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Projeto Político Pedagógico

O Curso de Serviço Social, da UFMA, expressa uma direção político pedagógica da formação profissional, na perspectiva de que o futuro Assistente Social seja capaz de inserir-se criticamente no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho, mediante: a) Análise do movimento histórico da sociedade brasileira, apreendendo as particularidades da construção e desenvolvimento do capitalismo e do Serviço Social no país; b) Formulação e implementação de propostas profissionais que potenciem o enfrentamento de manifestações da questão social em resposta às demandas das classes sociais; c) Exercício da docência para a formação profissional específica do Assistente Social e de outros profissionais de áreas afins; d) Realização de pesquisa sistemática sobre a realidade social e o próprio Serviço Social, contribuindo para subsidiar ações profissionais e outros processos interventivos e para o avanço da produção do conhecimento no campo da profissão e de áreas afins; e e) Organização político-sindical como expressão da consciência de sua condição de trabalhador.

a) Instituições públicas ou privadas que implementem políticas sociais nas áreas de seguridade social (previdência, assistência social e saúde);

b) Instituições que implementem políticas públicas nas áreas de educação, meio ambiente e sócio-jurídica, políticas urbanas e políticas rurais;

c) Movimentos sociais urbanos e rurais;

d) Instituições do terceiro setor (organizações sociais, organizações não governamentais); e

e) Diversos setores organizacionais das instituições privadas.

Com base na Lei nº 8.662/1993, que regulamenta a profissão de Assistente Social, as competências e atribuições deste profissional correspondem fundamentalmente a: a) Formulação, implementação e avaliação de políticas sociais, bem como a formação e gestão de recursos humanos, junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas e organizações da sociedade civil; b) Assessoria e apoio aos movimentos e grupos sociais populares no exercício e conquista dos direitos civis, políticos e sociais; c) Assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e organizações político-sindicais direcionadas aos interesses e segmentos das classes subalternizadas;d) Orientação a indivíduos e grupos usuários de seus serviços profissionais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos e ainda no sentido de responder a outras demandas específicas; e) Planejamento, execução e avaliação de pesquisa que possam contribuir para a análise da realidade social, para subsidiar ações profissionais e outros processos interventivos e para o avanço da produção do conhecimento na área de Serviço Social e áreas afins; e f) Desenvolvimento da docência para a formação profissional na área de Serviço Social e áreas afins.

O processo de formação acadêmico profissional do aluno do Curso de Serviço Social se fundamenta em princípios e diretrizes nacionais tais como: a) Flexibilidade que possibilita a dinamicidade do currículo expressa na definição de disciplinas e outros componentes curriculares: Oficinas Processos e Instrumentos Pedagógicos do Serviço Social I e II, Seminários Temáticos para discussão de temas conjunturais que exigem uma compreensão analítica em momentos históricos determinados, Atividades Complementares possibilitam a formação para além das atividades de sala conformando o caráter interdisciplinar no projeto de formação acadêmica. Buscando ainda alcançar os objetivos e garantir o desenvolvimento das competências e habilidades propostas pelo Curso também se lança mão das Tecnologias da Informação para o repasse dos conteúdos ministrados nas várias disciplinas (data show, vídeos, filmes, wi-fi, dentre outras); e b) Indissociabilidade nas dimensões do ensino, pesquisa e extensão transversal em todos os componentes curriculares: nas disciplinas através de trabalhos que exigem pesquisas de campo, visitas monitoradas a instituições, inserção de alunos nos cinco grupos de pesquisa e extensão existentes no Departamento de Serviço Social (DESES) e articulados ao Programa de PósGraduação em Políticas Públicas (PPGPP), onde desenvolvem atividades de iniciação científica, nos estágios obrigatório e não obrigatório e na monografia de conclusão de curso.

A gestão das atividades de ensino do Curso de Serviço Social é realizada pela Coordenação do Curso, no âmbito de suas competências.

O sistema de avaliação do Curso de Serviço Social engloba a avaliação do(s):

a) discentes - a avaliação do processo de ensino-aprendizagem é realizada pelas docentes quanto aos conhecimentos e habilidades desenvolvidas pelas(os) discentes em cada componente curricular, tendo como objetivo contribuir para a formação acadêmico-científica, profissional, ética e política. Constitui-se de três avaliações regulares por componente curricular, sendo obrigatório que pelo uma delas seja escrita. Considera-se as resoluções adotadas pela UFMA no processo de avaliação discente, destacando-se que os instrumentos formais avaliativos a serem empregados poderão ser: prova escrita ou oral, trabalhos de grupo ou seminários, trabalho individual, pontualidade e assiduidade, participação em sala de aula, trabalho escrito em grupo com apresentação oral individual;

b) docentes - a avaliação do docente segue as normas da UFMA, com destaque para a avaliação feita pelas(os) discentes em sala de aula ao término de cada disciplina e no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), ao fim de cada semestre letivo, sendo a avaliação, requisito obrigatório para rematrícula da(o) discente; e

c) Projeto Pedagógico do Curso - o Curso de Serviço Social, da UFMA, é avaliado de forma sistemática, pela Comissão Permanente Interna de Avaliação a partir de suas instâncias: Núcleo Docente Estruturante, Colegiado de Curso, Assembleia Departamental, através do Núcleo de Ensino, cujas atividades acontecem de forma regular.

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