Atividades de Extensão-Bionanos na Escola
AÇÃO DE EXTENSÃO DO BIONANOS NA ESCOLA
O Grupo de Pesquisa em Materiais Híbridos e Bionanocompósitos, o Bionanos, sob a orientação da Profa. Dra. Ana Clécia Santos de Alcântara, promoveu ações de extensão voltadas para estudantes do Ensino Médio na escola pública estadual C. E. João Evangelista, localizada em São Luís-MA no bairro São Francisco. A iniciativa contou com a participação de alunos do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Maranhão (PPGQuim) e teve como público-alvo turmas do 1º ano e 3º ano do Ensino Médio.
A química de materiais é uma área de estudo que tem profundas implicações no cotidiano da população, desde o desenvolvimento de novos materiais para a construção e eletrônica, até avanços em biomedicina e tecnologias ambientais. Compreender e valorizar essa área pode abrir um leque de oportunidades para os estudantes, incentivando-os a seguir carreiras científicas e tecnológicas, e, ao mesmo tempo, promovendo uma maior conscientização sobre as aplicações práticas da ciência. Neste sentido, durante o projeto, destacou-se para os alunos o campo da Química que trabalha com o desenvolvimento e análise de Materiais, como bioplásticos, nanomateriais e compostos químicos, e como eles são fundamentais para a compreensão de processos industriais, soluções ambientais e inovações nanotecnologias.
A ação destaca como a extensão universitária desempenha um papel fundamental ao aproximar o conhecimento acadêmico da sociedade, especialmente quando realizada em escolas de Ensino Médio. Essa interação beneficia tanto os estudantes quanto a comunidade acadêmica, promovendo engajamento dos alunos, e os preparando para desafios acadêmicos e profissionais futuros. A importância desse projeto se reflete também na capacitação dos professores das escolas públicas, que terão a oportunidade de atualizar seus conhecimentos e métodos pedagógicos. Neste contexto, este projeto não é apenas uma via de mão única onde o conhecimento é transmitido dos pesquisadores para os estudantes, mas uma troca dinâmica onde todos os envolvidos aprendem e crescem.
A iniciativa está alinhada às diretrizes dos Programas de Pós-Graduação em Química da UFMA, que valorizam, além do Ensino e da Pesquisa, a promoção da Extensão como uma prática incentivada por docentes e discentes. Além dessa ação, outras atividades estão sendo planejadas com o objetivo de fortalecer a integração entre a Pós-Graduação e a comunidade.
Fonte: Grupo de Pesquisa em Materiais Híbridos e Bionancompósitos