Ir para acessibilidade
Foto do docente MARIA FRANCISCA DA SILVA

MARIA FRANCISCA DA SILVA

LCLP - COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LINGUAGENS E CÓDIGOS - LÍNGUA PORTUGUESA/SÃO BERNARDO/CCSB

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (1)
04/2018 GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DE LÍNGUAS, PRÁTICAS DE LINGUAGEM E MEMÓRIAS DO ENSINO DE ESPANHOL NO MARANHÃO,
Artigos (10)
2024, UMA ANÁLISE DAS DENÚNCIAS DA PERSONAGEM PRETA SUSANA NO ROMANCE ÚRSULA DE MARIA FIRMINA DO REIS, ISSN: 24480916
2024, AS CONTRIBUIÇÕES DE ESPINOSA SOBRE AS EMOÇÕES QUE AFETAM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ISSN: 24480916
2023, O imaginário do professor na organização de material didático e no uso de metodologias de Língua Portuguesa no ensino remoto., ISSN: 24480819
2023, Relato de Experiênciauso de aplicativos digitais nas aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica, ISSN: 25959549
2020, O GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE NA ESCOLA: DESENVOLVENDO HABILIDADES PARA UMA COMPREENSÃO RESPONSIVA E ÉTICA, ISSN: 26752239
2019, O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: as práticas de ensino de gramática vivenciadas no estágio supervisionado interdisciplinar, ISSN: 25959549
2018, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA: O CASO DOS ALUNOS SURDOS NO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE GUIMARÃES/MA, ISSN: 21778868
2018, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LINGUAGENS E CÓDIGOS, ISSN: 21778868
2018, SEQUÊNCIA DIDÁTICA: TRABALHANDO O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO EM 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, ISSN: 21778868
2015, Leitura em Língua Estrangeira no Ensino Médio:Uma experiência em Roraima, ISSN: 21782229
Publicação em eventos (18)
2021, , Ensino de Língua Portuguesa no Contexto Emergencial, WEBFOPIR,
2020, , O GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE NA ESCOLA: DESENVOLVENDO HABILIDADES PARA UMA COMPREENSÃO RESPONSIVA E ÉTICA, VII COGITE ? Colóquio de Estudos sobre Gêneros e Texto,
2018, Maria Francisca da Silva, Rearranjos curriculares: a formação interdisciplinar de língua espanhola, X CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS, Resumo
2018, Maria Francisca da Silva, Maira Teresa Gonçalves Rocha, O ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM LINGUAGENS E CÓDIGOS: momento atual e desafios, VIII SESUPED, Trabalho Completo
2018, , Literaturas negras de expressão inglesa, francesa e espanhola, I COLÓQUIO INTERDISCIPLINAR DE LITERATURA E CULTURA NEGRA DO BAIXO PARNAÍBA: África, Brasil e Caribe em diálogo,
2018, , NO ENSINO DE LÍNGUA TEM ARTE, III ENCONTRO DE ARTE,
2016, Maria Francisca da Silva, Maria Mercedes Rivero Quitans Sebold, LETRAMENTO ACADÊMICO: O CONTEXTO DE UM CURSO EM LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR, V Colóquio Nacional de Hipertexto ? CHIP, Trabalho Completo
2016, Maria Francisca da Silva, Maria Mercedes Rivero Quitans Sebold, Letramento Acadêmico: o contexto de um curso em Licenciatura Interdisciplinar, CHIP V Colóquio Nacional de Hipertexto, Trabalho Completo
2013, Maria Francisca da Silva, A EXPERIÊNCIA EM ESPAÇO DE FRONTEIRA: LEITURA DO GÊNERO CONTO EM RORAIMA, II Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR, Trabalho Completo
2013, , EXPERIÊNCIA EM ESPAÇO DE FRONTEIRA:LEITURA DO GÊNERO ?CONTO? NO ENSINO MÉDIO EM RORAIMA, II Congreso Internacional de Profesores del Lengua do Mercosur,
2012, , A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE ESPANHOL, V SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INTEGRAÇÃO,
2012, , UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DO GÊNERO 'CONTO' NAS AULAS DE ESPANHOL LÍNGUA ESTRANGEIRA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE RORAIMA, XII COLÓQUIO DE LETRAS NEOLATINAS,
2012, , O PROCESSO DE COMPREENSÃO LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL, XVI Congresso Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos,
2011, Maria Francisca da Silva, Lectura en Lengua Extranjera: Noticias Periodísticas y Tebeos, IV ENCUENTRO DE LA HISPANIDAD, Trabalho Completo
2011, , A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE ESPANHOL, IX Semana de Letras - UFRR,
2010, Maria Francisca da Silva, O USO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, I CIPLOM, Trabalho Completo
2010, , O USO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO MÉDIO DE ALTO ALEGRE RR UMA EXPERIÊNCIA COM CONTO NAS AULAS E ELE, X COLÓQUIO DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA EM LETRAS NEOLATINAS,
2010, , ?Amnesia? ou relato de experiência de leitura de um conto venezuelano em contexto multilingüe e multicultural de fronteira Brasil/Venezuela, I Congresso Internacional de Línguas Oficiais do MERCOSUL,
Capítulos de livros (5)
2022, CURSO DE LINGUAGENS E CÓDIGOS LÍNGUA PORTUGUESA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: os saberes da práxis remota no período de 2020 a 2022, Maria Francisca da Silva
2021, O GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE NA ESCOLA: DESENVOLVENDO HABILIDADES PARA UMA COMPREENSÃO RESPONSIVA E ÉTICA, Linguística, Letras e Artes e as Novas Perspectivas dos Saberes Científicos 5, Santos, Eliane Pereira dos, Maria Francisca da Silva
2021, TURISMO NA PANDEMIA: o que dizem os discursos jornalísticos on-line de países hispânicos, Letras: Representações, construções e textualidades 2, Maria Francisca da Silva, ELIANE PEREIRA DOS SANTOS
2021, O GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE NA ESCOLA: DESENVOLVENDO HABILIDADES PARA UMA COMPREENSÃO RESPONSIVA E ÉTICA, Linguística, Letras e Artes e as Novas Perspectivas dos Saberes Científicos 5, Santos, Eliane Pereira dos, Maria Francisca da Silva
2020, AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DOCENTE DO LICENCIANDO DO CURSO DE LINGUAGENS E CÓDIGOS-LÍNGUA PORTUGUESA., Residência Pedagógica: Consensos e dissensos de um programa em (co) formação, Maria Francisca da Silva, Santos, Eliane Pereira dos
Livros (2)
2023, A (PA)LAVRA-OS EM LINGUAGENS ECÓDIGOS, CHISLANE PEREIRA SILVA, ELIANE PEREIRA DOS SANTOS, Maria Francisca da Silva
2023, GÊNEROS DIGITAIS & Metodologias de Ensino na Educação Básica, Maria Francisca da Silva, ELIANE PEREIRA DOS SANTOS, PAULA MARIA ARISTIDES DE OLIVEIRA MOLINARI
Trabalho de conclusão de curso (57)
X, PEDRO DUTRA DA COSTA , 08/2018
O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO, NOS MUNICÍPIOS DE SÃO BERNARDO E SANTA QUITÉRIA - MA, ISAMARA PEREIRA SILVA , 03/2015
ANÁLISE SOCIORRETÓRICA DO GÊNERO ESCOLAR PROVA: o caso do 9º ano da Escola Municipal Antônio Batista Vieira, LARISSA LIMA COSTA , 03/2015
AS MARCAS DE ORALIDADE NOS TEXTOS ESCRITOS DOS ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO MARANHÃO-MA, MARIA VALCIRENE OLIVEIRA BRAGA , 05/2015
RETEXTUALIZAÇÃO: O “RECONTO” COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DE ESCRITA: Experiência Didática no 7º de Escola Municipal em São Bernardo-MA, NATALINA FERREIRA MACHADO , 05/2015
UM OLHAR SOBRE A AVALIAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, MARIA DO SOCORRO ALMEIDA OLIVEIRA , 07/2015
O ENSINO DO GÊNERO NOTÍCIA NO CONTEXTO DO FACEBOOK:POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGENS., MARIA DE NAZARE DOS SANTOS SILVA , 05/2016
A RELEVÂNCIA DO ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO COM O GÊNERO CONTO, ADRIANA DA SILVA OLIVEIRA , 05/2016
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA:PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ADRIANA SANTOS COELHO , 05/2016
GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA: Práticas de Leitura e Escrita com alunos do 2º ano do Ensino Médio , FRANCISCA DAS CHAGAS CONCEICAO SILVA , 06/2016
O LETRAMENTO NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL, VALDENE RODRIGUES ROCHA , 08/2016
LEITURA NA ACADEMIA: análise dos licenciados da UFMA em São Bernardo, ZELIA RODRIGUES DA SILVA , 10/2017
IMPORTÂNCIA E O PRAZER PELA LEITURA: práticas possíveis no ensino médio, UIARA DA SILVA LIMA , 02/2018
O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NO MUNICIPIO DE SANTANA DO MARANHÃO, THAYS PAULA DA SILVA SOUZA , 02/2018
NEORROMANTISMO EM FLORBELA ESPANCA, ELAINY MOREIRA SILVA , 08/2017
As práticas docentes no Ensino de Arte na Escola Instituto Educacional "Cônego Nestor de Carvalho Cunha", HILTON OLIVEIRA LIMA , 08/2017
A ARTE DO CROCHÊ COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DA CIDADE DE SÃO BERNARDO-MA, ANGEIRLEY SANTOS SILVA , 08/2017
O USO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA: IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE LINGUA ESPANHOLA EM LAGO DA PEDRA-MA, ERIVAM RODRIGUES DA SILVA , 10/2018
A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA AO ENSINO DA LINGUA ESPANHOLA , KEYLA REGINA DA SILVA CAVALLARO , 10/2018
O PROFESSOR COMO MEDIADOR NA FORMAÇÃO DE LEITORES DE LINGUA ESPANHOLA, LUCICLEIA ARAÚJO DA SILVA , 08/2018
UM OLHAR SOCIAL E CRITICO NA OBRA LAZARILLO DE TORMES., VERANILCE ALVES DOS SANTOS , 08/2018
O AFOGADO MAIS BONITO DO MUNDO - UM ESTUDO SOBRE A LITERATURA ESPANHOLA E O REALISMO MAGICO DE GABRIEL GARCIA MARQUES, SIMONE PAES NERES , 08/2018
O ENSINO DE ESPANHOL EM LAGO DA PEDRA/MA: UM OLHAR SOBRE AS ESCOLAS PUBLICAS DE ENSINO MÉDIO., JUNIOR BARBOSA PEREIRA , 08/2018
DUOLINGO : FACILITADOR NA APRENDIZAGEM DE LINGUA ESPANHOLA NO ENSINO MEDIO EM LAGO DO JUNCO ., FABIO COSTA NORBERTO , 10/2018
Jornalismo On-Line: a produção de notícias em blogs da região do Baixo Parnaíba no Maranhnão, ALESSANDRA DOS SANTOS COELHO , 11/2018
PRATICAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: Um relato de experiência a partir da vivência como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, JOEL VIEIRA ALMEIDA , 02/2019
ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTERDISCIPLINAR E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: tecendo reflexões sobre as experiências dos graduandos do curso de Linguagens e Códigos da Universidade Federal do Maranhão, campus de São Bernardo-MA, TAIS SILVA CARVALHO , 02/2019
O MICROCONTO NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUES, JOYCE SOUSA NASCIMENTO , 02/2019
O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO SUPORTE DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUES, BRUNA COSTA SILVA TÔRRES , 02/2019
ARTE EDUCAÇÃO: Um olhar sob as relações pedagógicas e os processos de ensino aprendizagem nas aulas de Arte na escola I. E. Cônego Nestor de Carvalho Cunha, MARTA LETICIA MEIRELES PEREIRA , 02/2019
LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS PARA UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR, ANA MARCIA GOMES RAMOS , 02/2019
ANÁLISE NO PROCESSO AVALIATIVO DO EDUCANDO COM ÊNFASE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL SENADOR SARNEY NOS ANOS 2015 E 2016, POVOADO CURRAIS SÃO BERNARDO-MA, MARIA LUCIA SILVA DE FARIAS , 02/2019
A ESCRITA DOS UNIVERSITÁRIOS BERNARDENSES E A SUA RELAÇÃO COM AS REDES SOCIAIS: FACEBOOK E WHATSAPP Visualizar Banca , MARIA APARECIDA GOMES DA SILVA , 02/2019
A importância do incentivo à leitura e à escrita nas séries finais do ensino fundamental: um estudo em escolas do município de Guimarães., ERICLEY CARDOSO , 06/2019
O léxico dos pescadores de Genipaúba/ Guimarães., JOSIENE MOURA PONTES , 06/2019
LETRAMENTO NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL : A realidade escolar da U. M. Artur Raimundo Farias na comunidade de Genipaúpa em Guimarães, MA, RUTH DE JESUS LEITE TEIXEIRA , 06/2019
GÊNEROS TEXTUAIS E LEITURA: Um estudo de caso em Cum㠖 Guimarães., VALDEICI RABELO SILVA , 07/2019
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOCAMPUS SÃO BERNARDOCURSO DE LICENCIATURA EM LINGUAGENS E CÓDIGOSJOELMA SOUZA OLIVEIRAMEMÓRIA E RESISTÊNCIA NA MEMÓRIA E RESISTÊNCIA NA ESCRITA ABOLICIONISTA DE MARIA FIRMINA DOS REIS: uma análise a partir do romance ÚrsulaSão, JOELMA SOUZA OLIVEIRA , 02/2020
MARCAS MODERNISTAS NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: UMA ANÁLISE DO CONTO FITA VERDE NO CABELO: NOVA VELHA ESTÓRIA, DE JOÃO GUIMARÃES ROSA, ANA PAULA CARVALHO FERREIRA , 04/2021
MEMÓRIAS DE UM “PUXADÔ DE RODA” NO CORDEL ENCANTADO DE PATATIVA DO ASSARÉ, KAROLLENNY MOREIRA SANTOS , 04/2021
ESTRATEGIAS DOCENTES COM ALUNOS AUTISTAS EM CLASSES REGULARES DE ENSINO: Desafios e possibilidades , GREIDA SANTOS LIMA , 04/2022
O ENSINO DE LITERATURA MARANHENSE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MARANHÃO: ANÁLISE, PROVOCAÇÕES E REFLEXÃO, UBIRATAN DOS SANTOS GOMES PEREIRA JUNIOR , 03/2022
A REPRESENTAÇÃO DO PAPEL DA MULHER NA NARRATIVA A PRINCESA QUE ESCOLHIA (2017), DE ANA MARIA MACHADO, NAIARA AMORIM PEREIRA , 06/2022
“Imagem e representação na literatura infantil e juvenil: uma análise da obra O cabelo de Lelê (2012), de Valéria Belém”, KARINA DA COSTA ARAUJO , 08/2022
“Imagem e representação na literatura infantil e juvenil: uma análise da obra O cabelo de Lelê (2012), de Valéria Belém”, KARINA DA COSTA ARAUJO , 08/2022
LEITURA CRÍTICA DO GÊNERO NOTÍCIA ONLINE: UMA PROPOSIÇÃO DIDÁTICA PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ELIENAI CARVALHO COSTA OTÁVIO , 07/2023
MARCAS DA VIOLÊNCIA NA ESCRITA ANTIESCRAVISTA DE MARIA FIRMINA DOS REIS: uma análise das denúncias da personagem Preta Susana, no romance Úrsula, LEIDILENE RIBEIRO SILVA , 07/2023
REFLEXÕES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE REMOTA, ELIENAI CARVALHO COSTA OTÁVIO , 07/2023
Literatura e ensino: o trabalho docente com o texto literário no 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de São Bernardo – MA, SANDYNARIA DOS SANTOS NEVES , 08/2023
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: reflexões acerca das possibilidades com gêneros digitais, PAULA DINIZ PORTELA CARVALHO , 07/2023
Literatura e ensino: o trabalho docente com o texto literário no 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de São Bernardo – MA, SANDYNARIA DOS SANTOS NEVES , 08/2023
A EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO BRASIL: aspecto histórico, político e social, MARCOS ANTONIO SOUZA BRANDAO , 08/2023
A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA IMIGRANTE AFRICANA NA POÉTICA DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE: TRÂNSITOS LITERÁRIOS, ESTIGMAS E RUPTURAS, GUILHERME SILVA BRAGA , 12/2023
REPRESENTAÇÃO DO FEMININO NA ESCRITA LITERÁRIA E NA ESCRITA DE AUTORIA FEMININA: UMA ANÁLISE DAS PROTAGONISTAS FEMININAS DAS OBRAS DE FANTASIA DE SARAH J. MAAS, SUNARA COSTA DE OLIVEIRA , 01/2024
ESCOLA E BOOKSTAGRAM: ANÁLISES ACERCA DO INCENTIVO À LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO , SUMARA COSTA DE OLIVEIRA , 01/2024
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA: Relato de experiência vivenciado na Escola Municipal Nilza Coelho Lima, LAYRIS DA SILVA CARVALHO , 02/2024
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: a importância das metodologias ativas no/para o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, LILIANE DA SILVA CARVALHO , 02/2024
fim do conteúdo