Banca de QUALIFICAÇÃO: SURINGO SOUSA FALCÃO

DATA: 21/02/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA PARA A DETECÇÃO DE COMPOSTO FENÓLICO
PALAVRAS-CHAVES: sensor fotoeletroquímico; TBHQ; Óxido de Zinco; Seleneto de cobre;
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
RESUMO: O terc-butil hidroquinona (TBHQ) é composto fenólico de origem sintética com grande capacidade antioxidante e muito utilizado na indústria alimentícias e de combustíveis, por ser um composto estável e resistente a elevadas temperaturas, além de ser menos volátil e apresentar uma elevada eficiência de manter a estabilidade e retardar a oxidação dos produtos, mas o seu uso em grandes quantidades e extremamente nocivo a saúde e se faz necessário o controle do seu uso pelos órgãos competentes. Neste sentido, o presente trabalho, tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma fotoeletroquímica para a detecção do TBHQ e derivados fenólicos empregandose um eletrodo de (óxido de estanho dopado com flúor) FTO modificado com óxido de zinco (ZnO) sensibilizado com Seleneto de cobre (Cu3Se2). A plataforma fotoeletroquímica foi denominada Cu3Se2/ZnO/FTO a qual apresentou um expressivo valor de fotocorrente frente a presença de TBHQ quando submetido à presença de luz LED visível em comparação às plataformas ZnO/FTO e Cu3Se2/FTO. A caracterização das plataformas foi realizada por espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE) e amperometria. Sob as condições experimentais otimizadas o fotossensor proposto apresentou um intervalo de resposta linear de 0,3 a 290 μmol L -1 e um limite de detecção e quantificação de 0,113 µmol L -1 e 0,373 µmol L -1 respectivamente.
Interno - 1505089 - ADEILTON PEREIRA MACIEL
Interno - 2583455 - JALDYR DE JESUS GOMES VARELA JUNIOR