Trabalho de conclusão de curso (57)
|
X,
PEDRO DUTRA DA COSTA ,
08/2018
|
O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO, NOS MUNICÍPIOS DE SÃO BERNARDO E SANTA QUITÉRIA - MA,
ISAMARA PEREIRA SILVA ,
03/2015
|
ANÁLISE SOCIORRETÓRICA DO GÊNERO ESCOLAR PROVA: o caso do 9º ano da Escola Municipal Antônio Batista Vieira,
LARISSA LIMA COSTA ,
03/2015
|
AS MARCAS DE ORALIDADE NOS TEXTOS ESCRITOS DOS ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO MARANHÃO-MA,
MARIA VALCIRENE OLIVEIRA BRAGA ,
05/2015
|
RETEXTUALIZAÇÃO: O RECONTO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DE ESCRITA: Experiência Didática no 7º de Escola Municipal em São Bernardo-MA,
NATALINA FERREIRA MACHADO ,
05/2015
|
UM OLHAR SOBRE A AVALIAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA,
MARIA DO SOCORRO ALMEIDA OLIVEIRA ,
07/2015
|
O ENSINO DO GÊNERO NOTÍCIA NO CONTEXTO DO FACEBOOK:POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGENS.,
MARIA DE NAZARE DOS SANTOS SILVA ,
05/2016
|
A RELEVÂNCIA DO ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO COM O GÊNERO CONTO,
ADRIANA DA SILVA OLIVEIRA ,
05/2016
|
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA:PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL,
ADRIANA SANTOS COELHO ,
05/2016
|
GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA:
Práticas de Leitura e Escrita com alunos do 2º ano do Ensino Médio
,
FRANCISCA DAS CHAGAS CONCEICAO SILVA ,
06/2016
|
O LETRAMENTO NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL,
VALDENE RODRIGUES ROCHA ,
08/2016
|
LEITURA NA ACADEMIA: análise dos licenciados da UFMA em São Bernardo,
ZELIA RODRIGUES DA SILVA ,
10/2017
|
IMPORTÂNCIA E O PRAZER PELA LEITURA: práticas possíveis no ensino médio,
UIARA DA SILVA LIMA ,
02/2018
|
O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NO MUNICIPIO DE SANTANA DO MARANHÃO,
THAYS PAULA DA SILVA SOUZA ,
02/2018
|
NEORROMANTISMO EM FLORBELA ESPANCA,
ELAINY MOREIRA SILVA ,
08/2017
|
As práticas docentes no Ensino de Arte na Escola Instituto Educacional "Cônego Nestor de Carvalho Cunha",
HILTON OLIVEIRA LIMA ,
08/2017
|
A ARTE DO CROCHÊ COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DA CIDADE DE SÃO BERNARDO-MA,
ANGEIRLEY SANTOS SILVA ,
08/2017
|
O USO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA: IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE LINGUA ESPANHOLA EM LAGO DA PEDRA-MA,
ERIVAM RODRIGUES DA SILVA ,
10/2018
|
A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA AO ENSINO DA LINGUA ESPANHOLA ,
KEYLA REGINA DA SILVA CAVALLARO ,
10/2018
|
O PROFESSOR COMO MEDIADOR NA FORMAÇÃO DE LEITORES DE LINGUA ESPANHOLA,
LUCICLEIA ARAÚJO DA SILVA ,
08/2018
|
UM OLHAR SOCIAL E CRITICO NA OBRA LAZARILLO DE TORMES.,
VERANILCE ALVES DOS SANTOS ,
08/2018
|
O AFOGADO MAIS BONITO DO MUNDO - UM ESTUDO SOBRE A LITERATURA ESPANHOLA E O REALISMO MAGICO DE GABRIEL GARCIA MARQUES,
SIMONE PAES NERES ,
08/2018
|
O ENSINO DE ESPANHOL EM LAGO DA PEDRA/MA: UM OLHAR SOBRE AS ESCOLAS PUBLICAS DE ENSINO MÉDIO.,
JUNIOR BARBOSA PEREIRA ,
08/2018
|
DUOLINGO : FACILITADOR NA APRENDIZAGEM DE LINGUA ESPANHOLA NO ENSINO MEDIO EM LAGO DO JUNCO .,
FABIO COSTA NORBERTO ,
10/2018
|
Jornalismo On-Line: a produção de notícias em blogs da região do Baixo Parnaíba no Maranhnão,
ALESSANDRA DOS SANTOS COELHO ,
11/2018
|
PRATICAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: Um relato de experiência a partir da vivência como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID,
JOEL VIEIRA ALMEIDA ,
02/2019
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTERDISCIPLINAR E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: tecendo reflexões sobre as experiências dos graduandos do curso de Linguagens e Códigos da Universidade Federal do Maranhão, campus de São Bernardo-MA,
TAIS SILVA CARVALHO ,
02/2019
|
O MICROCONTO NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUES,
JOYCE SOUSA NASCIMENTO ,
02/2019
|
O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO SUPORTE DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUES,
BRUNA COSTA SILVA TÔRRES ,
02/2019
|
ARTE EDUCAÇÃO: Um olhar sob as relações pedagógicas e os processos de ensino aprendizagem nas aulas de Arte na escola I. E. Cônego Nestor de Carvalho Cunha,
MARTA LETICIA MEIRELES PEREIRA ,
02/2019
|
LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS PARA UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR,
ANA MARCIA GOMES RAMOS ,
02/2019
|
ANÁLISE NO PROCESSO AVALIATIVO DO EDUCANDO COM ÊNFASE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL SENADOR SARNEY NOS ANOS 2015 E 2016, POVOADO CURRAIS SÃO BERNARDO-MA,
MARIA LUCIA SILVA DE FARIAS ,
02/2019
|
A ESCRITA DOS UNIVERSITÁRIOS BERNARDENSES E A SUA RELAÇÃO COM AS REDES SOCIAIS: FACEBOOK E WHATSAPP
Visualizar Banca
,
MARIA APARECIDA GOMES DA SILVA ,
02/2019
|
A importância do incentivo à leitura e à escrita nas séries finais do ensino fundamental: um estudo em escolas do município de Guimarães.,
ERICLEY CARDOSO ,
06/2019
|
O léxico dos pescadores de Genipaúba/ Guimarães.,
JOSIENE MOURA PONTES ,
06/2019
|
LETRAMENTO NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA NOS ANOS
FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL : A realidade escolar da U. M. Artur
Raimundo Farias na comunidade de Genipaúpa em Guimarães, MA,
RUTH DE JESUS LEITE TEIXEIRA ,
06/2019
|
GÊNEROS TEXTUAIS E LEITURA: Um estudo de caso em Cumã Guimarães.,
VALDEICI RABELO SILVA ,
07/2019
|
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOCAMPUS SÃO BERNARDOCURSO DE LICENCIATURA EM LINGUAGENS E CÓDIGOSJOELMA SOUZA OLIVEIRAMEMÓRIA E RESISTÊNCIA NA MEMÓRIA E RESISTÊNCIA NA ESCRITA ABOLICIONISTA DE MARIA FIRMINA DOS REIS: uma análise a partir do romance ÚrsulaSão,
JOELMA SOUZA OLIVEIRA ,
02/2020
|
MARCAS MODERNISTAS NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: UMA
ANÁLISE DO CONTO FITA VERDE NO CABELO: NOVA VELHA ESTÓRIA, DE
JOÃO GUIMARÃES ROSA,
ANA PAULA CARVALHO FERREIRA ,
04/2021
|
MEMÓRIAS DE UM PUXADÔ DE RODA NO CORDEL
ENCANTADO DE PATATIVA DO ASSARÉ,
KAROLLENNY MOREIRA SANTOS ,
04/2021
|
ESTRATEGIAS DOCENTES COM ALUNOS AUTISTAS EM CLASSES REGULARES DE ENSINO: Desafios e possibilidades ,
GREIDA SANTOS LIMA ,
04/2022
|
O ENSINO DE LITERATURA MARANHENSE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MARANHÃO: ANÁLISE, PROVOCAÇÕES E REFLEXÃO,
UBIRATAN DOS SANTOS GOMES PEREIRA JUNIOR ,
03/2022
|
A REPRESENTAÇÃO DO PAPEL DA MULHER NA NARRATIVA A PRINCESA QUE ESCOLHIA (2017), DE ANA MARIA MACHADO,
NAIARA AMORIM PEREIRA ,
06/2022
|
Imagem e representação na literatura infantil e juvenil: uma análise da obra O cabelo de Lelê
(2012), de Valéria Belém,
KARINA DA COSTA ARAUJO ,
08/2022
|
Imagem e representação na literatura infantil e juvenil: uma análise da obra O cabelo de Lelê
(2012), de Valéria Belém,
KARINA DA COSTA ARAUJO ,
08/2022
|
LEITURA CRÍTICA DO GÊNERO NOTÍCIA ONLINE: UMA PROPOSIÇÃO DIDÁTICA PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL,
ELIENAI CARVALHO COSTA OTÁVIO ,
07/2023
|
MARCAS DA VIOLÊNCIA NA ESCRITA ANTIESCRAVISTA DE MARIA
FIRMINA DOS REIS: uma análise das denúncias da personagem Preta Susana, no romance
Úrsula,
LEIDILENE RIBEIRO SILVA ,
07/2023
|
REFLEXÕES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE REMOTA,
ELIENAI CARVALHO COSTA OTÁVIO ,
07/2023
|
Literatura e ensino: o trabalho docente com o
texto literário no 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de São Bernardo
MA,
SANDYNARIA DOS SANTOS NEVES ,
08/2023
|
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: reflexões acerca das possibilidades com gêneros digitais,
PAULA DINIZ PORTELA CARVALHO ,
07/2023
|
Literatura e ensino: o trabalho docente com o
texto literário no 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de São Bernardo
MA,
SANDYNARIA DOS SANTOS NEVES ,
08/2023
|
A EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO BRASIL: aspecto histórico, político e social,
MARCOS ANTONIO SOUZA BRANDAO ,
08/2023
|
A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA IMIGRANTE AFRICANA NA
POÉTICA DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE: TRÂNSITOS LITERÁRIOS,
ESTIGMAS E RUPTURAS,
GUILHERME SILVA BRAGA ,
12/2023
|
REPRESENTAÇÃO DO FEMININO NA ESCRITA LITERÁRIA E NA ESCRITA DE AUTORIA FEMININA: UMA ANÁLISE DAS PROTAGONISTAS FEMININAS DAS OBRAS DE FANTASIA DE SARAH J. MAAS,
SUNARA COSTA DE OLIVEIRA ,
01/2024
|
ESCOLA E BOOKSTAGRAM: ANÁLISES ACERCA DO INCENTIVO À LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO
,
SUMARA COSTA DE OLIVEIRA ,
01/2024
|
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA: Relato de experiência vivenciado na Escola Municipal Nilza Coelho Lima,
LAYRIS DA SILVA CARVALHO ,
02/2024
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: a importância das metodologias ativas no/para o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica,
LILIANE DA SILVA CARVALHO ,
02/2024
|