CAMILA RODRIGUES VIANA
COJO - COORDENAÇÃO DO CURSO DE JORNALISMO/CCIM???inicioConteudo???
Producción Intelectual
Coordinación de grupo de investigación externa (1) |
2024,EDUCOMUNICAÇÃO EM FOCO: DA CIRCULAÇÃO DISCURSIVA AO TRATAMENTO DIDÁTICO DOS GÊNEROS JORNALISTICOS NO ESPAÇO ESCOLAR , CCIM/UFMA |
Artículos (9) |
2021, MARANHENSIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR: FORMAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE O LUGAR CURRICULAR E A POSIÇÃO SUJEITO-PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL I, ISSN: 23588322 |
2020, Literatura infantil em ação: as marcas da autoria feminina nas obras aprovadas pelo PNLD/Literário, ISSN: 22365400 |
2020, . Tecnologias digitais como recurso pedagógico: da prática ao discurso de professores alfabetizadores, ISSN: 26756846 |
2019, O leitor-literário entre os muros da escolarização: análise da (in) visibilidade da literatura infantil na BNCC, ISSN: 21793948 |
2019, A ciência em construção sob o prisma da complexidade, ISSN: 14136457 |
2019, formações discursivas da imagem indígena no livro didático: dos estereótipos da historiografia linguística aos critérios avaliativos e pedagógicos do PNLD e da BNCC, ISSN: 14136457 |
2019, Práticas de escritas científicas: o relatório de estágio como espaço de reflexão docente e construção identitária, ISSN: 14136457 |
2014, ANÁLISE DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO COMO VIOLÊNCIA SIMBÓLICA: O ENSINO DE GRAMÁTICA NORMATIVA E O SILENCIAMENTO DO SUJEITO NO CONTEXTO ESCOLAR, ISSN: 21793948 |
2014, A gramática de usos do português na contemporaneidade: uma proposta de ensino, ISSN: 15198782 |
Publicación en eventos (13) |
2020, , Uso da pontuação na escrita, curso de português instrumental 2, |
2020, , Educação em tempos remotos: Planejamento e estrategias tecnológicas, Jornada formativa da editora FTD, |
2020, , Ensino Fundamental: planejamento e estratégias tecnológicas, Semana Pedagógica de retorno das aulas, |
2020, , Educação infantil em tempos remotos, Jornada Pedagógica de uso de tecnologias em tempos remotos, |
2020, , BNCC NO ENSINO FUNDAMENTAL: DO CURRÍCULO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, Jornada Pedagógica, |
2019, , Documento Comum Curricular do território Maranhense para a educação infantil, Formação Pedagógica e as implicações da BNCC, |
2019, Camila Rodrigues Viana, Thaymison Gomes de Sousa, O olhar fotográfico como prática de leitura: uma proposta pedagógica, II Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, Resumo |
2019, , Leitura em ação: das estratégias aos gêneros acadêmicos, Leitura em Ação, |
2018, Camila Rodrigues Viana, Elem Kassia Gomes, O gênero reportagem no livro didático:o processo de didatização da esfera jornalistica à sala de aula, II Congresso Internacional de Letras ( II CONIL), Trabalho Completo |
2016, , Caminhos da pesquisa: o livro didático como objeto complexo de investigação, Seminário de pesquisa, |
2015, Camila Rodrigues Viana, Maria Da Guia Taveiro Silva, A sociolínguistica como proposta de análise de Livro Didático, VI SEMINÁRIO REGIONAL DE GEOSSOCIOLINGUÍSTICA (SERGEL), Resumo |
2014, Camila Rodrigues Viana, Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira, Uma perspectiva discursiva na linguagem popular: a gramática de usos do português na contemporaneidade, XVII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, Trabalho Completo |
2014, Camila Rodrigues Viana, As contribuições da Sociolinguística para análise de livro didático: prática alfabetizadora X letrada, Abralin em Cena, Resumo |
Capítulos de libros (7) |
2022, A interculturalidade como caminho para a descolonização dos saberes escolares, Olhares linguísticos para os povos originários no Brasil: perspectivas para educação escolar indígena e suas desconstruções, Camila Rodrigues Viana, Carla Bastiani, Francisco Edviges Albuquerque |
2019, Caminhos das políticas públicas do livro didático: do processo de seleção aos critérios avaliativos do PNLD, Políticas educacionais na educação básica: impactos e perspectiva na escola pública, Camila Rodrigues Viana, witembergue gomes zaparoli, Carla Bastiani |
2016, O RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO OBJETO COMPLEXO DE INVESTIGAÇÃO, EDUCAÇÃO EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, Camila Rodrigues Viana, Elem Kassia Gomes |
2016, A CONCEPÇÃO DE LETRAMENTO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PRÁTICA OU TEORIA?, Educação em/para os direitos humanos, diversidade, ética e cidadania, Camila Rodrigues Viana, Maria Da Guia Taveiro Silva, Elem Kassia Gomes |
2016, O discurso de professores do curso de física: os desafios e perspectivas da formação docente, Educação e/em para os direitos humanos, ética, diversidade e cidadania, Jailton Romão Viana, Camila Rodrigues Viana, Francisco de Assis Almada |
2014, O que são materiais didáticos ? uma abordagem na Linguística Aplicada, Pesquisas em Língua (gem) e demandas do ensino básico, Camila Rodrigues Viana, Elem Kassia Gomes, Kerlly Karine Pereira Herenio, Wagner Rodrigues da Silva, Janete Silva dos Santos, Marcio Araujo de Melo |
2014, As contribuições da Sociolinguística para análise de livro didático: prática alfabetizadora X letrada, Anais [do] Congresso ABRALIN em Cena no Tocantins [Livro eletrônico] : Pesquisas Linguísticas e Demandas do Ensino Básico,, Camila Rodrigues Viana |
Participación en banca de curso (21) |
2024, Monografia de Graduação LEITURA INFANTIL ESCOLARIZADA: ANALISE DA PRATICA E CIRCULACAO DOS GENEROS LITERARIOS NOS LIVROS DIDATICOS APROVADOS PELO PNLD/23 ANOS INICIAIS , ANA CLARA SOUSA RIBEIRO |
2024, Monografia de Graduação MEMORIAL DE UMA MAE-ACADEMICA: NARRATIVAS DE FORMACAO ENTRE OS MUROS DA UNIVERSIDADE E DA MATERNIDADE ACAO INFANTIL NO MUNICIPIO DE IMPERATRIZ - MA, ERICA SABRINA DE JESUS SOUZA |
2024, Monografia de Graduação GENEROS MIDIATICOS: OS MEMES COMO RECURSOS PEDAGOGICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LINGUA PORTUGUESA, PAULO MATOS PEREIRA |
2024, Monografia de Graduação JORNALISMO ALTERNATIVO E SAUDE EM FOCO: ANALISE DA DISCURSIVIDADE DAS NOTICIAS DO INSTAGRAM IMPERATRIZ ONLINE, ANA KARLA DE SOUSA SILVA |
2023, Monografia de Graduação ANALISE DAS (IM) POSSIBILIDADES DO USO DA PLATAFORMA GEDUC E O ENSINO REMOTO: A EXPERIENCIA DOS PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DA REDE PUBLICA EM IMPERATRIZ -MA, JOANA CAROLINE BATISTA DE ALMEIDA |
2023, Monografia de Graduação OS PROJETOS DE LEITURAS IMPLANTADOS NAS REDES MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ- MA , VIVIANE SILVA VIEIRA |
2023, Monografia de Graduação RADIO CONQUISTA FM: cobertura local em Itinga do Maranhao, um quase deserto de noticias, JULIANA SANTANA DA SILVA |
2023, Monografia de Graduação Longform “Maes de UTI”, ANDREIA CABRAL NASCIMENTO |
2023, Monografia de Graduação Alfabetizacao midiatica e mulheres em acao: analise da circulacao discursiva da figura feminina no cinema, ANANDA FERNANDA COSTA DA SILVA |
2022, Monografia de Graduação A MARANHENSIDADE NA ALFABETIZACAO: (im)possibilidades pedagogicas nos livros didaticos aprovados pelo PNLD/2023 anos iniciais, MAIARA DE JESUS SOARES |
2021, Monografia de Graduação CONTRIBUICAO DA EDUCACAO AMBIENTAL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCACAO INFANTIL, ROMENIA DA SILVA MENESES |
2020, Monografia de Graduação A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESPACO DE FORMACAO DE CRIANCAS LEITORAS: reflexoes nas escolas de educacao infantil e anos inicias do ensino fundamental da zona urbana de Sitio Novo-MA, DANIELA DA SILVA MOREIRA |
2020, Monografia de Graduação A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESPACO DE FORMACAO DE CRIANCAS LEITORAS: reflexoes nas escolas de educacao infantil e anos inicias do ensino fundamental da zona urbana de Sitio Novo-MA, DANIELA DA SILVA MOREIRA |
2020, Monografia de Graduação Desafios e experiencias vivenciadas durante os estagios obrigatorios do curso de pedagogia da Universidade Federal do Maranhao - Centro de Cienciais Sociais, Saude e Tecnologia., NAELMA PEREIRA DE OLIVEIRA |
2019, Monografia de Graduação OS CRITERIOS AVALIATIVOS DE LIVROS DIDATICOS: uma interface entre o PNLD e as concepcoes do docente da educacao do campo, MOISÉS ALMEIDA ARAUJO |
2019, Monografia de Graduação O LEITOR INFANTIL: estrategias pedagogicas na Educacao Infantil, MARIA ELIZETE AMORIM RAMOS SANTOS |
2019, Monografia de Graduação OS CRITERIOS AVALIATIVOS DO LIVRO DIDATICA DE LINGUA PORTUGUESA: UM DIALOGO ENTRE O EIXO DE PRODUCAO DE TEXTO ESCRITO E O PROCESSO DE ALFABETIZACAO, ANA PAULA NASCIMENTO SILVA |
2019, Monografia de Graduação A EVASAO ESCOLAR NA EJA EM UMA ESCOLA DO CAMPO DO MUNICIPIO DE GRAJAU - MA, CARMINOLIA GOMES DA CUNHA SOUSA |
2019, Monografia de Graduação O PAPEL DA FAMILIA NO PROCESSO EDUCATIVO EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICIPIO DE GRAJAU, MARANHAO, GILBERTO CORTEZ DO NASCIMENTO |
2019, Monografia de Graduação A PRECARIEDADE DE ESTRUTURA E A INSTITUICAO ESCOLAR: O PROBLEMA DE TRANSPORTE ESCOLAR NA PARTICIPACAO (FREQUENCIA OU RENDIMENTO DOS ALUNOS) , CLENILDE RIBEIRO DE SOUZA |
2019, Monografia de Graduação EDUCACAO ESCOLAR INDIGENA ESPECIFICA E DIFERENCIADA EM UMA ESCOLA DO MUNICIPIO DE GRAJAU - MA, ROSANGELA DE ALMEIDA CABRAL |
Proyecto final de curso (13) |
AS INTERFACES DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DE SÃO GERALDO DO ARAGUAIA - PA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DO USO DAS TECNOLOGIAS, MOACIR BRITO CARVALHO , 02/2019 |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS, POLLIANA BEZERRA RAMOS MORAES , 02/2019 |
O USO DO CELULAR NA EDUCAÇÃO: (DES) ENCONTROS DE CONCEPÇÕES E POTENCIALIDADES E DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE, VANIZIA CASTRO DE ARAUJO , 02/2019 |
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM LIBRAS: DESAFIOS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM GRAJAÚ - MA, SANDRA DE ALMEIDA SILVA , 02/2019 |
OS CRITÉRIOS AVALIATIVOS DO LIVRO DIDÁTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM DIÁLOGO ENTRE O EIXO DE PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITO E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, ANA PAULA NASCIMENTO SILVA , 03/2019 |
O LEITOR INFANTIL: estratégias pedagógicas na Educação Infantil, MARIA ELIZETE AMORIM RAMOS SANTOS , 07/2019 |
OS CRITÉRIOS AVALIATIVOS DE LIVROS DIDÁTICOS: uma interface entre o PNLD e as concepções do docente da educação do campo, MOISÉS ALMEIDA CHAVES ARAUJO , 07/2019 |
A MARANHENSIDADE NA ALFABETIZAÇÃO: (im)possibilidades pedagógicas nos livros didáticos aprovados pelo PNLD/2023 anos iniciais , MAIARA DE JESUS SOARES , 12/2022 |
Comunicação online: uma análise dos portais de transparência no nordeste do Brasil, ANA LUISA PEREIRA MARQUES , 07/2023 |
Educação midiática e mulheres em ação: análise da representação feminina no cinema, ANANDA FERNANDA COSTA DA SILVA , 07/2023 |
AS (IM) POSSIBILIDADES DO USO DA PLATAFORMA GEDUC E O ENSINO REMOTO: A EXPERIÊNCIA DOS PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DA REDE PÚBLICA EM IMPERATRIZ -MA , JOANA CAROLINE BATISTA DE ALMEIDA , 12/2023 |
PROJETOS DE LEITURA EM AÇÃO: VIVÊNCIAS E PRÁTICAS LITERÁRIAS ESCOLARIZADAS NA ALFABETIZAÇÃO , VIVIANE SILVA VIEIRA , 12/2023 |
Jornalismo alternativo e saúde em foco: análise da discursividade das notícias do instagram imperatriz online, ANA KARLA DE SOUSA SILVA , 12/2023 |