas. Devido ao crescente interesse na mitigação de CO2, daremos nesta apresentação resultados selecionados do nosso grupo de pesquisa.

Liane Marcia Rossi:

Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio na Technische Universitat Darmstadt, na Alemanha. Pós-doutorado no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na University of New Orleans. Atualmente, é professora Titular no Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Suas linhas de pesquisa englobam catálise, síntese de nanopartículas magnéticas e metálicas, química verde, oxidação, hidrogenação, hidroformilação e valorização catalítica do CO2.