Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELINO SANTOS DO ROSÁRIO

DISCENTE: MARCELINO SANTOS DO ROSÁRIO
DATA: 25/11/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Isolamento, caracterização química e avaliação do potencial anti-leishmania das flores de Arrabidaea brachypoda
PALAVRAS-CHAVES: Bignoniaceae;Metabólitos;Flavonóides;GNPS;Leishmaniose.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
RESUMO: A leishmaniose é caracterizada como uma infecção protozoária transmitida pela picada de um flebotomíneo infectado no ser humano ou outros vertebrados. Os fármacos utilizados no tratamento apresentam uma série de efeitos colaterais, alto custo, elevada toxicidade e dificuldade na administração. Surge então os produtos naturais como alternativa. Arrabidaea brachypoda é um arbusto nativo do cerrado e comumente utilizado pela população brasileira para o tratamento de diversas doenças. Estudos anteriores mostram a presença de flavonóides diméricos, nas raízes da planta, como possíveis agentes terapêuticos. O objetivo deste trabalho foi realizar a atividade antileishmania do extrato e frações das flores de Arrabidaea brachypoda, bem como o isolamento e caracterização química de compostos ativos. O extrato foi obtido pelo método de percolação com etanol/água (7:3) e particionado com diclorometano (DCM) e acetato de etila (AcOEt). Para investigar a diversidade química do extrato e frações de Arrabidaea brachypoda utilizou-se a plataforma GNPS (Global Natural Products Molecular Networking), sendo possível anotar 19 compostos das classes das flavonas, flavonois, flavanonas, isoflavonas, cumarina simples e ácido cinâmico e seus derivados através da análise de correspondências com as bibliotecas espectrais. O ensaio de potencial leishmanicida contra formas promastigotas de Leishmania amazonenses indicou elevada atividade para a fração diclorometânica (IC50 = 6,70 μg/mL), evidenciando valores de inibição similares ao padrão testado (pentamidina). Foi então realizada a separação dos metabólitos presentes na fração DCM empregando técnicas cromatográficas: coluna aberta empacotada com sílica e cromatografia líquida de alta eficiência em escala semi-preparativa. Foram isoladas 6 substâncias, sendo 4 delas das classes das flavonas, Apigenina, metóxi-crisina, Crisina e Acacetina e dois flavonóides diméricos, Brachydinas A e C e identificadas por UV, RMN e UPLC-QTOF-HRMS. Estas etapas de caracterização química contribuirão para a discussão do gênero e espécie, uma vez que grande parte dos estudos publicados se referem às raízes da Arrabidaea brachypoda. Por fim, os resultados obtidos a partir deste estudo e de anteriores evidenciam o potencial biológico das flores de Arrabidaea brachypoda como possível agente farmacológico.
Presidente - 2284981 - CLAUDIA QUINTINO DA ROCHA
Interno - 005.355.162-15 - JOSÉ GUILHERME SOARES MAIA