Publicação em eventos (51)
|
2019,
Larissa Evelin Rego Azevedo, Allana Myrla Lima Cavalcante, Valdenice de Araujo Prazeres, FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: estado da arte em programas de pós-graduação da UFMA,
VIII ENCONTRO DE EDUCADORES: PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS / I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS / II ENCONTRO ESTADUAL DA ANPAE Educação brasileira em movimento - inflexões e resistências, Trabalho Completo
|
2019,
Allana Myrla Lima Cavalcante, Larissa Evelin Rego Azevedo, Valdenice de Araujo Prazeres, FORMAÇÃO DE PROFESSORE/AS PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: uma análise da matriz curricular do curso de Pedagogia da UFMA,
VIII Encontro de Educadores: pesquisas e experiências / I Seminário de formação de professores/as / II Encontro Estadual da ANPAE ? Seção MA, Trabalho Completo
|
2019,
, PERMANÊNCIA E AVANÇOS NA GESTÃO EDUCACIONAL Coordenação de Mesa Temática,
X SEMINÁRIO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA SESUPED,
|
2019,
, O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE: limites e possibilidades na formação inicial,
IV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - SEMID,
|
2019,
, FORMAÇÃO DE PROFESSORE/AS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: uma análise da proposta curricular do curso de Pedagogia da UEMA,
I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARFOR NORTE E NORDESTE ? ?Educação, trabalho e o futuro do cidadão em uma sociedade em crise?,
|
2019,
, MULHERES EM MOVIMENTO; vozes epistêmicas na Educação Superior,
SEMINÁRIO DE PESQUISA: Diversidade, Cultura e Inclusão,
|
2019,
, EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: desafio atual em tempos de redefinição do Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia,
I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARFOR NORTE E NORDESTE ? ?Educação, trabalho e o futuro do cidadão em uma sociedade em crise?,
|
2018,
Edilma de Jesus Louzeiro Cruz, Erisvan Sales Oliveira, Valdenice de Araujo Prazeres, RECONSTRUINDO IDENTIDADE NA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS,
I Colóquio de Pesquisadoras/es das epistemologias étnico-raciais e de gênero na educação (COPERGE), Trabalho Completo
|
2018,
, DOCÊNCIA, GESTÃO E PESQUISA: contribuições do Estágio Supervisionado para a Formação do(a) Pedagogo(a) (Coordenação de Mesa Temática),
VII SEMINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA SESUPED,
|
2018,
Valdenice de Araujo Prazeres, ESTEREÓTIPOS ÉTNICO-RACIAIS, EDUCAÇÃO INFANTIL E TRABALHO DOCENTE ? DO DISCURSO À AÇÃO,
II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade ? PGCult/UFMA, Resumo
|
2018,
José Carlos de Melo, Karla Cristina Silva Sousa, Valdenice de Araujo Prazeres, A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS,
II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade ? PGCult/UFMA, Resumo
|
2018,
Valdenice de Araujo Prazeres, A ATUALIDADE DO DESAFIO DE INCLUSÃO DA TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE,
VII Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade ? SITRE, Trabalho Completo
|
2018,
, História Cultural, Educação das relações étnico-raciais e Formação de professores/as,
I Colóquio de Pesquisadoras/es das Epistemologias Étnico-Raciais e de Gênero na Educação (I COPERGE) e II Encontro Maranhense sobre Gênero Educação e Sexualidade (II EMGES). 2017; Tema: Vozes Epistêmicas e Saberes Plurais na Educação / Diferenças de Gêner,
|
2018,
Isis Santana Sombreira, Larissa Evelin Rego Azevedo, Valdenice de Araujo Prazeres, FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: estado da arte no PPGE/UFMA,
I Colóquio de Pesquisadoras/es das epistemologias étnico-raciais e de gênero na educação (COPERGE), Trabalho Completo
|
2018,
Valdenice de Araujo Prazeres, ESTEREÓTIPOS ÉTNICO-RACIAIS, EDUCAÇÃO INFANTIL E TRABALHO DOCENTE: do discurso à ação,
II Simpósio InternacionalInterdisciplinarem Cultura e Sociedade do PGCult, Trabalho Completo
|
2018,
, FORMAÇÃO DE PROFESSORE/AS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: Estado da Arte no PPGE/UFMA,
I Colóquio de Pesquisadoras/es das Epistemologias Étnico-Raciais e de Gênero na Educação ? I COPERGE,
|
2018,
, FORMAÇÃO DE PROFESSORE/AS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: Estado da Arte em programas de pós-graduação da UFMA,
. VIII ENCONTRO DE EDUCADORES: Pesquisas e Experiências - ?Educação Brasileira em Movimento: inflexões e resistências?,
|
2018,
, FORMAÇÃO DE PROFESSORE/AS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: uma análise da matriz curricular do curso de Pedagogia da UFMA,
VIII ENCONTRO DE EDUCADORES: Pesquisas e Experiências, intitulado ?Educação Brasileira em Movimento: inflexões e resistências?,
|
2018,
Raimunda Nonata da Silva Machado, Karla Cristina Silva Sousa, Sirlene Mota Pinheiro da Silva, Valdenice de Araujo Prazeres, INTRODUÇÃO,
I Colóquio de Pesquisadoras/es das epistemologias étnico-raciais e de gênero na educação (COPERGE), Trabalho Completo
|
2017,
Valdenice de Araujo Prazeres, ESTEREÓTIPOS ÉTNICO-RACIAIS, EDUCAÇÃO INFANTIL E TRABALHO DOCENTE: do discurso à ação,
II Simpósio InternacionalInterdisciplinarem Cultura e Sociedade do PGCult (II SIICS ? 2017), Trabalho Completo
|
2017,
, Federalismo Cooperativo E Plano De Ações Articuladas (par) ? Implicações No Trabalho Docente,
IX Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente - REDESTRADO - Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências,
|
2017,
, INCLUSÃO DA TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA: um desafio ainda atual,
I CONGRESSO DE PESQUISADORES/AS NEGROS/AS DO NORDESTE,
|
2017,
, FORMAÇÃO DE PROFESSORE/AS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: delineando a trajetória teórico-metodológica para uma análise do curso de Pedagogia,
I ? COPENOR - Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Nordeste - ?Presença negra no nordeste para além dos tambores: saberes culturais e produção de conhecimento?,
|
2017,
Valdenice de Araujo Prazeres, Formação de professores/as para a educação das relações étnico-raciais e ensino de História e Cultura africana e afro-brasileira: pistas para uma análise do curso de Pedagogia,
IX Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente - REDESTRADO - Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências, Resumo
|
2017,
Valdenice de Araujo Prazeres, Formação de professores/as para a educação das relações étnico-raciais e ensino de História e Cultura africana e afro-brasileira: pistas para uma análise do curso de Pedagogia,
IX Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente - REDESTRADO - Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências, Trabalho Completo
|
2017,
, Formação De Professores/as Para A Educação Das Relações Étnico-raciais E Ensino De História E Cultura Africana E Afro-brasileira: Pistas Para Uma Análise Do Curso De Pedagogia,
IX Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente - REDESTRADO - Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências,
|
2017,
, ESTEREÓTIPOS ÉTNICO-RACIAIS, EDUCAÇÃO INFANTIL E TRABALHO DOCENTE: do discurso à ação,
II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade do PGCult (II SIICS ? 2017),
|
2017,
, A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS,
VALDENICE DE ARAUJO PRAZERES,
|
2017,
karla Cristina Silva Sousa, Valdenice de Araujo Prazeres, Conceição de Maria Pereira Serra Pinto, Federalismo Cooperativo e Plano de Ações Articuladas (PAR) ? Implicações no Trabalho Docente,
IX Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente - REDESTRADO - Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências, Trabalho Completo
|
2017,
, A afrodescendência na formação docente,
VI ENCONTRO MARANHENSE SOBRE EDUCAÇÃO, MULHERES E RELAÇÕES DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR VI SIMPÓSIO MARANHENSE DE PESQUISADORAS (ES) SOBRE MULHER, RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO,
|
2017,
karla Cristina Silva Sousa, José Carlos de Melo, Valdenice de Araujo Prazeres, A educação das relações étnico- raciais e o trabalho docente na Educação Infantil a partir do uso das tecnologias digitais,
II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, Resumo
|
2017,
, FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: pistas para uma análise do curso de Pedagogia,
IX ENCONTRO BRASILEIRO DA REDESTRADO - ?Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências",
|
2017,
, A ATUALIDADE DO DESAFIO DE INCLUSÃO DA TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE,
VII SITRE ? Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade,
|
2017,
, FORMAÇÃO DE PROFESSORE/AS PARA AEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: delineando a trajetória teórico-metodológica para uma análise do curso de Pedagogia,
I CONGRESSO DE PESQUISADORES/AS NEGROS/AS DO NORDESTE ? COPENOR,
|
2017,
, O 'ESTADO EM AÇÃO': aproximações e distanciamentos das bandeiras de luta dos movimentos sociais negros,
II Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia II JAEP,
|
2016,
, Edificando a escola que queremos a partir da reflexão sobre a escola que temos,
Encontro Pedagógico,
|
2015,
Valdenice de Araujo Prazeres, Internacionalização da Educação Superior: estratégia para a legitimação da divisão social e econômica do saber?,
VII Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo
|
2015,
Valdenice de Araujo Prazeres, POLÍTICA DE EXPANSÃO/INTERIORIZAÇÃO DA UFMA E OFERTA DE LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES: impasses e desafios para a democratização da Educação Superior pública e de qualidade,
VII JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, Trabalho Completo
|
2014,
Valdenice de Araujo Prazeres, EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E DESQUALIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: faces da mesma moeda?,
XXII EPENN, Trabalho Completo
|
2014,
Valdenice de Araujo Prazeres, Licenciaturas Interdisciplinares: pistas para um estudo sobre esses 'novos' caminhos para a profissionalização docente,
X SEMINÁRIO INTERNACIONAL REDE ESTRADO, Trabalho Completo
|
2012,
Valdenice de Araujo Prazeres, NOVAS LICENCIATURAS DA UFMA: delineando um referencial teórico-metodológico para a pesquisa,
V ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO: pesquisas e experiências, Trabalho Completo
|
2011,
, TRABALHO, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORE(A)S EM TEMPO DE REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA,
V Jornada Internacional de Políticas Públicas,
|
2011,
, INTEGRANDO GESTÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA: demandas atuais para o trabalho do(a) pedagogo(a) na escola.,
I SEMINÁRIO DE ESTÁGIO: gestão e formação continuada na perspectiva da reflexão sobre a prática,
|
2011,
Valdenice de Araujo Prazeres, Trabalho, Educação e formação de professore(a)s em tempo de reestruturação produtiva,
V Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo
|
2008,
Valdenice de Araujo Prazeres, Formação e prática docente nas escolas municipais de São Luís: uma análise da política, dos saberes e do adoecimento em sala de aula,
III ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO: pesquisas e experiências - Práticas educativas e cidadania; I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social, Trabalho Completo
|
2008,
Valdenice de Araujo Prazeres, Formação do(a) professor(a):a validade paradigmática para a educação do(a) trabalhador(a) no mundo do trabalho atual,
III Encontro de Educadores do Maranhão, I Colóquio Internacional de Educação, II Seminário Ate e Imaginário na Educação, Trabalho Completo
|
2008,
Valdenice de Araujo Prazeres, Formação continuada de professores(as):estratégia para a solução dos problemas educacionais?,
III Encontro de Educadores do Maranhão, I Colóquio Internacional de Educação, II Seminário Ate e Imaginário na Educação, Trabalho Completo
|
2007,
Hilce Aguiar Melo, Valdenice de Araujo Prazeres, Cristina Cardoso de Araújo, A docência como profissão: as interações humanas e a medaição das práticas pedagógicas,
18º EPENN ? ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, Resumo
|
2007,
Valdenice de Araujo Prazeres, A reflexão sobre a prática na formação continuada de professores(as) na escola: primeiras aproximações sobre limites e possibilidades,
XVIII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, Trabalho Completo
|
2006,
Elizângela Andrade Ambé, Helianane Oliveira Rocha, Rosenverck Estrela Santos, Valdenice de Araujo Prazeres, Contribuições da Teoria Crítica para a prática educativa,
II ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO: pesquisas e experiências. Novos Saberes e Práticas: desafios educacionais na contemporaneidade, Resumo
|
2006,
Valdenice de Araujo Prazeres, Formação continuada de professores: primeiras aproximações acerca dos limites e possibilidades da reflexão sobre a prática,
Novos Saberes e Práticas: desafios educacionais na contemporaneidade. II ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO, Resumo
|