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Foto do docente FLAVIA ANDRESA OLIVEIRA DE MENEZES

FLAVIA ANDRESA OLIVEIRA DE MENEZES

DARC - DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS/CCH

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Produção Intelectual

Artigos (6)
2021, Vaga Carne: voz e dramaturgia de um corpo cenário, ISSN: 26754584
2013, VERSATILIDADE, INTENSIDADE E CONTRIBUIÇÕES: o legado Zelinda, ISSN: 15161781
2012, NAZARÉ DO BRUNO, TERRA DE TRATAMENTO E CURA, TERRA DE UMBANDA!, ISSN: 15161781
2011, Quem faz a festa? Discutindo gênero e sexualidade na reisada de Nazaré do Bruno/Caxias-MA, ISSN: 15161781
2010, Careta Máscara, careta brincadeira: viva Santos Reis!, ISSN: 15161781
2009, Nelson Brito: guerrilheiro da cultura popular, ISSN: 15161781
Publicação em eventos (33)
2023, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, DRAMATURGIA-TEIA: NARRATIVA, SONORIDADE E ESPAÇO COMO DISPOSITIVOS DE PRESENÇA DO OUVINTE-PARTICIPANTE EM PERFORMANCES AUDIOWALK, XVXII Encontro Humanístico da UFMA, Trabalho Completo
2022, , ?Processos composicionais de áudiowaks: por uma dramaturgia ancorada nas relações entre espaço, sonoridades e participação?., XXX CONGRESO INTERNACIONAL DE TEATRO IBEROAMERICANO Y ARGENTINO,
2022, , PROCESSOS COMPOSICIONAIS DE ÁUDIO-CENAS: por uma dramaturgia ancorada nas relações entre espaço, sonoridades e participação, SPAC - SEMINÁRIO DE PESQUSA EM ARTES CÊNICAS,
2021, , Máscaras nas tradições culturais do Maranhão, Mostra Processual LEMVI,
2018, PASSOS, ANDRESSA, DA SILVA PEREIRA, JOÃO VICTOR, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, Cavaleiro do Destino: a experiência prática do artista-docente no PIBID-TEATRO-UFMA, Colóquio Internacional De Pedagogia Do Teatro, Resumo
2018, , Cavaleiro do Destino: a experiência prática do artista-docente no PIBID-TEATRO-UFMA, II COLOQUIO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DO TEATRO,
2018, , JOGO DE TABULEIRO: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE TEATRO NO ENSINO MÉDIO, II COLOQUIO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DO TEATRO,
2018, , O RASABOXES COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE TEATRO NA ESCOLA: Experiência na escola C. E Antônio Ribeiro da Silva da comunidade Sá Viana/ São Luís- MA., II COLOQUIO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DO TEATRO,
2018, , Fórum sobre BNCC e Ensino de Artes Cênicas, II COLOQUI INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DO TEATRO,
2018, SOUSA PEREIRA, LARISSA, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, O RASABOXES COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE TEATRO NA ESCOLA: Experiência na escola C. E Antônio Ribeiro da Silva da comunidade Sá Viana/ São Luís- MA., Colóquio Internacional De Pedagogia Do Teatro, Resumo
2018, CUTRIM DA ROCHA, LARISSA, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, JOGO DE TABULEIRO: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE TEATRO NO ENSINO MÉDIO, Colóquio Internacional De Pedagogia Do Teatro, Resumo
2017, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, CARETAS, RISOS E RITUAL RELIGIOSO: UM DIÁLOGO POSSÍVEL NA R(E)ISADA, IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, Trabalho Completo
2016, , Caretas, risos e ritual religioso: um diálogo possível na R(e)isada, IX Congresso da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - Poéticas e estéticas descoloniais ? artes cênicas em campo expandido,,
2016, , ?CORPO E MOTRIZES CULTURAIS: experiência com pesquisa e criação artística na universidade?, XV Encontro Humanístico,
2014, , A comicidade na r(e)isada: o riso em seus aspectos simbólicos e sociais em um grupo de Nazaré do Bruno, Caxias - MA., Disciplina "Cultura Popular",
2014, , Danças Populares Maranhenses: a comicidade na Reisada, Disciplina "Dança e Cultura",
2013, , Penitência, Devoção e Esmolação: a jornada da Reisada, XXI ENCONTRO HUMANISTICO,
2013, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, As narrativas populares, o contraponto, XXI Encontro Humanistico, Resumo
2011, , ARTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES, XXI CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE EDUCADORES DO BRASIL / CONFAEB,
2011, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, Josiane de Jesus Silva, Arão Nogueira Paranaguá de Santana, ARTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES, XXI CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE EDUCADORES DO BRASIL/ CONFAEB, Resumo
2011, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, ESPACIALIDADE E GESTUALIDADE: UM ESTUDO DE CASO EM GRUPO DE REISADA DE NAZARÉ DO BRUNO/CAXIAS?MA, XXI CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE EDUCADORES DO BRASIL/ CONFAEB, Resumo
2011, , ARTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: experiências e possibilidades, 63ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC,
2011, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, Tânia Cristina Costa Ribeiro, ESPACIALIDADE E GESTUALIDADE: a prática performativa dos caretas e brinquedos da reisada, 63ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, Resumo
2011, , ESPACIALIDADE E GESTUALIDADE: a prática performativa dos Caretas e Brinquedos da Reisada, 63ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC,
2011, , Mesa Redonda: Performance, Patrimônio e Cultura Popular: Pesquisas em atividade no Crisol, III ENCONTRO DE ESTUDOS CULTURAIS,
2011, , A COMICIDADE NA REISADA: o riso em seus aspéctos simbólicos e sociais, XV CONGRESSO BRASILEIRO DE FOLCLORE,
2011, , ESPACIALIDADE E GESTUALIDADE: UM ESTUDO DE CASO EM GRUPO DE REISADA DE NAZARÉ DO BRUNO/CAXIAS?MA, XXI CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE EDUCADORES DO BRASIL / CONFAEB,
2011, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, Josiane de Jesus Silva, ARTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES, 63ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, Resumo
2010, , ARTE E EDUCAÇÃO ESPECIAL: experiênicas e possibilidades, X ENCONTRO HUMANISTICO,
2010, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, Josiane de Jesus Silva, Arte e Educação especial: experiências e possibilidades, IX Encontro Humanístico, Resumo
2009, , A Prática Performativa dos Caretas e Brinquedos da Reisada de Nazaré do Bruno / Caxias - MA, XIV Congresso Brasileiro de Folclore,
2006, , ?ACAIA ? Um olhar sobre a extensão?, 10º Encontro Nacional de Estudantes de Artes,
2004, , Bumba-meu-boi do Maranhão, Projeto Sabença - Museu Escola,
Capítulos de livros (4)
2015, VERSATILIDADE, INTENSIDADE E CONTRIBUIÇÕES: o legado Zelinda, PERFIS DE CULTURA POPULAR: mestres, pesquisadores e incentivadores da cultura popular maranhense, Flávia Andresa Oliveira de Menezes
2015, NELSON BRITO: guerrilheiro da cultura popular, PERFIS DE CULTURA POPULAR: mestres, pesquisadores e incentivadores da cultura popular maranhense, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, Elisene Castro Matos
2007, "EU VIM DE LONGE DONA, VIM TOCAR TAMBOR", TAMBORES DO PIQUI, CARTAS DE LIBERDADE. Memória e trajetória da comunidade Piqui da Rampa, Ana Socorro Ramos Braga, Clícia Adriana Abréu Gomes, Flávia Andresa Oliveira de Menezes
2007, NA FÉ E NA FESTA: religiosidade, festejos e tambores., TAMBORES DO PIQUI, CARTAS DE LIBERDADE. Memória e trajetória da comunidade Piqui da Rampa, Ana Socorro Ramos Braga, Clícia Adriana Abréu Gomes, Flávia Andresa Oliveira de Menezes
Livros (1)
2018, O RISÍVEL NO REISADO DE CARETAS DO MARANHÃO, Flávia Andresa Oliveira de Menezes
Produção artística, literária e visual (28)
2022, lambe-lambe de corpo-máscara, Artistico, Fotografias, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, Raimundo Araújo
2022, Audiowalk - Assombros, Artistico, Audiovisual, Flávia Andresa Oliveira de Menezes
2022, Audiowalk - A mulher que Dançava com os Casarões, Artistico, Audiovisual, Flávia Andresa Oliveira de Menezes
2022, Audiowalk - Tesouros Esquecidos são Cápsulas dos Desejos, Artistico, Audiovisual, Flávia Andresa Oliveira de Menezes
2021, MIM - Museu de Intimidades Maranhenses, Artistico, Perfomática, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, Francis Wilker, Priscila Carvalho, all. ETC
2021, Voz Conceito, Artistico, Audiovisual, Flávia Andresa Oliveira de Menezes
2021, Audiowalk A mulher que dançava com os casarões, Artistico, Audiovisual, Flávia Andresa Oliveira de Menezes
2019, FOTOPERFORMANCES, Artistico, Perfomática, Flávia Andresa Oliveira de Menezes
2018, FOTOGRAFIAS DO LIVRO 'O RISÍVEL NO REISADO DE CARETAS DO MARANHÃO', Artistico, Fotografias, Flávia Andresa Oliveira de Menezes
2018, CORTEJO DE CENAS, Artistico, Teatral, Flávia Andresa Oliveira de Menezes
2016, ORQUESTRA DE CORPOS EM MÁSCARAS PARA BUMBAS, Artistico, Coreográfica, Flávia Andresa Oliveira de Menezes
2011, GRUPO DE 21 FOTOGRAFIA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS, PUBLICADAS NO LIVRO BUMBA MEU BOI: SOM E MOVIMENTO, DE JOAQUIM SANTOS E TÂNIA RIBEIRO, Artistico, Fotografias, Flávia Andresa Oliveira de Menezes
2011, Foto do Espetáculo 'Primeiro Amor' - Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho. Publicada na pág. 134, do Livro: Transgressões Estéticas e Pedagogia do Teatro de Abimaelson Santos, Artistico, Fotografias, Flávia Andresa Oliveira de Menezes
2011, MITO E RITO, Artistico, Outra, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, Josiane de Jesus Silva, Karina Pinto, Conceição Alice Teixeira, TATIANA VIANA
2010, As Cores de Frida, Artistico, Coreográfica, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, LEONIDAS PORTELA
2010, 60 SAFIRA NO CASARÃO DAS ILUSÕES, Artistico, Coreográfica, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, LEONIDAS PORTELA
2010, Lullaby: por quem choram as pedras, Artistico, Fotografias, Flávia Andresa Oliveira de Menezes
2009, O Cavaleiro do Destino, Artistico, Teatral, Flávia Andresa Oliveira de Menezes
2008, AS CRIADAS, Artistico, Teatral, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, LEANDRO LAGO, Milena Silva, Marineide Câmara
2008, O Mendigo ou o cão morto, Artistico, Teatral, Flávia Andresa Oliveira de Menezes
2007, RECITAL DE BANDOLIM, Artistico, Interpretação, Flávia Andresa Oliveira de Menezes
2006, 20º Festival de Poesias, Artistico, Teatral, Odara Freitas, Flávia Andresa Oliveira de Menezes
2006, Woyzeck, Artistico, Teatral, Luis Pazzine, Diversos Alunos, Flávia Andresa Oliveira de Menezes
2006, Vistas do Ponto, Artistico, Coreográfica, Grupo Acaia, Tânia Cristina Costa Ribeiro, Milena Silva, Conceição Alice Teixeira, Denis Bogéa, Luciana Azevedo, Adele de Farias, Odara Freitas, Raimunda Freitas, Sileny Gomes, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, Gelson Nogueira, Karina Pinto
2005, Furoneiro Gaio, Artistico, Coreográfica, Tânia Cristina Costa Ribeiro, Josinelma Ferreira Rolande, Joselma Rangel, Raimunda Freitas, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, Luciana Azevedo, Adele de Farias, Odara Freitas, Clícia Adriana Abréu Gomes, Sileny Gomes, Gelson Nogueira
2005, Passo no compasso, Artistico, Coreográfica, Flávia Andresa Oliveira de Menezes
2004, Dê Bandeira, Artistico, Coreográfica, Tânia Cristina Costa Ribeiro, Odara Freitas, Raimunda Freitas, Sileny Gomes, Gelson Nogueira, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, Luciana Azevedo, Clícia Adriana Abréu Gomes
2002, FOLIA DE CLOWNS, Artistico, Circense, FLAVIA ANDRESA OLIVEIRA DE MENEZES, Josiane de Jesus Silva, Maria Ileide Ribeiro, Andre Bastos, Diêgo Bogéa, Flávia Andresa Oliveira de Menezes
Trabalho de conclusão de curso (15)
FURONEIRO GAIO: a descoberta de um iluminador, MILENA SOUSA SILVA , 07/2015
O CAZUMBA E SUA COMPOSIÇÃO VISUAL: diálogos com o Ensino de Arte, ELVIS DEAN DE OLIVEIRA SOUSA , 07/2015
VESTIMENTAS RITUAIS NO TAMBOR DE MINA: inspiração, significação e processo criativo, SAMANTHA ABREU CABRAL , 04/2016
AS CONTRIBUIÇÕES DO TEATRO DO OPRIMIDO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, CULTURAL E CRÍTICO NA PERIFERIA: experiência com Teatro do Oprimido na comunidade Bom Jesus/Coroadinho. , TACYLLA COSTA PASSOS , 02/2017
COREIRAS EM MOVIMENTO: a visualidade da indumentária do tambor crioula São Luís, LUCILENE PEREIRA DA SILVA , 01/2017
O GIOCO DELL’ ARTE E A AVALIAÇÃO NO ENSINO DE TEATRO: análise de um jogo de tabuleiro criado por bolsista do PIBID/UFMA, LARISSA CUTRIM DA ROCHA , 07/2018
NARRATIVAS DO BUMBA MEU BOI: perspectivas de um teatro popular maranhense., MARCELO AUGUSTO VALE SANTANA , 07/2018
RASABOXES NA ESCOLA: Experiência e análise no C. E Antônio Ribeiro da Silva da comunidade Sá Viana/ São Luís - MA, LARISSA SOUSA PEREIRA BEZERRA , 07/2018
RASABOXES NA ESCOLA: Experiência e análise no C. E Antônio Ribeiro da Silva da comunidade Sá Viana/ São Luís - MA, LARISSA SOUSA PEREIRA BEZERRA , 07/2018
OS SETE ENCONTROS: análise da composição do espetáculo teatral “O cavaleiro do Destino” , ANDRESSA PASSOS DO NASCIMENTO , 12/2018
TEATRO E EDUCAÇÃO: métodos, técnicas e procedimentos educativos no Colun , MARIA DE JESUS FERREIRA SANTOS , 12/2018
O ÍNDIO DO BUMBA-MEU-BOI UNIDOS DE SANTA FÉ: uma investigação sobre a construção do corpo brincante., LUCIANO RIBEIRO FERREIRA GARCIA , 07/2019
AFROTERRA: sensibilidade, intuição e diálogos com a ancestralidade na criação cênica, MARCELO AUGUSTO MORAIS COSTA , 07/2019
A VOZ NO TEATRO DE BONECOS: Observação do uso da voz em espetáculos vistos por recepção online., CARLOS EDUARDO DA SILVA JANUARIO , 10/2021
“Bumba-Meu-Boi De Cabaceira: Investigação Das Motrizes Corporais Da Dança Das Índias Guerreiras”, CLARA DINIZ DA SILVA , 10/2021
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