Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: ELAINE NUNES DA SILVA TEIXEIRA

2022-03-24 08:49:24.392

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELAINE NUNES DA SILVA TEIXEIRA
DATA: 28/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: ESTUDO DE NANOESTRUTURAS HÍBRIDAS COMO SISTEMAS AVANÇADOS PARA O TRANSPORTE E LIBERAÇÃO DE 5-FLUOROURACIL NA TERAPIA CONTRA O CÂNCER
PALAVRAS-CHAVES: 5-Fluorouracil. Hidróxidos duplos lamelares. Pontos quânticos de carbono. Sistemas de liberação de fármacos. Câncer.
PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
RESUMO: O 5-Fluorouracil (5-FU) é um agente quimioterápico muito utilizado para o tratamento de diversos tipos de tumores sólidos. Entretanto, devido a sua baixa especificidade, apresenta alta toxicidade sobre o trato gastrointestinal e ação não seletiva contra células saudáveis. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi preparar e caracterizar um material híbrido baseado em carbono quantum dots (CQD) os quais são combinados com o composto de intercalação formado pelo 5-FU e sólido inorgânico hidróxido duplo lamelar (HDL), a fim de desenvolver um sistema que apresente capacidade de transporte e liberação do quimioterápico para células alvos específicas. O sistema resultante (CQD@HDL-5FU) e seus compostos isolados foram caracterizados por meio de diferentes técnicas físico-químicas e analíticas. A partir das técnicas de espectroscopia e análise de propriedades ópticas foi possível identificar a presença de CQD no híbrido. Os espectros de FTIR sugeriram que as principais interações entre o CQD com o fármaco e lamelas do HDL é estabelecida por pontes de hidrogênio. Além disso, a intercalação do fármaco no híbrido o concedeu maior estabilidade térmica, como apontado pelos estudos por DSC. Imagens de MEV demonstraram que a mistura física de CQD e HDL-5FU não provocou destruição da estrutura lamelar do HDL. As fórmulas mínimas obtidas a partir de EDS confirmaram a presença dos elementos Mg, Al e O no híbrido apontando uma distribuição homogênea de Mg e Al nas lamelas do HDL. Os ensaios de liberação mostraram que o agente quimioterápico liberado pelo sistema CQD@HDL-5FU denota maior seletividade de liberação no ambiente tumoral (pH 5,0).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2225626 - ANA CLECIA SANTOS DE ALCANTARA
Externo à Instituição - GILVAN PEREIRA DE FIGUEREDO - IFMA
Interno - 1653182 - ROBERTO BATISTA DE LIMA

fim do conteúdo