Ir para acessibilidade
Foto do docente JUDITE EUGENIA BARBOSA COSTA

JUDITE EUGENIA BARBOSA COSTA

DFIL - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Publicação em eventos (40)
2018, , PENSAR, LER, ENSINAR: notas sobre as atividades de Estágio de Docência e reflexões do supervisor nas suas interfaces teoria-prática, V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO,
2018, , Hobbes e o estado moderno: leituras a partir da TAC de Habermas, I Colóquio Nacional de Filosofia Prática,
2018, , Relato de observação de aulas interativas de Filosofia nas séries finais da Educação Básica, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA,
2018, , Acréscimo e decréscimo do ensino noturno da Escola João Francisco Lisboa no Município de São Luís, XI ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (EMHE),
2018, , Valores humanos metaforizados na narrativa mítica Os Doze Trabalhos de Hércules, II CONPEFIL,
2017, , 'Percurso do Curso de Pedagogia da Terra dos Territórios da Cidadania, X ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO,
2017, , Percurso do curso Pedagogia da Terra nos Territórios da Cidadania, IX EMHE,
2017, , Entre saberes e práticas: um olhar comparado das propostas de Formação de Prof Filosofia, 2º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO COMPARADA e no 7º ENCONTRO INTERNACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO COMPARADA,
2016, , DA ATENAS BRASILEIRA ÀS TERRAS DE DOM SEBASTIÃO, VII FÓRUM DE INVESTIGADORES,
2016, , Alfabetização e formação de professores no nível médio, IX Encontro Maranhense de História da Educação,
2016, , NEGAÇÃO DA INFÂNCIA E SEGREGAÇÃO SOCIAL: memórias da infância exiliada em Capitães de Areia às experiências escolares de Cazuza, VI COLÓQUIO DE LITERATURA BRASILEIRA,
2016, , Aspectos filosóficos da obra 'Maquete do Binho', II SEMINÁRIO DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO E CIDADANIA: pela paz para a paz,
2015, , VOZES SILENCIADAS: interfaces entre a obra Capitães da Areia de Jorge Amado e Cazuza de Viriato Correia, V Colóquio de Literatura Brasileira,
2015, , O ensino de Filosofia nas séries finais da Educação Básica em São Luís: principais desafios, Semana de Letras da Ufma Vozes e Confluências: enveredando pelo reino das palavras,
2015, , A importância da comunidade de investigação proposta por Mathew Lipman para o ensino da filosofia com crianças, VIII Encontro Maranhense de História da Educação,
2014, , Proposta de filosofia com crianças no ensino fundamental: relato de uma experiência, XXI Jornadas sobre la Enseñanza de la Filosofía,
2014, , Perspectivas filosóficas e artísticas sobre a obra Maquete do Binho, XIV ENCONTRO HUMANÍSTICO,
2014, Judite Eugênia Barbosa Costa, Proposta de filosofia com crianças no ensino fundamental:relato de uma experiência, XXI Jornadas sobre la Enseñanza de la FilosofiaColóquio Internacional, Resumo
2013, Judite Eugênia Barbosa Costa, Práticas Investigativas: uma experiência didática pedagógica em filosofia na Universidade Federal do Maranhão., 2do.CONGRESO FILOSOFÍA DE LA EDUCACIÓN, Trabalho Completo
2013, , PRÁTICAS INVESTIGATIVAS:uma experiência didático pedagógica em filosofia na Universidade Federal do Maranhão, 2º CONGRESSO LATINOAMERICANO DE FILOSOFIA DE LA EDUCACION,
2013, , ENSINO DE FILOSOFIA: breves considerações, I JORNADA INTERDISCIPLINAR DE FILOSOFIA EM GRAJAÚ-MA,
2012, Judite Eugênia Barbosa Costa, O contrato social em Hobbes e Rousseau, Colóquio Internacional Rousseau 300 anos, Resumo
2012, Judite Eugênia Barbosa Costa, Da República ao Leviatã: interfaces entre o pensamento político de Platão na República e o pensamento político em Hobbes, II Congresso Internacional de Filosofía Griega de La Sociedad Ibérica de Filosofía Griega, Trabalho Completo
2012, , O CONTRATO SOCIAL EM HOBBES E ROUSSEAU, comemorações no brasil do centenário de nascimento de Jean Jacques Rousseau,
2010, , Graduação em Filosofia e Práticas Investigativas:uma experiência de licenciatura em filosofia da UFMA, IX Simpósio Sulbrasileiro sobre o ensino de Filosofia,
2010, Judite Eugênia Barbosa Costa, Poder, Estado e Sociedade em Hobbes: reflexões sobre o Leviatã, XV Congresso Nacional de Filosifia, Resumo
2010, , Valores humanos metaforizados na narrativa mítica Os Doze Trabalhos de Hércules, X Encontro Humanístico,
2008, , Poder, Estado e Sociedade em Maquiavel, Hobbes e ShakespeareÇ reflexões sobre o Príncipe, o Leviatã e a Tragedia do Rei Ricardo III, XIII Encontro Nacional de Pós-Graduação em Filosofia,
2007, , Os Caminhos percorridos pela Ciência no Maranhão no período de 1850 a 1950, VII Encontro Humanístico,
2006, , Ciência e Ensino Superior no Brasil e no Maranhão (de 1850 a 1950), ,
2006, , Hobbes: sobre a questão da moralidade, XV Semana de Filosofia,
2006, , Thomas Hobbes: o Estado como "obra de arte do povo" e a liberdade dos súditos, ,
2006, , Alguns aspectos da Questão Religiosa em Hobbes e Rousseau, ,
2006, , Thomas Hobbes: o Estado como obra de arte do povo e a liberdade dos súditos, ,
2006, , Considerações sobre o Estado absolutista e suas contradições, ,
2005, Judite Eugênia Barbosa Costa, O Estado Absolutista e suas contradições, II Colóquio do Grupo de Pesquisa em Ética e Filosofia Política, Resumo
2005, , Hobbes e o Estado de Natureza, ,
2004, , A forma da língua portuguesa em textos escritos no Maranhão no período de 1850 a 1950, ,
2000, Judite Eugênia Barbosa Costa, Ivanora Claudia dos Santos Muniz, Antonio Jose Silva Oliveira, Formação das instituições científicas no Brasil e no Maranhão (de 1800 a 1950), REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, Trabalho Completo
1999, Judite Eugênia Barbosa Costa, Antonio Jose Silva Oliveira, Ivanora Claudia dos Santos Muniz, Estudos epistemológico e metodológico no ensino de Ciências, REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, Resumo
Capítulos de livros (1)
2019, PENSAR, LER, ENSINAR: notas sobre as atividades no estágio de docência e reflexões do supervisor nas suas interfaces teoria-prática, PENSAR, LER, ENSINAR: notas sobre as atividades de Estágio de Docência e reflexões do supervisor nas suas interfaces teoria-prática, Judite Eugênia Barbosa Costa, Marly Cutrim de Menezes
Trabalho de conclusão de curso (13)
DA IMPORTÂNCIA DA CONDIÇÃO DE IGUALDADE HUMANA NO ESTADO DE NATUREZA PARA A GERAÇÃO DO ESTADO DE RACIONALIDADE EM HOBBES., FABIO COIMBRA , 12/2012
ENSINO DE FILOSOFIA NO QUILOMBO DE DAMÁSIO, GUIMARÃES-MA: UMA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE, SAMARA DIAS FERREIRA , 01/2014
O BOM SENSO COMO INSTRUMENTO NATURAL EM TODOS OS HOMENS AVALIADO POR RENE DESCARTES NO DISCURSO DO MÉTODO, JOAO BATISTA VALE SOBRINHO , 09/2014
FILOSOFIA NAS SÉRIES INICIAIS: PRINCIPAIS DESAFIOS , GARDENIA RAMOS DA SILVA , 10/2014
THOMAS HOBBES: PENSAMENTO E PRÁTICA POLÍTICA , GIRANEIDE NOGUEIRA , 10/2014
O ENSINO DE FILOSOFIA NA ESCOLA PÚBLICA NO ENSINO FUNDAMENTAL , KATIA CILENE MENDES DOS REIS , 10/2014
O ENSINO DE FILOSOFIA NAS SÉRIES INICIAIS: ENSINO FUNDAMENTAL DE PINDARÉ-MIRIM , LAUDICEA CUTRIM COSTA , 10/2014
EDUCAR PARA O PENSAR: FILOSOFIA NAS SÉRIES INICIAIS EM PINDARÉ-MIRIM , MARIA IVANILDA DA SILVA BEZERRA , 10/2014
CONHECER ATRAVÉS DO DIALOGO: A PRÁTICA DIALOGADA COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SEGUNDO MATTHEW LIPMAN , POLIANA SOUSA NASCIMENTO , 10/2014
A POLÍTICA NA FILOSOFIA DE THOMAS HOBBES , MARIA MADALENA MENDES CARDOSO , 10/2014
O BOM SENSO COMO INSTRUMENTO NATURAL EM TODOS OS HOMENS AVALIADO POR RENE DESCARTES NO DISCURSO DO MÉTODO, JOAO BATISTA VALE SOBRINHO , 01/2015
A Filosofia Na Construção Prática Do Conhecimento de Mundo nas Series Iniciais do Ensino Fundamental, CLAUDIA ISABEL SANTOS AVELAR , 04/2015
Os benefícios da capoeira para o idoso., EVERTON OLIVEIRA DE CARVALHO , 01/2015
fim do conteúdo