Atividades de Extensão-COLUN: Integração da Teoria e Prática em Ciências/Química
Atividades de Extensão no Colégio COLUN: Integração da Teoria e Prática em Ciências/Química
Os grupos de Pesquisa da Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Grupo de Pesquisa em Materiais Híbridos e Bionanocompósitos (Bionanos), Laboratório de Interfaces e Materiais (LIM) e Laboratório de Sensores, Dispositivos e Métodos Analíticos (LabS) realizam atividades de extensão no Colégio Universitário (COLUN) da UFMA que é uma instituição de ensino básico localizada no Campus Dom Delgado da UFMA.
Os professores que estão responsáveis por essas atividades são os professores Cícero Wellington Brito Bezerra (coordenador do Grupo LIM), Ana Clécia Santos de Alcântara (coordenadora do Grupo Bionanos) e Rita de Cássia Silva Luz (uma das coordenadoras do Grupo LabS), os quais desenvolvem um importante trabalho de extensão no colégio COLUN visando aproximar a teoria científica ensinada em sala de aula com a prática experimental. Estas atividades são realizadas no âmbito do projeto “A Química, Ciência e Tecnologia Ambiental a Serviço de Comunidades Maranhenses”, aprovado pela AGEUFMA-CAPES, sob coordenação geral da professora Cláudia Quintino da Rocha, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química da UFMA (PPGQuim-UFMA).
As atividades realizadas no COLUN contam com o apoio dos discentes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química da UFMA, bem como dos alunos de pós-graduação em Química da UFMA (PPGQuim e Doutorado em Química Associativo - DQUIM UFMA-IFMA). Participam das atividades os discentes de graduação: Wallyson Leandro, Marília Melo, Barbara Demetrio, Artur Fernandes, Sofia Nascimento, Ademar Almeida, Jonh Santos, Douglas De Morais, entre outros; os discentes de mestrado em Química: Jaynne Martins, Fernanda Correa, Jeovana Pacheco, Rodolfo Fernandes, entre outros; e os discentes de doutorado (PPGQuim e DQUIM): Josefa Santos, Rebecca Araújo, Francisco da Cruz, Tyron dos Santos, entre outros. Novos discentes começarão a participar dessas atividades a partir de março de 2025.
As atividades de extensão têm como público-alvo alunos do último ano do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio. O principal objetivo desta parte do projeto é proporcionar aos alunos do Ensino Básico uma compreensão mais profunda e concreta dos conceitos abordados nas disciplinas de Ciências/Química. A importância dessas atividades de extensão é múltipla. Primeiramente, elas contribuem para a contextualização do conhecimento teórico, permitindo que os estudantes visualizem e experimentem os fenômenos científicos que muitas vezes são abordados de forma abstrata nos livros didáticos.
Quando os alunos têm a oportunidade de observar a teoria na prática, como por exemplo as reações químicas, eles desenvolvem uma visão mais clara e tangível dos processos que regem o mundo natural. Esse contato direto com a experimentação científica estimula a curiosidade e o interesse pela investigação, habilidades fundamentais para qualquer cientista em formação. Além disso, as atividades de extensão no COLUN promovem a integração entre a universidade e a comunidade escolar. Ao levar professores universitários para dentro do ambiente escolar, cria-se um espaço de diálogo e troca de conhecimentos entre diferentes níveis de ensino. Essa interação enriquece tanto os alunos do colégio quanto os profissionais da universidade, que podem adaptar suas metodologias de ensino e pesquisa às realidades e necessidades dos estudantes mais jovens.
Outro aspecto relevante é o desenvolvimento de competências práticas e técnicas nos alunos. As aulas experimentais permitem que os estudantes desenvolvam habilidades de observação e análise crítica. Essas competências são essenciais não apenas para aqueles que desejam seguir carreiras na área de Ciências ou Química, mas também para a formação de cidadãos críticos e informados, capazes de tomar decisões baseadas em evidências.
Por fim, as atividades de extensão desempenham um papel fundamental na motivação dos alunos do COLUN para a realização de experimentos, despertando o interesse e a paixão pela ciência. Muitas vezes, essas atividades ajudam a definir vocações e orientar escolhas profissionais. Quando os alunos veem a aplicação real do que estudam, sentem-se mais engajados e motivados a aprender.
Em resumo, as atividades de extensão desenvolvidas pelos professores Cicero Bezerra, Ana Clécia Alcântara e Rita Luz no Colégio COLUN são de extrema importância para a educação científica dos alunos. Elas proporcionam uma vivência prática dos conceitos teóricos, promovem a integração entre diferentes níveis de ensino, desenvolvem competências essenciais e motivam os estudantes a se envolverem com a ciência de forma ativa e entusiasta. Essas iniciativas são um exemplo claro de como a universidade pode contribuir para a melhoria da educação básica e para a formação de uma sociedade mais científica e tecnologicamente preparada.
Professores Cícero W. B. Bezerra (UFMA), Alberto (COLUN), Rita de Cássia S. Luz (UFMA) e Ana Clécia S. Alcântara (UFMA) se organizando para o desenvolvimento de suas atividades.
As fotos a seguir mostram alguns momentos de atividades realizadas pelos grupos Bionanos, LIM e LabS.
Grupo LabS: