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Autoavaliação do PPGQuim


Autoavaliação do Programa de Pós-graduação em Química-PPGQuim (2021-2024)

 

O processo de Autoavaliação utilizado pelo PPGQuim segue as recomendações propostas no relatório do grupo de trabalho CAPES (2019, https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-autoavaliacao-de-programas-de-pos-graduacao-pdf.) sobre Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação, que preveem: o monitoramento da qualidade do programa, seu processo formativo, produção de conhecimento, atuação e impacto político, educacional, econômico e social; e o foco na formação discente na perspectiva da inserção social e/ou cientifica e/ou tecnológica e/ou profissional do programa.

O processo de Autoavaliação visa produzir conhecimento sobre o Programa de Pós-Graduação em Química da UFMA compreendendo e analisando suas dimensões regional, histórica, cultural e social, ampliando suas relações com a comunidade, a partir de um diagnóstico do curso na percepção da comunidade interna e externa com foco na formação discente, além da produção de conhecimento.

O PPGQuim já se dispõe de um documento chamado “Planejamento Estratégico do PPGQuim-UFMA”, o qual versa sobre a organização dos aspectos principais do Plano de Ação detalhado do PPGQuim que foi implementado no quadriênio 2017-2020, e aperfeiçoado no início do quadriênio 2021-2024, no qual novas METAS foram traçadas. Esse Planejamento estratégico é disposto da seguinte forma:

  1. objetivo traçado pelo Programa;
  2. metas a serem alcançadas para realizar o objetivo;
  3. ações propostas para alcançar as metas;
  4. quem são os responsáveis pela realização das ações necessárias descritas; e, por fim,
  5. acompanhamento dos indicadores.

Cada dimensão possui um conjunto de indicadores e sua avaliação considera planilhas de dados com indicadores internos e externos, qualitativos e quantitativos, levantados pela Comissão de Autoavaliação incluindo os dados de relatórios e formulários de avaliação e acompanhamento preenchidos por docentes e discentes. Especificamente em relação à dimensão Docentes, também serão utilizados os procedimentos e critérios de avaliação de desempenho docente definido pela Norma Interna que regulamenta o Credenciamento, Descredenciamento e Recredenciamento de docentes no Programa.

      O Planejamento estratégico do PPGQuim tem como visão, ser um programa de excelência na área de Avaliação da Capes (Química) para formação de docentes e pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente, com atributos de:  Inserção Social, Integração, Produção Qualificada, Valorização Pessoal, Trabalho em Equipe, Credibilidade, Responsabilidade, Cooperação, Ética, Competência e Visibilidade.  Para isso, foi planejado como principais desafios estratégicos:

  1. Consolidação do PPGQuim: ser reconhecido no cenário nacional como um programa de qualidade na área de química.
  2. Formação de Redes de Pesquisa: estabelecer novas redes colaborativas para ampliar a visibilidade e amplitudes das pesquisas dentro das linhas de pesquisa do programa.
  3. Aumento da mobilidade acadêmica: Fomentar a cooperação nacional através de projetos estratégicos que envolvam a mobilidade acadêmica de docentes e discentes do programa.
  4. Internacionalização do PPGQuim: realizar parcerias com instituições internacionais para construção de redes de pesquisas e intercâmbios de professores e alunos.
  5. Inserção Social: fomentar a inserção social com ações, pesquisas, divulgação científica e formação de recursos humanos para escolas da educação básica, técnica e superior.
  6. Política de suporte a jovens docentes recém credenciados no PPGQuim.
  7. Fortalecer as políticas de parceria com o setor privado, principalmente no âmbito de financiamentos de projetos e bolsas para discentes;
  8. Acordos de Cooperação Acadêmica Científica entre programas de pós-graduação de diferentes regiões do Brasil;
  9. Fortalecer as interações com os cursos de graduação da UFMA, sobretudo com o Química Licenciatura e Bacharelado.
  10. Melhorar os indicadores de inovação tecnológica (patentes, startups etc.)

Com base nestas premissas, foram planejadas as seguintes metas estratégicas:

  1. Melhorar e qualificar a produção docente, com esforços efetivos, para estratos superiores do Qualis/CAPES no escopo da Área de Química. Esta meta está em consonância com os Departamento de Química da UFMA que tem como objetivo realizar contratações de docentes qualificados e com perfis para atuação na Pós-graduação;
  2. Alinhar as principais produções intelectuais do corpo docente e discente com as linhas de pesquisa do Programa;
  3. Aumentar o número de projetos de pesquisas financiados por agências de fomento nacional e estadual;
  4. Aumento da mobilidade acadêmica através de Projetos estratégicos de Cooperação Nacional, ampliando o impacto regional;
  5. Estimular o estágio pós-doutoral do corpo docente em instituições internacionais. O objetivo principal é receber doutores no PPGQuim para realizarem estágio de pós-doutorado e incentivar docentes do Programa a realizarem estágios fora do País;
  6. Reduzir as assimetrias na produção intelectual dos docentes do corpo permanente do Programa, focando principalmente na elevação do Índice H dos docentes permanentes;
  7. Realizar parcerias nacionais e internacionais por meio de acordos institucionais estabelecidos através de projetos financiados por agência de fomento nacional ou internacional envolvendo os docentes do PPGQuim e pesquisadores de instituições internacionais de ensino ou pesquisa. Esta meta receberá apoio, principalmente da AGEUFMA, por meio de políticas de cooperação nacional e Internacional;
  8. Buscar a inserção do PPGQuim em ações voltadas para graduação e a educação básica através de projetos de extensão e formação de recursos humanos qualificado para atuar no setor. Docentes do PPGQuim, já vem aprovando projetos em cooperação para execução dessa meta.
  9. Oferecer cursos de curta duração e palestras de pesquisadores renomados de âmbito nacional e/ou internacional a comunidade científica do estado do Maranhão através de eventos como workshops e escolas.
  10. Promover reuniões entre docentes e discentes com o setor produtivo.
  11. Atrair projetos inovadores, criativos e sociais que tenham foco na maturação e desenvolvimento de startups no âmbito universitário.

  Com base no exposto, o Programa pretende avançar ainda mais de conceito junto à CAPES, principalmente na implantação do Doutorado e consolidação do doutorado e para isso está focado nos objetivos, metas, estratégias e ações delineadas para o PPGQuim. 

No início do ano de 2022, o colegiado decidiu pela formação de uma nova comissão de autoavaliação para discussão e formalização das ações de avaliação e planejamento do PPGQuim. Destaca-se que muitas iniciativas já vinham sendo realizadas de maneira sistemática desde o quadriênio anterior (2017-2020). Por uma questão de coerência, esta comissão adota metodologia e apresentação similar à do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFMA encontrando-se igualmente alinhada ao Programa de Qualidade da Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROQUALI) da UFMA desenvolvido pela AGEUFMA. Um marco inédito e importante desta comissão é a participação de um docente externo à UFMA. Visando contribuir e validar o processo, sempre em congruência com os planejamentos institucionais e em diálogo com os quesitos da avaliação da CAPES, a comissão de autoavaliação atual é constituída da seguinte maneira:

  1. Presidente da comissão e representante da coordenação: Profª Drª Cláudia Quintino da Rocha, coordenadora do PPGQuim (2022-atual);
  2. Representante colegiado: Ana Clécia Santos de Alcântara, ex-coordenadora PPGQuim (atuou no período de 2019-2021);
  3. Representante colegiado: Profº Drº Marco Aurélio Suller (2022-2023), docente permanente do PPGquim; Renato Sonchini Gonçalves (2024-2025);
  4. Representante Externo à UFMA: Profº Drº Edson Cavalcanti Da Silva Filho, docente programa de pós-graduação em Química da UFPI e do Programa de Ciências e Engenharia dos Materiais-UFPI, onde atuou como Coordenador.
  5. Representante dos discentes do curso de mestrado: Yuri Ramos Menezes Santos Soeiro (2021-2023), Victor Antônio Silva Lima (2024-2025);
  6. Representante dos discentes do curso de Doutorado: Rebecca Jemima Pereira Araújo (2024-2026);
  7. Representante dos discentes egressos: Elaine Sá Menezes Cutrim -Concluiu o mestrado no PPGQuim em 2019.

O trabalho da comissão visa a revisão e formalização um diagnóstico estratégico a fim de elaborar metas para o PPGQuim, estabelecendo uma referência para a condução das ações internas do Programa, facilitando seu monitoramento e avaliação com vistas a garantir a continuidade dos processos de aprimoramento do PPGQuim.

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