Ir para acessibilidade

KARINE MARTINS SOBRAL

CHSB - COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS HUMANAS - SOCIOLOGIA/SÃO BERNARDO/CCSB

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (1)
04/2022 Grupo de Pesquisa Educação, Sociedade e Formação de Professores - GEPESFOPROF,
Artigos (12)
2023, A Natureza Onto-Histórica do Princípio Educativo: Gramsci e Lukács, ISSN: 01003143
2022, A constituição do espaço acadêmico de pedagogia no Brasil: história e identidade, ISSN: 15171779
2022, imanência da criação artística, ISSN: 19826672
2022, Sistemas brasileiros de avaliação da educação: o SPAECE no centro do debate, ISSN: 22309926
2020, A CONCEPÇÃO DE HEGEMONIA NO PENSAMENTO DE ANTONIO GRAMSCI, ISSN: 25957880
2020, A concepção de hegemonia no pensamento de Antonio Gramsci, ISSN: 25957880
2019, Referencial Gramsciano na produção da Revista Germinal: 10 anos de existência, ISSN: 21755604
2019, Trabalho, educação e capital: percursos históricos e impedimentos para a formação omnilateral, ISSN: 15169537
2019, Trabalho, educação e capital: percursos históricos e impedimentos para a formação omnilateral, ISSN: 15169537
2016, GRAMSCI E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: ESCOLA UNITÁRIA E A CONSTRUÇÃO DA NOVA SOCIEDADE, ISSN: 16762584
2010, Escola unitária e princípio educativo em Gramsci: ensaios de compreensão à luz do caderno 12, ISSN: 19849605
2009, O Movimento de Educação para Todos e a crítica marxista: notas sobre o Marco de Ação de Dacar., ISSN: 19844735
Publicação em eventos (55)
2020, , A CONCEPÇÃO DE HEGEMONIA NO PENSAMENTO DE ANTONIO GRAMSCI, Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED),
2020, Karine Martins Sobral, Ellen Cristine dos Santos Ribeiro, Laís Rodrigues Oliveira alves, A CONCEPÇÃO DE HEGEMONIA NO PENSAMENTO DE ANTONIO GRAMSCI, Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED), Trabalho Completo
2019, Raquel Dias Araújo, Karine Martins Sobral, Natália Ayres, Andreyson Silva Mariano, As Articulações do Escola sem Partido com o Projeto do Capital para a Educação em Tempos de Conservadorismo, Colóquio Internacional Marx e o Marxismo, Trabalho Completo
2019, Karine Martins Sobral, Raquel Dias Araújo, Ellen Cristine Ribeiro dos Santos, Elandia Ferreira Duarte, O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO DA ESCOLA UNITÁRIA, Colóquio Internacional Marx e o Marxismo, Trabalho Completo
2017, Karine Martins Sobral, Raquel Dias Araújo, O conservadorismo e seus rebatimentos na educação brasileira, Colóquio internacional marx e o marxismo 2017, Trabalho Completo
2016, Ellen Cristine dos Santos Ribeiro, Karine Martins Sobral, Renata Ingrid Pimentel Jataí, Omnilateralidade, Politecnia, Escola Unitária e Educação Tecnológica: uma análise marxista, I JOINGG ? Jornada Internacional de Estudos e Pesquisas em Antonio Gramsci, Trabalho Completo
2016, Karine Martins Sobral, Ellen Cristine dos Santos Ribeiro, Raquel Dias Araújo, O trabalho como princípio educativo da Escola Unitária para a ditadura revolucionária do proletariado, I JOINGG ? Jornada Internacional de Estudos e Pesquisas em Antonio Gramsci, Trabalho Completo
2015, Karine Martins Sobral, Ellen Cristine dos Santos Ribeiro, Elaine Aparecida Bezerra, Karla Bianca Sousa Martins, Ana Paula Pinho Nóbrega, Transtorno do défict de atenção com hiperatividade: repercussões no cotidiano escolar, XV Encontro de Pós Graduação e Pesquisa, Trabalho Completo
2015, Karine Martins Sobral, Ellen Cristine dos Santos Ribeiro, Adéle Cristina Braga Araújo, Milena Soares Bezerra Alencar Araripe, Organização da gestão escolar: Dimensões pegdagógica, financeira, patrimonial e pessoal, XV Encontro de Pós Graduação e Pesquisa, Trabalho Completo
2015, , DO FUNDEF AO FUNDEB: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, AVANÇOS E LIMITES, XV Encontro de Pós Graduação,
2015, , TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE: REPERCUSSÕES NO COTIDIANO ESCOLAR, XV Encontro de Pós Graduação,
2015, Karine Martins Sobral, Ellen Cristine dos Santos Ribeiro, Karla Bianca Sousa Martins, Do Fundef ao Fundeb: fundamentos históricos, avanços e limites, XV Encontro de Pós Graduação e Pesquisa, Trabalho Completo
2015, , ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR: DIMENSÕES PEDAGÓGICA, FINANCEIRA, PATRIMONIAL E PESSOAL, XV Encontro de Pós Graduação,
2014, Karine Martins Sobral, José Deribaldo Gomes dos Santos, Ellen Cristine Ribeiro dos Santos, O Trabalho alienado: uma compreensão á luz dos manuscritos econômico-filosóficos, XVIII Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, Trabalho Completo
2014, , Reprodução ou Emancipação: para onde aponta a prática educativa na sociedade de classes?, I Encontro Internacional Trabalho, Educação e Formação Humana - ENITHEF,
2014, , A função social da escola: diferentes concepções, XIV Encontro Humanístico,
2014, , A revista L?ordine Nuovo e a criação da Escola do Trabalho: a relação entre a educação das massas e a educação do educador das massas, I Encontro Internacional Trabalho, Educação e Formação Humana-ENITHEF,
2014, Ellen Cristine Ribeiro dos Santos, Karine Martins Sobral, Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva, Antônio Gramsci e a organização da Escola Unitária: Dimensões político-educacionais, XIV encontro de pós-graduação e pesquisa da UNIFOR, Trabalho Completo
2014, , Obra de Antônio Gramsci: diferentes edições, I Encontro Internacional Trabalho, Educação e Formação Humana - ENITHEF,
2014, , O trabalho como princípio educativo frente ao projeto burguês de profissionalização precoce do trabalhador, XIV encontro de pós-graduação e pesquisa da UNIFOR,
2014, Karine Martins Sobral, Ellen Cristine Ribeiro dos Santos, O trabalho como princípio educativo frente ao projeto burguês de profissionalização precoce do trabalhador, XIV encontro de pós-graduação e pesquisa da UNIFOR, Trabalho Completo
2014, Karine Martins Sobral, Débora Accioly Dionísio, Ellen Cristine Ribeiro dos Santos, Desdobramentos da alienação na educação: considerações a partir da centralidade do trabalho, I Encontro Internacional Trabalho, Educação e Formação Humana-ENITHEF, Trabalho Completo
2014, , Antônio Gramsci e a organização da Escola Unitária: Dimensões político-educacionais, XIV encontro de pós-graduação e pesquisa da UNIFOR,
2014, Karine Martins Sobral, Jimenez Suzana Vasconcelos, Morais Betania Moreira, A revista L?ordine Nuovo e a criação da Escola do Trabalho: a relação entre a educação das massas e a educação do educador das massas, I Encontro Internacional Trabalho, Educação e Formação Humana-ENITHEF, Trabalho Completo
2014, Karine Martins Sobral, Jimenez Suzana Vasconcelos, Morais Betania Moreira, Obra de Antônio Gramsci: diferentes edições, I Encontro Internacional Trabalho, Educação e Formação Humana-ENITHEF, Trabalho Completo
2014, , Desdobramentos da alienação na educação: considerações a partir da centralidade do trabalho, I Encontro Internacional Trabalho, Educação e Formação Humana - ENITHEF,
2014, Karine Martins Sobral, Leoilma Moraes Silva, Ellen Cristine Ribeiro dos Santos, Reprodução ou Emancipação: para onde aponta a prática educativa na sociedade de classes?, I Encontro Internacional Trabalho, Educação e Formação Humana-ENITHEF, Trabalho Completo
2014, Karine Martins Sobral, Ellen Cristine Ribeiro dos Santos, Leoilma Moraes Silva, A função social da escola: diferentes concepções, XIV Encontro Humanístico, Resumo
2013, Karine Martins Sobral, Raquel Dias Araújo, O novo Plano Nacional de Educação (2011 - 2020) e a questão do financiamento público da educação, VI Jornada internacional de políticas públicas, Trabalho Completo
2013, , O novo Plano de Educação (2011 - 2020) e a questão do financiamento público da educação, VI Jornada Internacional de políticas Públicas,
2013, , O Trabalho alienado: uma compreensão á luz dos manuscritos econômico-filosóficos, XVIII Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará,
2012, , Práticas docentes em ciências da natureza: a relação teoria e prática, XVI ENDIPE Didática e práticas de ensino: compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade,
2012, Karine Martins Sobral, Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva, Ana de Sena tavares Bezerra, Nilson de Souza Cardoso, Práticas docentes em ciências da natureza: a relação teoria e prática, XVI ENDIPE Didática e práticas de ensino: compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade, Trabalho Completo
2010, , Do discurso iluminista ao manifesto revolucionário, XIII semana Universitária,
2009, , Professores Temporários: Uma nova perspectiva para o mercado da educação, IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE,
2009, , A Luta pela terra no Brasil e a Constituição do MST, III Seminário Científico Teoria Política do Socialismo,
2009, , Contribuição do Pensamento Freiriano para a Formação de Professores, IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE,
2009, Karine Martins Sobral, Ana Daniella Damaceno, Elisângela André da Silva, Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva, Maria da Conceição Rodrigues Martins, Professores Temporários: Uma Nova perspectiva para o Mercado da Educação, IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, Trabalho Completo
2009, Karine Martins Sobral, Luiz Cláudio Araújo Coelho, Maria da Conceição Rodrigues Martins, Ana Daniella Damaceno, Contribuições do Pensament freiriano para a formação de professores, IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, Trabalho Completo
2009, , O movimento de educação para todos e a crítica marxista: notas sobre o marco de ação de Dacar, I Encontro de Pesquisa e Pós-graduação,
2009, , O Movimento Sindical no Brasil: Do processo de ruptura com a CUT à construção da CONLUTAS, III Seminário Científico Teoria Política do Socialismo,
2009, Karine Martins Sobral, Maria da Conceição Rodrigues Martins, Ana Daniella Damaceno, Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva, Isabel Maria Sabino de Farias, Pesquisa Documental: Alternativa Investigativa na Formação Docente, IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, Trabalho Completo
2009, , Pesquisa Documental: Alternativa Investigativa na Formação Docente, IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE,
2009, Karine Martins Sobral, Raquel Dias Araújo, Maria da Conceição Rodrigues Martins, Karine Cristiane Moura Fernandes, A luta pela terra no Brasil e a constituição do MST, III Seminário Científico Teoria Política do Socialismo, Trabalho Completo
2009, , Avaliação da Aprendizagem nos cursos de Especialização, IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE,
2008, Karine Martins Sobral, Jimenez Suzana Vasconcelos, Trabalho, educação e emancipação humana, Seminário Internacional Marxismo e Movimentos Sociais na virada do milênio, Resumo
2008, Karine Martins Sobral, Jimenez Suzana Vasconcelos, Do discurso iluminista ao manifesto revolucionário, Semana Universitária da UECE - Encontro de Pesquisadores, 2008, Resumo
2008, Karine Martins Sobral, Nágela Silva Sousa, Jimenez Suzana Vasconcelos, O Movimento de Educaçao para Todos e a crítica marxista: Notas sobre o Marco de Dacar, I Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará.,, Resumo
2008, , A Emancipação humana como horizonte da prática educativa, III Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo,
2008, , Trabalho, educação e emncipação humana, ,
2008, Raquel Dias Araújo, Karine Martins Sobral, Jimenez Suzana Vasconcelos, Morais Betania Moreira, A crise do capital e o processo de mercantilização do ensino superior brasileiro., Universidad 2008 - VI congreso de edución superior, Trabalho Completo
2008, , Trabalho, Educação e Emancipação Humana: aproximações preliminares, II Seminário Científico Teoria Política do Socialismo,
2007, Karine Martins Sobral, Raquel Dias Araújo, A função social da escola na sociedade de classes: um estudo introdutório na perspectiva do materialismo histórico dialético, II Encontro Regional Trabalho, Educação e Formação Humana, Trabalho Completo
2007, , A Função social da escola na sociedade de classes: um estudo introdutório na perspectiva do materialismo histórico e dialético, II Encontro Trabalho, Educação e Formação Humana,
2007, Karine Martins Sobral, A emancipação humana como horizonte da prática educativa., III Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, Trabalho Completo
Capítulos de livros (3)
2021, Pedagogia Histórico-Crítica e prática docente: contribuições socialmente comprometidas com a transformação social, Didática e formação de professores: desafios e perspectivas da articulação entre teoria e prática, Ellen Cristine dos Santos Ribeiro, Karine Martins Sobral, Morais Betania Moreira, Milena Soares Bezerra Alencar Araripe
2021, O conceito de hegemonia em Gramsci: da tática da frente única ao americanismo e fordismo, Ciências humanas, sociais e suas tecnologias: percepções teóricas e aplicações, Karine Martins Sobral, Ellen Cristine dos Santos Ribeiro, Raquel Dias Araújo
2011, Pesquisa documental: caracterização e interface na produção acadêmica em educação, Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto, Karine Martins Sobral, Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva, Ana Daniella Damaceno, Maria da Conceição Rodrigues Martins, Isabel Maria Sabino de Farias
Livros (1)
2023, A natureza onto-histórica do princípio educativo, Karine Martins Sobral
Trabalho de conclusão de curso (10)
A dependência financeira como mecanismo de submissão da mulher ao seu cônjuge , MIRIAM TEIXEIRA SOUZA , 12/2014
O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA MEDIAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA, FLOR DE MARIA VIEIRA LIMA , 12/2016
PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BACABEIRA/MA: A EXPERIÊNCIA DA UNIDADE INTEGRADA RAIMUNDO AQUINO MACEDO, MARIA VITÓRIA NASCIMENTO CANTANHÊDE , 11/2016
O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ SARNEY EM MORROS - MA, ANA LÚCIA MORAES MUNIZ , 12/2016
O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO FRENTE À INDISCIPLINA NA SALA DE AULA, ANGELA PATRICIA MUNIZ SANTOS , 11/2016
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DE CASO NA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE AXIXÁ - MA, AURÉLIA FERNANDA DA SILVA E SILVA , 11/2016
O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PRESIDENTE JUSCELINO - MA, EVANEA MUNIZ RODRIGUES , 12/2016
O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, EUDIMAR MORAES COSTA , 11/2016
O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO ARTICULADOR DE UM AMBIENTE ESCOLAR DEMOCRÁTICO, GISELE FERNANDA VIEIRA LIMA , 11/2016
Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vigotski, LUIZA AMELIA MORAES CASTRO , 07/2022
fim do conteúdo