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MONICA RIBEIRO MORAES DE ALMEIDA

CHGR - COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS HUMANAS/CCGR

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Producción Intelectual

Coordinación de grupos de investigación (1)
04/2021 Estado, relações interétnicas e dinâmicas culturais,
Artículos (2)
2018, As tecituras do processo de reorganização social Krenyê, ISSN: 22369473
2010, Os Canela e a escolarização, ISSN: 18073492
Publicación en eventos (26)
2018, Elizabeth Maria Beserra Coelho, Monica Ribeiro Moraes de Almeida, DINAMICAS DAS LUTAS POR RECONHECIMENTO ÉTNICO NO MARANHÃO, 31 RBA Direitos Humanos e Antropologia em Ação, Trabalho Completo
2018, , ?Terras Indígenas: direitos, conflitos e resistência?, II Semana Indígena de Grajaú,
2016, , ?A gente vivia detrás dos outros?: uma análise sobre a dinâmica do processo de reorganização social do povo Krenyê, Seminário Indígena História e Cultura dos Povos Indígenas da Região Central do Maranhão: Diálogos Interdisciplinares,
2015, , Domínios Territoriais e identitários no ressurgimento de um povo indígena no nordeste Brasileiro., 4th Conference on Ethnicity, Race, and Indigenous Peoples in Latin America and the Caribbean,
2015, , Tecendo relações e construindo fronteiras: dinâmica do movimento de ressurgência Krenyê., VI SEMINÁRIO TEMÁTICO TIMBIRA POVOS TIMBIRA : EDUCAÇÕES E CONHECIMENTO,
2015, , Weaving relationships and building borders: The dynamics of the ethnic emergence of the indigenous Krenyê people of Northeastern Brazil, Occasional lecture Series,
2014, Monica Ribeiro Moraes de Almeida, Em busca da 'terra perdida': emergência étnica e luta pelo território Krenyê, 29ª Reunião Brasileira de Antropologia, Resumo
2014, , Em busca da ?terra perdida?: a emergência étnica e a luta pelo território Krenyê., 29ª Reunião Brasileira de Antropologia,
2013, , Construindo caminhos, relatando vivências, trocando experiências: reflexões teórico- metodológicas sobre trajetória de pesquisa no universo Timbira, V Seminário Temático Timbira,
2013, , Educação e Multiculturalidade, XIII Encontro Humanístico,
2012, Monica Ribeiro Moraes de Almeida, ESCOLARIZAÇÃO INDÍGENA: COMO OCORRE NA PRÁTICA?, IV SEMINÁRIO NACIONAL E VI SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, Trabalho Completo
2011, , PIBID: uma análise crítica da inserção dos discentes na iniciação da docência, II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário PIBID,
2011, , Relato de experiência de um rito de iniciação da menina moça na aldeia Arymy (Guajajara), XI ENCONTRO HUMANíSTICO - TEMA: DIVERSIDADE,
2009, , A construção do Ser Canela: dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado, III Seminário Temático Timbira,
2009, Monica Ribeiro Moraes de Almeida, A construção do Ser Canela: dinâmicas educacionais na aldeia Escalvado, III Seminário Temático Timbira, Resumo
2009, , A escola na formação do ser Canela., VI Jornada Maranhense de Sociologia e do II Seminário Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente,
2009, Monica Ribeiro Moraes de Almeida, Elizabeth Maria Beserra Coelho, Os Canela e a escolarização, VIII Reunión de Antropologia del Mercosur, Trabalho Completo
2007, Monica Ribeiro Moraes de Almeida, Escolarização: única ordem possível?, II Seminário Temático Timbira, Resumo
2007, Monica Ribeiro Moraes de Almeida, O Estado e Povos Indigenas: relação entre universalidade e particularidade, III Jornada Internacional de Políticas Publicas, Trabalho Completo
2007, , Estado e povos indígenas: relação entre universalidade e particularidade, III Jornada Internacional de Políticas Públicas,
2007, Monica Ribeiro Moraes de Almeida, Educação escolar indigenista: a escolarização como atestado de qualificação, 31º ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, Resumo
2007, , Escolarização: única ordem possível?, II Seminário Temático Timbira,
2005, , O ensino fundamental aplicado a povos indígenas: experiência de 5ª a 8ª no Maranhão, I Seminário Temático Timbira,
2005, Monica Ribeiro Moraes de Almeida, O ensino fundamental aplicado a povos indigenas: experiência de 5ª a 8ª no Maranhão, I Seminário Temático Timbira, Resumo
2004, , O ensino fundamental nas aldeias indígenas: experiência de 5ª a 8ª no Maranhão, 56ª Reuniao Anual da SBPC,
2004, , A falência do sistema carcerário brasileiro, 56ª Reuniao Anual da SBPC,
Capítulos de libros (6)
2022, EM "CAMPO" A HISTÓRIA DO MARANHÃO: driblando as dificuldades para o ensino de História do Maranhão, Educação Histórica: entre o ensino e a Pesquisa, Monica Ribeiro Moraes de Almeida, Misael Rodrigues de Oliveira
2020, Ritual, escola, interculturalidade, Ensino de História: linguagens, memória e saberes históricos, Monica Ribeiro Moraes de Almeida
2020, A implementação do ensino fundamental em aldeias indígenas no Maranhão, Ensino de História: linguagens, memória e saberes históricos, Monica Ribeiro Moraes de Almeida
2018, A implementação do Ensino Fundamental nas escolas de aldeias indígenas, ENSINO DE HISTÓRIA: LINGUAGENS, MEMÓRIA E SABERES HISTÓRICOS, Monica Ribeiro Moraes de Almeida
2018, Escola, ritual e interculturalidade, ENSINO DE HISTÓRIA: LINGUAGENS, MEMÓRIA E SABERES HISTÓRICOS, Monica Ribeiro Moraes de Almeida
2008, A ORDEM POSSÍVEL: continuidade do ensino fundamental em aldeias, Estado Multicultural e políticas indigenistas, Elizabeth Maria Beserra Coelho, Jõao Marcelo de Oliveira Macena, Daniela de Fátima Ferraro Nunes, Elizabeth Maria Beserra Coelho; Lígia Raquel Rodrigues Soar, Monica Ribeiro Moraes de Almeida, Antônio José Silva Santana., Katiane Ribeiro da Cruz, Francisco Ernesto Basílio Gomes
Proyecto final de curso (10)
Um olha acerca do processo de inserção dos discentes Tentehar nas escolas regulares do Município de Grajaú-MA, MAIANA SANTANA DOS SANTOS , 07/2017
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO POVOADO REMANSO, LUCIANA COSTA DE SOUSA , 01/2020
A HISTÓRIA DA TERRA INDÍGENA MORRO BRANCO (GRAJAÚ – MA) NA PERSPECTIVA DA ORALIDADE, FRANCISCA SOUSA SILVA COSTA , 01/2020
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: UM ESTUDO DA PROBLEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ-MA, NAIZA MOURA SILVA , 01/2020
A REPRESENTAÇÃO DOS TENTEHAR SOBRE A ESCOLA: UMA VISÃO APROFUNDADA DA ESCOLA DENTRO DA COMUNIDADE (ALDEIA MARANAUWI- TERRA INDÍGENA ARARIBÓIA) EM SANTA LUZIA DO TIDE – MA, OBEDE RODRIGUES CARVALHO , 04/2021
A INSERÇÃO DO GRUPO LADIES DE AÇÃO E APOIO LGBTT EM GRAJAÚ-MA, AMANDA CLARICE DE OLIVEIRA LIMA , 09/2022
“MERMÃ, MERMÃO, AQUENDA”: O TRUQUE LGBTQ+ NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO SOCIAL DE UM CORPO-TERRITÓRIO NO ENCONTRO COM O OUTRO EM GRAJAÚ-MA, MATEUS DOS SANTOS SILVA , 09/2022
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA: diálogos com professores e alunos em uma escola de Grajaú-MA., ELIZAMAR SALES DA SOLIDADE , 03/2023
AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NA PERMANÊNCIA DE MÃES NO ENSINO SUPERIOR – UFMA GRAJAÚ/MA, SAMEA SOARES DA SILVA , 08/2023
Aspectos da religiosidade protestante dentro da cultura indígena, MAKSON DE SOUSA SANTOS , 09/2023
Orientación en posgrado (1)
Mestrado, MISAEL RODRIGUES OLIVEIRA, 02/2021 - , Concluída em 01/2023
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