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Seção Extra

Histórico sobre o Curso e a UFMA em São Bernardo

A UFMA no município de São Bernardo

O município de São Bernardo foi criado pela Lei Estadual nº 875, de 15 de julho de 1935. Segundo dados do IBGE (2023), São Bernardo possui uma área territorial 1.005,824 km², população estimada de 28.825 pessoas [2021], densidade demográfica de 26,29hab/km² [2010], escolarização de 6 a 14 anos de aproximadamente 94,9% [2010], IDEB – Anos iniciais do ensino fundamental (Rede pública) 4.8 [2021] e Anos finais do ensino fundamental (Rede pública) 4.2 [2021], Índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM) de 0,572 [2010], PIB per capita de R$ 9.083,47 [2020].

A região de atuação do Campus de São Bernardo é o Baixo Parnaíba Maranhense, uma das microrregiões do leste do estado brasileiro do Maranhão. Segundo o IBGE (2022), é constituída pelos municípios de Água Doce do Maranhão, Araioses, Magalhães de Almeida, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão e São Bernardo, cidade na qual estão previstas as atividades e sede do Centro de Ciências de São Bernardo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no qual está lotado o Curso de Licenciatura de Linguagens e Códigos: Música. A área territorial que compreende esta região é de 6.612.03490 km2, uma população estimada de 140.000 pessoas e com uma densidade de 21.4 hab/km2.

A história do Campus de São Bernardo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) iniciou em 2008, com a doação pelo poder público municipal de uma área de 31,03 hectares, através da Lei Municipal nº 521, de 30 de maio de 2008. Projeto do Governo Federal, iniciado em 2003, com o então Presidente Luís Inácio Lula da Silva, que implementou a proposta de expansão da Rede Federal de Educação Superior com a interiorização dos campis das Universidades Federais. A meta era diminuir as desigualdades sociais no país a partir do acesso e permanência na educação superior foi criado, em 2007, também, pelo governo federal, o REUNI-Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, do qual a Universidade Federal do Maranhão/UFMA fez um acordo de adesão, com propósito de expandir seu raio de atuação e inserção em âmbito estadual.

O Reitor, na época, era o Prof. Dr. Natalino Salgado Filho que ao aderir ao REUNI favoreceu a constituição de projetos inovadores de formação de professores com o objetivo de contribuir para a elevação da qualidade do ensino da educação básica. O Campus de São Bernardo, como parte desse processo de interiorização, tem sua estrutura finalizada no ano de 2010. E, as atividades tiveram início em 08 de setembro do mesmo ano, com a oferta de 180 vagas divididas em três Cursos: Licenciatura em Ciências Naturais, Licenciatura em Ciências Humanas e Licenciatura em Linguagens e Códigos (Resolução n.º 138-CONSUN, de 24 de maio de 2010).

No ano de 2013 a Licenciatura em Linguagens e Códigos se desmembrou em 2 licenciaturas: Linguagens e Códigos - Língua Portuguesa e Linguagens e Códigos - Música, Resolução n.º 182-CONSUN, de 15 de maio de 2013, com oferta anual de 20 vagas no turno vespertino. O Curso consituí-se uma formação interdisciplinar de professores na área de linguagens e códigos (Música, Artes Visuais, Línguas Portuguesa, Espanhola e Inglesa), a partir do aprofundamento dos estudos da linguagem artística da MÚSICA. O profissional será formado para atuarem nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio, nas aulas de ARTES e MÚSICA.

Concomitante ao projeto de interiorização das Universidades, o Ministério do Turismo, também, criado no ano de 2003, propõe como plano estruturante o Programa de Regionalização do Turismo - PRT, que atua com a interiorização da atividade (BRASIL, 2003). Desse modo, o Maranhão, culturalmente e geograficamente privilegiado por sua história e paisagem desponta como uma região de destaque no cenário econômico para a atividade. No entanto, esse espaço com elementos tão significativos carece de pesquisas, estudos e formação profissional, sendo o Curso de Bacharelado em Turismo considerado estratégico para esse fim. Assim, no ano de 2015 institui-se o Curso de Bacharelado em Turismo, com a oferta de 50 vagas, tendo as atividades acadêmicas
iniciadas em janeiro de 2016.

Em termos educacionais pode-se destacar a pequena oferta de qualificação dos docentes da rede de ensino e a falta de infraestrutura adequada para a promoção do ensino na região. Por outro lado, nos últimos anos, a presença da UFMA na cidade de São Bernardo tem estabelecido elos importantes para a transformação da atual realidade neste município e também nas cidades em volta.

No que diz respeito ao Curso de Licenciatura em Linguagens e Código - Música, podemos constatar, no decorrer dos anos de implantação o interesse de muitos em cursar uma licenciatura na área de música, destaca-se ainda a dificuldade dos sistemas de ensino em compreender qual seria a real atuação e a efetiva contribuição do ensino de música no ambiente escolar, além do ensino das outras linguagens artísticas e não de um ensino de artes polivalente. Situação essa que se apresenta também em outras regiões do país. Nossos principais desafios residem no entendimento, da música como entretenimento em detrimento da compreensão da música como conhecimento por parte dos sistemas de ensino e do fomento constante do que é uma licenciatura em música e principalmente uma licenciatura interdisciplinar na área, para que serve, locais de atuação e importância de formação de um professor consciente com seu trabalho docente na área.

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