Ir para acessibilidade
Foto do docente VALDENICE DE ARAUJO PRAZERES

VALDENICE DE ARAUJO PRAZERES

DEII - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (1)
05/2017 Formação de professore/as para educação das relações étnico-raciais,
Artigos (1)
1999, Formação de professores da educação especial: reflexões e propostas, ISSN: 14152797
Publicação em eventos (51)
2019, Larissa Evelin Rego Azevedo, Allana Myrla Lima Cavalcante, Valdenice de Araujo Prazeres, FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: estado da arte em programas de pós-graduação da UFMA, VIII ENCONTRO DE EDUCADORES: PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS / I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS / II ENCONTRO ESTADUAL DA ANPAE Educação brasileira em movimento - inflexões e resistências, Trabalho Completo
2019, Allana Myrla Lima Cavalcante, Larissa Evelin Rego Azevedo, Valdenice de Araujo Prazeres, FORMAÇÃO DE PROFESSORE/AS PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: uma análise da matriz curricular do curso de Pedagogia da UFMA, VIII Encontro de Educadores: pesquisas e experiências / I Seminário de formação de professores/as / II Encontro Estadual da ANPAE ? Seção MA, Trabalho Completo
2019, , PERMANÊNCIA E AVANÇOS NA GESTÃO EDUCACIONAL Coordenação de Mesa Temática, X SEMINÁRIO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA SESUPED,
2019, , O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE: limites e possibilidades na formação inicial, IV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - SEMID,
2019, , FORMAÇÃO DE PROFESSORE/AS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: uma análise da proposta curricular do curso de Pedagogia da UEMA, I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARFOR NORTE E NORDESTE ? ?Educação, trabalho e o futuro do cidadão em uma sociedade em crise?,
2019, , MULHERES EM MOVIMENTO; vozes epistêmicas na Educação Superior, SEMINÁRIO DE PESQUISA: Diversidade, Cultura e Inclusão,
2019, , EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: desafio atual em tempos de redefinição do Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia, I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARFOR NORTE E NORDESTE ? ?Educação, trabalho e o futuro do cidadão em uma sociedade em crise?,
2018, Edilma de Jesus Louzeiro Cruz, Erisvan Sales Oliveira, Valdenice de Araujo Prazeres, RECONSTRUINDO IDENTIDADE NA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS, I Colóquio de Pesquisadoras/es das epistemologias étnico-raciais e de gênero na educação (COPERGE), Trabalho Completo
2018, , DOCÊNCIA, GESTÃO E PESQUISA: contribuições do Estágio Supervisionado para a Formação do(a) Pedagogo(a) (Coordenação de Mesa Temática), VII SEMINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA SESUPED,
2018, Valdenice de Araujo Prazeres, ESTEREÓTIPOS ÉTNICO-RACIAIS, EDUCAÇÃO INFANTIL E TRABALHO DOCENTE ? DO DISCURSO À AÇÃO, II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade ? PGCult/UFMA, Resumo
2018, José Carlos de Melo, Karla Cristina Silva Sousa, Valdenice de Araujo Prazeres, A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade ? PGCult/UFMA, Resumo
2018, Valdenice de Araujo Prazeres, A ATUALIDADE DO DESAFIO DE INCLUSÃO DA TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE, VII Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade ? SITRE, Trabalho Completo
2018, , História Cultural, Educação das relações étnico-raciais e Formação de professores/as, I Colóquio de Pesquisadoras/es das Epistemologias Étnico-Raciais e de Gênero na Educação (I COPERGE) e II Encontro Maranhense sobre Gênero Educação e Sexualidade (II EMGES). 2017; Tema: Vozes Epistêmicas e Saberes Plurais na Educação / Diferenças de Gêner,
2018, Isis Santana Sombreira, Larissa Evelin Rego Azevedo, Valdenice de Araujo Prazeres, FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: estado da arte no PPGE/UFMA, I Colóquio de Pesquisadoras/es das epistemologias étnico-raciais e de gênero na educação (COPERGE), Trabalho Completo
2018, Valdenice de Araujo Prazeres, ESTEREÓTIPOS ÉTNICO-RACIAIS, EDUCAÇÃO INFANTIL E TRABALHO DOCENTE: do discurso à ação, II Simpósio InternacionalInterdisciplinarem Cultura e Sociedade do PGCult, Trabalho Completo
2018, , FORMAÇÃO DE PROFESSORE/AS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: Estado da Arte no PPGE/UFMA, I Colóquio de Pesquisadoras/es das Epistemologias Étnico-Raciais e de Gênero na Educação ? I COPERGE,
2018, , FORMAÇÃO DE PROFESSORE/AS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: Estado da Arte em programas de pós-graduação da UFMA, . VIII ENCONTRO DE EDUCADORES: Pesquisas e Experiências - ?Educação Brasileira em Movimento: inflexões e resistências?,
2018, , FORMAÇÃO DE PROFESSORE/AS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: uma análise da matriz curricular do curso de Pedagogia da UFMA, VIII ENCONTRO DE EDUCADORES: Pesquisas e Experiências, intitulado ?Educação Brasileira em Movimento: inflexões e resistências?,
2018, Raimunda Nonata da Silva Machado, Karla Cristina Silva Sousa, Sirlene Mota Pinheiro da Silva, Valdenice de Araujo Prazeres, INTRODUÇÃO, I Colóquio de Pesquisadoras/es das epistemologias étnico-raciais e de gênero na educação (COPERGE), Trabalho Completo
2017, Valdenice de Araujo Prazeres, ESTEREÓTIPOS ÉTNICO-RACIAIS, EDUCAÇÃO INFANTIL E TRABALHO DOCENTE: do discurso à ação, II Simpósio InternacionalInterdisciplinarem Cultura e Sociedade do PGCult (II SIICS ? 2017), Trabalho Completo
2017, , Federalismo Cooperativo E Plano De Ações Articuladas (par) ? Implicações No Trabalho Docente, IX Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente - REDESTRADO - Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências,
2017, , INCLUSÃO DA TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA: um desafio ainda atual, I CONGRESSO DE PESQUISADORES/AS NEGROS/AS DO NORDESTE,
2017, , FORMAÇÃO DE PROFESSORE/AS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: delineando a trajetória teórico-metodológica para uma análise do curso de Pedagogia, I ? COPENOR - Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Nordeste - ?Presença negra no nordeste para além dos tambores: saberes culturais e produção de conhecimento?,
2017, Valdenice de Araujo Prazeres, Formação de professores/as para a educação das relações étnico-raciais e ensino de História e Cultura africana e afro-brasileira: pistas para uma análise do curso de Pedagogia, IX Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente - REDESTRADO - Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências, Resumo
2017, Valdenice de Araujo Prazeres, Formação de professores/as para a educação das relações étnico-raciais e ensino de História e Cultura africana e afro-brasileira: pistas para uma análise do curso de Pedagogia, IX Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente - REDESTRADO - Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências, Trabalho Completo
2017, , Formação De Professores/as Para A Educação Das Relações Étnico-raciais E Ensino De História E Cultura Africana E Afro-brasileira: Pistas Para Uma Análise Do Curso De Pedagogia, IX Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente - REDESTRADO - Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências,
2017, , ESTEREÓTIPOS ÉTNICO-RACIAIS, EDUCAÇÃO INFANTIL E TRABALHO DOCENTE: do discurso à ação, II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade do PGCult (II SIICS ? 2017),
2017, , A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, VALDENICE DE ARAUJO PRAZERES,
2017, karla Cristina Silva Sousa, Valdenice de Araujo Prazeres, Conceição de Maria Pereira Serra Pinto, Federalismo Cooperativo e Plano de Ações Articuladas (PAR) ? Implicações no Trabalho Docente, IX Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente - REDESTRADO - Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências, Trabalho Completo
2017, , A afrodescendência na formação docente, VI ENCONTRO MARANHENSE SOBRE EDUCAÇÃO, MULHERES E RELAÇÕES DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR VI SIMPÓSIO MARANHENSE DE PESQUISADORAS (ES) SOBRE MULHER, RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO,
2017, karla Cristina Silva Sousa, José Carlos de Melo, Valdenice de Araujo Prazeres, A educação das relações étnico- raciais e o trabalho docente na Educação Infantil a partir do uso das tecnologias digitais, II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, Resumo
2017, , FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: pistas para uma análise do curso de Pedagogia, IX ENCONTRO BRASILEIRO DA REDESTRADO - ?Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências",
2017, , A ATUALIDADE DO DESAFIO DE INCLUSÃO DA TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE, VII SITRE ? Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade,
2017, , FORMAÇÃO DE PROFESSORE/AS PARA AEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: delineando a trajetória teórico-metodológica para uma análise do curso de Pedagogia, I CONGRESSO DE PESQUISADORES/AS NEGROS/AS DO NORDESTE ? COPENOR,
2017, , O 'ESTADO EM AÇÃO': aproximações e distanciamentos das bandeiras de luta dos movimentos sociais negros, II Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia II JAEP,
2016, , Edificando a escola que queremos a partir da reflexão sobre a escola que temos, Encontro Pedagógico,
2015, Valdenice de Araujo Prazeres, Internacionalização da Educação Superior: estratégia para a legitimação da divisão social e econômica do saber?, VII Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo
2015, Valdenice de Araujo Prazeres, POLÍTICA DE EXPANSÃO/INTERIORIZAÇÃO DA UFMA E OFERTA DE LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES: impasses e desafios para a democratização da Educação Superior pública e de qualidade, VII JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, Trabalho Completo
2014, Valdenice de Araujo Prazeres, EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E DESQUALIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: faces da mesma moeda?, XXII EPENN, Trabalho Completo
2014, Valdenice de Araujo Prazeres, Licenciaturas Interdisciplinares: pistas para um estudo sobre esses 'novos' caminhos para a profissionalização docente, X SEMINÁRIO INTERNACIONAL REDE ESTRADO, Trabalho Completo
2012, Valdenice de Araujo Prazeres, NOVAS LICENCIATURAS DA UFMA: delineando um referencial teórico-metodológico para a pesquisa, V ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO: pesquisas e experiências, Trabalho Completo
2011, , TRABALHO, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORE(A)S EM TEMPO DE REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA, V Jornada Internacional de Políticas Públicas,
2011, , INTEGRANDO GESTÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA: demandas atuais para o trabalho do(a) pedagogo(a) na escola., I SEMINÁRIO DE ESTÁGIO: gestão e formação continuada na perspectiva da reflexão sobre a prática,
2011, Valdenice de Araujo Prazeres, Trabalho, Educação e formação de professore(a)s em tempo de reestruturação produtiva, V Jornada Internacional de Políticas Públicas, Trabalho Completo
2008, Valdenice de Araujo Prazeres, Formação e prática docente nas escolas municipais de São Luís: uma análise da política, dos saberes e do adoecimento em sala de aula, III ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO: pesquisas e experiências - Práticas educativas e cidadania; I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social, Trabalho Completo
2008, Valdenice de Araujo Prazeres, Formação do(a) professor(a):a validade paradigmática para a educação do(a) trabalhador(a) no mundo do trabalho atual, III Encontro de Educadores do Maranhão, I Colóquio Internacional de Educação, II Seminário Ate e Imaginário na Educação, Trabalho Completo
2008, Valdenice de Araujo Prazeres, Formação continuada de professores(as):estratégia para a solução dos problemas educacionais?, III Encontro de Educadores do Maranhão, I Colóquio Internacional de Educação, II Seminário Ate e Imaginário na Educação, Trabalho Completo
2007, Hilce Aguiar Melo, Valdenice de Araujo Prazeres, Cristina Cardoso de Araújo, A docência como profissão: as interações humanas e a medaição das práticas pedagógicas, 18º EPENN ? ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, Resumo
2007, Valdenice de Araujo Prazeres, A reflexão sobre a prática na formação continuada de professores(as) na escola: primeiras aproximações sobre limites e possibilidades, XVIII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, Trabalho Completo
2006, Elizângela Andrade Ambé, Helianane Oliveira Rocha, Rosenverck Estrela Santos, Valdenice de Araujo Prazeres, Contribuições da Teoria Crítica para a prática educativa, II ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO: pesquisas e experiências. Novos Saberes e Práticas: desafios educacionais na contemporaneidade, Resumo
2006, Valdenice de Araujo Prazeres, Formação continuada de professores: primeiras aproximações acerca dos limites e possibilidades da reflexão sobre a prática, Novos Saberes e Práticas: desafios educacionais na contemporaneidade. II ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO, Resumo
Capítulos de livros (9)
2019, ESTÁGIO EM ATIVIDADES DE GESTÃO: refletindo sobre uma proposta do curso de pedagogia da UFMA, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: experiências descoloniais, Valdenice de Araujo Prazeres, Karla Cristina Silva Sousa
2018, Internacionalização da Educação Superior: estratégias para a legitimação da divisão social e econômica do saber?, Políticas públicas no Brasil: exploração e diagnóstico 4, Valdenice de Araujo Prazeres
2015, Formação de professores e educação superior no Maranhão: uma reflexão a partir do desafio da diversidade, A gestão da educação brasileira: políticas e programas, Hilce Aguiar Melo, Valdenice de Araujo Prazeres
2015, Os movimentos sociais e suas contribuições para a reflexão sobre concepções, políitcas e práticas de Educação Infantil, A formação continuada de professores da educação Infantil: distintas abordagens, Valdenice de Araujo Prazeres
2014, LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES NA UFMA: novos caminhos para a formação profissional docente?, Políticas educacionais: gestão e controle social, Valdenice de Araujo Prazeres, Moises Domingos Sobrinho
2013, O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS): a continuidade do debate sobre a relação teoria e prática, CONHECIMENTO CIENTÍFICO: entre saberes e fazeres pedagógicos, Valdenice de Araujo Prazeres
2008, Formação continuada de professores(as) no Programa São Luís te Quero Lendo e Escrevendo: limites e possibilidades da reflexão sobre a prática, Desafios Pedagógicos: na formação e trabalho docente e na avaliação, Valdenice de Araujo Prazeres
2006, O princípio de liberdade como fundamento da concepção de democracia em Alain Touraine, Educação, Política e Modernidade, Valdenice de Araujo Prazeres, Helianane Oliveira Rocha, Janette Maria França de Abreu, Karla Cybelly Silva de Sousa
1998, PROPOSTA PEDAGÓGICA DE PRÁTICA DE ENSINO: DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS, PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O CURSO DE MAGISTÉRIO, Valdenice de Araujo Prazeres, Antonia Marques Vale, Conceição de Maria Pereira Lima
Livros (3)
2018, VOZES EPISTÊMICAS E SABERES PLURAIS NA EDUCAÇÃO (I Colóquio de Pesquisadoras/es das epistemologias étnico-raciais e de gênero na educação - COPERGE), Raimunda Nonata da Silva Machado, Sirlene Mota Pinheiro da Silva, Karla Cristina Silva Sousa, Valdenice de Araujo Prazeres
2018, DIFERENÇAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO: estudos, pesquisas e intervenções (Encontro Maranhense sobre Gênero, Educação e Sexualidade - EMGES), Sirlene Mota Pinheiro da Silva, Raimunda Nonata da Silva Machado, Karla Cristina Silva Sousa, Valdenice de Araujo Prazeres
2011, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ESCOLA: limites e possibilidades da reflexão sobre a prática, Valdenice de Araujo Prazeres
Trabalho de conclusão de curso (26)
A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SEBASTIANA COSME DE OLIVEIRA SILVA , 11/2016
A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SEBASTIANA COSME DE OLIVEIRA SILVA , 11/2016
PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Um encontro com as demandas formativas do alunado, ROSELENA ARAUJO REIS , 02/2014
AVANÇOS E IMPASSES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03: análise de uma escola pública ludovicense, PATRICIA RODRIGUES FREITAS , 01/2018
O RACISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DELVINA DE FREITAS BILIO , 03/2017
O RACISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DELVINA DE FREITAS BILIO , 03/2017
O FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Reflexões sobre alguns desafios., TELIMAR LEÃO DA ROCHA JATAÍ , 03/2017
O FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Reflexões sobre alguns desafios., TELIMAR LEÃO DA ROCHA JATAÍ , 03/2017
TEMPO DE BRINCAR E APRENDER: a ludicidade na Educação Infantil, MARIA NAZARÉ VIEIRA DE OLIVEIRA SILVA , 03/2017
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO:a relevância da mediação do trabalho docente, ANAGYLA MARIA SOUSA FREITAS BRITO , 11/2016
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO:a relevância da mediação do trabalho docente, ANAGYLA MARIA SOUSA FREITAS BRITO , 11/2016
A PRÁTICA DOCENTE PARA A CONDUÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA NO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UNIDADE ESCOLAR NOCA COELHO., HELENA FERNANDA DA SILVA PEREIRA , 03/2017
A PRÁTICA DOCENTE PARA A CONDUÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA NO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UNIDADE ESCOLAR NOCA COELHO., HELENA FERNANDA DA SILVA PEREIRA , 03/2017
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA SÃO RAIMUNDO: 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, CLIDENOR DA CONCEICAO , 05/2017
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: contribuições para construção e fortalecimento da identidade negra, RAFAELA BARBOSA DE SOUSA , 05/2017
ENSINO FUNDAMENTAL NAS SÉRIES INICIAIS DO 4º ANO NA ESCOLA DE LUDOVICO, MUNICÍPIO DE LAGO DO JUNCO - MA, EDILENE SANTOS PAIVA , 05/2017
EU, NEGRO(A) ??? UMA ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA PARA O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA, BELVANIRA SANTOS DE AZEVEDO , 05/2019
“O SONHO DOS ERÊS”: uma análise do caráter educativo e emancipatório de um projeto do CCN-MA, ROSICLENES DE SOUSA SILVA , 11/2018
PEDAGOGIA DE COMBATE AO RACISMO: construindo propostas para o trabalho com literatura africana e afro-brasileira nos anos iniciais do ensino fundamental, EDILMA DE JESUS LOUZEIRO CRUZ , 07/2019
FORMAÇÃO MILITAR E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: uma articulação possível?, ROMULO RICARD FERRO SOUSA , 01/2020
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: suas atribuições no cotidiano escolar , DAIANE COSTA SILVA , 11/2021
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: REFLETINDO COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE TEMAS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA, JOYNA DE SOUSA MATOS , 08/2022
O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO E/OU FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA, MARILEA FERREIRA DOMINGUES , 08/2022
AS IMPLICAÇÕES DA AUTOESTIMA DA CRIANÇA NEGRA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR, RAYSSA DE KASSIA MAGALHAES MORAES , 12/2022
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA OU REITERAÇÃO DA BRANQUITUDE: UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10.639/03 EM UMA ESCOLA PARTICULAR, CARLA XAVIER COSTA , 12/2023
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: possibilidades com apoio de recursos digitais, LARISSA EVELIN REGO AZEVEDO , 12/2023
fim do conteúdo