Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Seleção para monitorias em 2026.1

2026-03-18 13:26:33.946

A coordenação do Curso de Música anuncia a abertura de dois processos seletivos de monitoria para o semestre letivo 2026.1, contemplando as áreas de Alfabetização e Estruturação Musical e Violão. As seleções visam fortalecer o apoio acadêmico aos estudantes e proporcionar experiências formativas aos monitores.

 

No âmbito do Projeto de Nivelamento Acadêmico, estão abertas as inscrições para monitoria na área de Alfabetização e Estruturação Musical. Os interessados devem se inscrever até o dia 22 de março de 2026, por meio do envio de e-mail para mendes.jefferson@ufma.br.

Monitoria voluntária

 

Pré-requisito:
Para participar do processo seletivo, o(a) candidato(a) deve ter concluído a disciplina Percepção Musical IV.

 

Etapas do processo seletivo:
O processo seletivo será composto por análise de currículo e documentos, conforme descrito abaixo:
1. Envio do histórico acadêmico atualizado;
2. Carta de interesse, na qual o(a) candidato(a) deverá apresentar suas motivações para atuar na monitoria, bem como relatar experiências prévias relacionadas à prática de alfabetização musical.
3. Entrevista no dia 23 de março na parte da tarde no Prédio de Música.

 

Critérios de avaliação:
1. A seleção dos candidatos será realizada com base nos seguintes critérios:
2. Rendimento acadêmico comprovado por meio do histórico escolar;
3. Qualidade, clareza e coerência da carta de interesse;
4. Experiência prévia em atividades relacionadas à alfabetização e/ou ensino musical;
5. Disponibilidade de tempo para cumprimento das atividades de monitoria.

 

O início das atividades está previsto para o dia 30 de março de 2026, contemplando as turmas do 1º e 3º semestre.

 

Mais informações poderão ser obtidas junto à Coordenação do projeto de Nivelamento Acadêmico Prof. Jefferson Tiago Amâncio de Souza Mendes da Silva

 


 

Além disso, está aberto o Processo Seletivo – Monitoria de Violão 2026.1, destinado à disciplina de Violão. A seleção ocorrerá no dia 24 de março de 2026, após a aula de Violão IV.

O processo seletivo será dividido em duas etapas: Carta de interesse, abordando as motivações e experiências prévias do candidato na área. Apresentação prática, consistindo na execução de uma música de livre escolha.

Os critérios de avaliação incluem:

  • Clareza e coerência da carta de interesse;

  • Domínio técnico do instrumento;

  • Musicalidade e interpretação;

  • Postura e organização durante a apresentação.

Os alunos interessados devem se preparar adequadamente para ambas as etapas.

 

A coordenação de monitoria, sob responsabilidade do Prof. Paulo Henrique Soares da Silva.

fim do conteúdo