Ir para acessibilidade

EDITH MARIA BATISTA FERREIRA

DEEI - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Artigos (10)
2022, O rei está nu: as ?vergonhas? da educação infantil expostas na pandemia, ISSN: 25258761
2021, A Linha do Tempo como dispositivo de autoformação de professores/as, ISSN: 26759144
2020, A formação da criança leitora por meio dos gêneros do discurso: questões metodológicas, ISSN: 23170972
2020, Diáspora Virtual: Processos de Identificações e Pertencimento em uma Comunidade Virtual de Aprendizagem, ISSN: 25253409
2020, Traços da pedagogia freiriana na docência universitária: O estagio de docência como atividade fomentadora da práxis pedagógica, ISSN: 08727643
2020, O PROGRAMA ALFABETIZA MARANHÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS, ISSN: 25268449
2020, Grafismo corporal indígena: tecendo memórias Tucuns, ISSN: 22381279
2019, A ESCRITA COMO ATO REFLEXIVO: o ensaio como dispositivo pedagógico na formação docente, ISSN: 21782229
2017, Cadê o sentido que estava aqui? O gato comeu! ? discutindo o trabalho com a linguagem escrita na educação infantil, ISSN: 19831730
2015, FORMAR PROFESSORES/AS PESQUISADORES/AS: um movimento de reinvenção da escola, ISSN: 24475777
Publicação em eventos (59)
2022, FERREIRA, Sarah Regina Santos, Edith Maria Batista Ferreira, ?VAMOS PLANTAR BATATA DOCE??: A ESCUTA DAS CRIANÇAS NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, VIII CONEDU, Trabalho Completo
2021, , INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROJETOS INTEGRADORES: TESSITURA DE SABERES PARA A FORMAÇÃO DO BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO, VII e VIII SEPEMO,
2021, , UMA ESCUTA SENSÍVEL SOBRE A CONCEPÇÃO DO ATO DO ATO DE LER POR CRIANÇAS DO 2o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, V Congresso Brasileiro de Alfabetização - CONBALf,
2021, , A LINHA DO TEMPO COMO DISPOSITIVO DE AUTOFORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS, VII e VIII SEPEMO,
2021, Edith Maria Batista Ferreira, Joselma Ferreira Lima e Silva, Prática pedagógica Interdisciplinar do Projeto Integrador: Experiências, Diálogos e Construção Partilhada do PROEJA, Pré-Colóquio Internacional Paulo Freire, Trabalho Completo
2021, , A LINGUAGEM ESCRITA DESTITUÍDA DO DESEJO DE EXPRESSÃO: implicações para a formação do/a pequeno/a leitor/a e produtor/a de texto, V Congresso Brasileiro de Alfabetização - CONBALf,
2021, , Experiência de autoformação docente, IV Colóquio Lecturi,
2020, Edith Maria Batista Ferreira, Francy Sousa Rabelo, Joselma Ferreira Lima e Silva, Maria Socorro Lucena Lima, SER E FAZER-SE DOCENTE PELO DIÁLOGO ESCRITO: AS CARTAS PEDAGÓGICAS COMO DISPOSITIVOS DE FORMAÇÃO, IV Encontro Luso-Brasileiro, Trabalho Completo
2019, , O PROJETO DE PESQUISA ?OBSERVATÓRIO DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO?, III Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia,
2019, Edith Maria Batista Ferreira, Joelma reis Correia, Joselma Ferreira Lima e Silva, ENTRECRUZAMENTOS ENTRE MEMÓRIAS E CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO, VI SEPEMO, Trabalho Completo
2019, , ENTRECRUZAMENTOS ENTRE MEMÓRIAS E CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO, VI SEPEMO,
2019, , AUTOFORMAÇÃO E APRENDIZAGEM AO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA: considerações sobre o caminho percorrido, XXIV Semana Universitária UECE,
2019, , FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: IMPASSES E PERSPECTIVAS NA/PARA A SALA DE AULA, VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO,
2019, , PERSPECTIVA DISCURSIVA E AUTOFORMAÇÃO DE PROFESSORAS: POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO, ENCONTRO ESTADUAL DE ALFABETIZAÇÃO,
2019, , PROJETO DE EXTENSÃO ENTRELINHAS: ALFABETIZAÇÃO DIALÓGICA, III Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia,
2019, , ENSINANDO A LER E A ESCREVER NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO PELA PORTA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS, III Colóquio Lecturi,
2019, , Ser e fazer-se docente pelo diálogo escrito: as cartas como dispositivo de formação, IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores,
2018, Edith Maria Batista Ferreira, Jorgiana Nascimento, JOELMA REIS CORREIA, Em busca de uma metodologia para o ensino da linguagem escrita como interação: a experiência no Projeto de Extensão Entrelinhas, VIII Encontro de Educadores - pesquisas e experiências, Trabalho Completo
2018, Edith Maria Batista Ferreira, Joselma Ferreira Lima e Silva, REMEMORAÇÕES SOBRE TORNAR-SE PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, XXII Semana universitária - UECE, Resumo
2018, Edith Maria Batista Ferreira, Joselma Ferreira Lima e Silva, Silvia Nóbrega-Therrien, Samara Moura, Jacques Therrien, UMA ESCRITA DE SI PARA O OUTRO: A CARTA PEDAGÓGICA COMO DISPOSITIVO PARA A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL, XIX ENDIPE, Trabalho Completo
2018, Edith Maria Batista Ferreira, Joselma Ferreira Lima e Silva, FORMANDO PROFESSORES PELA EAD: SINAIS DE CRISE NA FORMAÇÃO DOCENTE?, V SEPEMO, Trabalho Completo
2018, Edith Maria Batista Ferreira, Joselma Ferreira Lima e Silva, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE RESISTÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE, V SEPEMO, Trabalho Completo
2018, Edith Maria Batista Ferreira, Marinalva Nascimento, O ensino de Ciências: sentidos, enfoques e função social, XVI Encontro Humanístico, Trabalho Completo
2018, Edith Maria Batista Ferreira, JOELMA REIS CORREIA, A linguagem escrita na educação infantil destituída do desejo de expressão:, VII Encontro de educadores - pesquisas e experiências, Trabalho Completo
2018, Edith Maria Batista Ferreira, Diferentes concepções de linguagem: uma abordagem metodológica, VIII Encontro de educadores - pesquisas e experiências, Trabalho Completo
2017, Edith Maria Batista Ferreira, Renata Rosa Russo Pinheiro Costa Ribeiro, Joselma Ferreira Lima e Silva, Francione Charapa Alves, ATELIÊ BIOGRÁFICO COMO METODOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TECENDO PRÁTICAS REFLEXIVAS E INVESTIGATIVAS, Encontro Internacional de Jovens Investigadores - JOIN, Trabalho Completo
2017, Edith Maria Batista Ferreira, Joselma Ferreira Lima e Silva, ESCREVER SOBRE SI: POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA INFÂNCIA, IV SEPEMO, Trabalho Completo
2016, Edith Maria Batista Ferreira, JOELMA REIS CORREIA, AGORA NÃO PODEMOS MAIS TRABALHAR COM A ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL!!! NÃO É DISSO QUE ESTAMOS FALANDO!, XXIII EPEN, Resumo
2016, Edith Maria Batista Ferreira, A leitura e a escrita na educação infantil: o que temos apresentado para nossas crianças pequenas?, XV Encontro Humanístico, Trabalho Completo
2016, Edith Maria Batista Ferreira, OBAX e ABAYOMI: possibilidade de diálogo com a diversidade étnico racial na formação docente na educação infantil, XV Encontro Humanístico, Trabalho Completo
2016, Edith Maria Batista Ferreira, Claudileude de Jesus Silva, Formar leitores/as: a participação das Bibliotecas Comunitárias na construção de políticas públicas para o livro, leitura e bibliotecas, IX Encontro Maranhense de História da Educação - EMHE, Trabalho Completo
2016, Edith Maria Batista Ferreira, JOELMA REIS CORREIA, Linguagem escrita: como anda esse trabalho com as crianças pequenas nas escolas maranhenses?, IX Encontro Maranhense de História da Educação - EMHE, Trabalho Completo
2016, Edith Maria Batista Ferreira, Formação de professores e pesquisa intervenção: ressignificando a relação teoria e prática, 1ª ANPEd Norte, Trabalho Completo
2016, Edith Maria Batista Ferreira, Francy Sousa Rabelo, Aprendendo a ser formador/a: contribuições do Estágio Supervisionado para a formação do pedagogo/a, VII Fórum Internacional de Pedagogia, Resumo
2015, , O FAZER PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexões sobre a rotina, VI SEMINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA,
2015, , IMPLICAÇÕES DO COMPORTAMENTO INFANTIL NA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO DOCENTE, VI SEMINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA,
2014, Edith Maria Batista Ferreira, LEITURA COM E NA COMUNIDADE: REFLEXÕES SOBRE ENCONTROS ENTRE LIVROS E LEITORES EM BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS, VII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Resumo
2014, , LEITURA COM E NA COMUNIDADE: reflexões sobre encontros entre livros e leitores em bibliotecas comunitárias, VII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO,
2012, , O PROFESSOR COMO INTELECTUAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO EMANCIPATÓRIO DO HOMEM: uma leitura a partir da teoria crítica, V ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO,
2012, COELHO, Sheila Cristina Rocha, Edith Maria Batista Ferreira, OLIVEIRA, Francisca das Chagas Lima, O PROFESSOR COMO INTELECTUAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO EMANCIPATÓRIO DO HOMEM: uma leitura a partir da teoria crítica, V ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO: PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS, Trabalho Completo
2011, Edith Maria Batista Ferreira, COELHO, Sheila Cristina Rocha, FACES E DISFARCES DA VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR: marcas deixadas na alma de alunos e professores, XX EPENN, Trabalho Completo
2011, Edith Maria Batista Ferreira, O deslocamento do/a professor/a das suas relações usuais e familiares: o processo de construção do objeto de pesquisa, XX EPENN, Trabalho Completo
2011, , O DESLOCAMENTO DO/A PESQUISADOR/A DAS SUAS RELAÇÕES USUAIS E FAMILIARES: o processo de construção do objeto de pesquisa, XX EPENN,
2010, Edith Maria Batista Ferreira, GONÇALVES, Maria de Fátima da Costa, Perspectivas na formação do/a professor/a: reprodução cultural ou produção de conhecimento?, IV Encontro de educadores do Maranhão São Luís, Trabalho Completo
2009, Edith Maria Batista Ferreira, GONÇALVES, Maria de Fátima da Costa, DA RAZÃO MODERNA A RAZÃO EVOLUÍDA: o lugar do conhecimento científico na prática escolar, ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, Trabalho Completo
2009, , MÃOS QUE EMBALAM HISTÓRIAS: A FORMAÇÃO DE LEITORES INICIANTES A PARTIR DA ALFABETIZAÇÃO FAMILIAR, VI COLÓQUIO DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA,
2009, , Nossa história, nossa memória, Seminário de Formação de Educadores do Comunidade Educativa,
2009, , DA RAZÃO MODERNA A RAZÃO EVOLUÍDA: O LUGAR DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA PRÁTICA ESCOLAR, 19º EPENN,
2009, SILVA, Adriana Silva, Edith Maria Batista Ferreira, Mãos que embalam histórias: a formação doleitor iniciante a partir da alfabetização familiar, VI Colóquio de professores de metodologia de ensino de língua e literatura portuguesa, Trabalho Completo
2009, GONÇALVES, Maria de Fátima da Costa, Edith Maria Batista Ferreira, O NÚCLEO DE PESQUISA ESCOLAR COMPARTILHADA ? NUPECOM COMO UM ESPAÇO DE PODER QUE POSSIBILITA A EMERGÊNCIA DE UMA NOVA IDENTIDADE DOCENTE, IX ENCONTRO HUMANÍSTICO, Trabalho Completo
2008, , LER PRA VALER ? OS CAMINHOS TRILHADOS PELA LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, VIII ENCONTRO HUMANÍSTICO,
2008, Edith Maria Batista Ferreira, ARSENIA PEREIRA DE SOUSA, NÚCLEO DE PESQUISA ESCOLAR COMPARTILHADA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PELA PESQUISA, III Encontro de educação do Maranhão: práticas educativas e cidadania, Trabalho Completo
2008, , NÚCLEO DE PESQUISA ESCOLAR COMPARTILHADA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO E PROFESSORES PELA PESQUISA, III ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO: PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS,
2008, , PROJETO LER PRA VALER - NA TRILHA DA LEITURA, 6º FESTIVAL RECIFENSE DE LITERATURA,
2008, , Ler pra valer: os caminhos trilhados pela leitura literária na educação infantil', II Semana de Educação - currículo e práticas pedagógicas,
2008, Edith Maria Batista Ferreira, LER PRA VALER: os caminhos trilhados pela literatura na educação infantil, VIII Encontro Humanístico, Resumo
2007, , NÚCLEO DE PESQUISA ESCOLAR COMPARTILHADA - UM PROJETO EDUCATIVO EMANCIPATÓRIO PARA O COTIDIANO ESCOLAR, VII Encontro Humanístico,
2004, Edith Maria Batista Ferreira, A criança, o conhecimento social e a construção do número, 1º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMA- XVI SEMIC, Resumo
2004, Edith Maria Batista Ferreira, A etnomatemática, 1º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, Resumo
Capítulos de livros (21)
2022, A ESCOLA FECHOU E AGORA? SENTIMENTOS, SENTIDOS E (RE)SIGNIFICAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NO MARANHÃO, Retratos da alfabetização na pandemia da COVID-19: resultados de uma pesquisa em rede, CORREIA, Joelma Reis., Edith Maria Batista Ferreira, Kátia Cilene Amorim Gomes, Andrea Márcia de Araújo Porto, Daniela Barbosa dos Santos, Patrícia Torres de Barros, Tyciana Vasconcelos Batalha
2022, A EXPERIMENTAÇÃO ESTÉTICA NO PROCESSO DE AUTOFORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, Educação Infantil, Edith Maria Batista Ferreira, JOELMA REIS CORREIA
2021, Ensinar e aprender: movimentos permanentes do projeto Animais Exóticos, Uma escola que dialoga e se reinventa: memórias de um processo de autoformação, Edith Maria Batista Ferreira, SANTOS, Marinete Correa, JESUS, Solange Cristina Campos de
2021, PESQUISA SOBRE APRENDIZAGEM DO ADULTO PROFESSOR: contributos do Estado da Questão, Formação de Professores & Práticas Pedagógicas: o saber e o agir em sinergia, Edith Maria Batista Ferreira, Isabel Maria Sabino de Farias
2021, O estado da questão na trajetória formativa de professores-pesquisadores/as: elementos teóricos, Entrelugares educativos: formação, história e profissão, Edith Maria Batista Ferreira, THERRIEN, JACQUES
2021, Sentidos da/na formação de professores no Observatório das Práticas de Leitura e Escrita, Uma escola que dialoga e se reinventa: memórias de um processo de autoformação, Edith Maria Batista Ferreira, CORREIA, Joelma Reis.
2020, PELAS MÃOS DA LITERATURA: A EXPERIÊNCIA ESTÉTICO-LITERÁRIA E A CRIAÇÃO DE ENCONTROS DIALÓGICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Arte, docência e práticas educativas: experiências e contextos, Edith Maria Batista Ferreira, JOELMA REIS CORREIA
2019, PESQUISA QUANTITATIVA EM EDUCAÇÃO: QUESTÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NA PÓS-GRADUAÇÃO, Educação escolar: diálogos e aplicações., Edith Maria Batista Ferreira, Joselma Ferreira Lima e Silva
2019, AS CARTAS COMO ELEMENTO FORMATIVO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: entre ser e fazer-se docente em educação infantil pelo diálogo escrito., O estágio supervisionado: experiências descoloniais, CORREIA, Joelma Reis., Edith Maria Batista Ferreira, Francy Sousa Rabelo
2019, ENSINANDO A LER E A ESCREVER NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO PELA PORTA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS, A vida na escrita e a escrita na vida: um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet., JOELMA REIS CORREIA, Edith Maria Batista Ferreira
2017, (RE)ENCONTRANDO SENTIDOS DO SER DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DA ESCRITA DE SI, Docência e formação: percurso e narrativas, Edith Maria Batista Ferreira, Joselma Ferreira Lima e Silva, Jacques Therrien
2017, A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: implicações da Hora Atividade, Educação Infantil: escritos contemporâneos, Nivana Célia Silvia Batista, Edith Maria Batista Ferreira
2016, Agora não podemos mais trabalhar com a escrita na educação infantil!!! Não é disso que estamos falando., Questões sobre educação e ensino, Edith Maria Batista Ferreira, JOELMA REIS CORREIA
2016, FORMAÇÃO CONTINUADA PELA PESQUISA: a experiência de uma Comunidade Científica Ampliada chamada NUPECOM, Formação Continuada de professores: múltiplas faces, Edith Maria Batista Ferreira
2016, Aprendendo a ser formador/a: contribuições do Estágio Supervisionado para a formação do Pedagogo/a, Educação em/para os direitos humanos, diversidade, ética e cidadania., Edith Maria Batista Ferreira, Francy Sousa Rabelo
2015, O DIÁRIO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO REGISTRO REFLEXIVO SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA, GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: uma experiência de formação, Edith Maria Batista Ferreira, Karine Costa Barbosa, Neuzanil de Jesus Maia Filgueiras
2015, COORDENADORA DE TUTORIA: compartilhando algumas estratégias por quem está aprendendo o ofício em exercício, GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: uma experiência de formação, Edith Maria Batista Ferreira
2015, O BRINCAR COMO EIXO ORIENTADOR DA PRÁTICA DOCENTE:a experiência com crianças da creche, (RE)VISITANDO AS PRÁTICAS DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ILHA DO MARANHÃO, Magali Dias da Costa Machado, Edith Maria Batista Ferreira
2015, OBAX E ABAYOMI: possibilidades de diálogo com a diversidade étnico-racial no processo de formação docente na educação infantil, A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: distintas abordagens, Edith Maria Batista Ferreira
2014, LEITURA: coletânea de artigos publicados no jornal Mundo Jovem, BIBLIODIVERSIDADE: um novo jeito de incentivar a leitura, Edith Maria Batista Ferreira
2009, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: os determinantes e os desafios brasileiros ante as políticas de estado, Reflexões sobre políticas educacionais no Brasil: consensos e dissensos sobra a educação pública, Edith Maria Batista Ferreira, ALCÂNTARA, Ramon Luis de Santana, OLIVEIRA, Francisca das Chagas Lima
Livros (3)
2021, Uma escola que dialoga e se reinventa: memórias de um processo de autoformação, Edith Maria Batista Ferreira, JOELMA REIS CORREIA
2015, GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: uma experiência de formação, Edith Maria Batista Ferreira, JOELMA REIS CORREIA, SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA
2013, FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS): movimentos de criação?, Edith Maria Batista Ferreira
Trabalho de conclusão de curso (38)
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID: contribuições para o processo de formação inicial de professores, ANDREIA CAROLINA SEVERO LIMA , 08/2014
O ENSINO DO ATO DE LER NA ESCOLA: Formação de decodificadores (as) ou leitores (as) de textos?, FRANCICLEIDE DE SOUSA SILVA , 12/2014
LINGUAGEM ESCRITA E AUTISMO: um estudo de caso, CHAYENE CRISTINA SANTOS CARVALHO DA SILVA , 08/2015
O BRINCAR E A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MARIA NILZETE DE SOUSA LIMA , 12/2014
LER COM SENTIDO É POSSÍVEL? uma análise da realidade do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Coroatá., ANTONIA MARIA PEREIRA JUSTINO , 04/2015
O BRINCAR E A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MARIA NILZETE DE SOUSA LIMA , 12/2014
RELAÇÕES ENTRE O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL DAS CRIANÇAS PEQUENAS , ELISANDRA GUIMARAES SANTANA , 04/2015
AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o registro reflexivo como instrumento de acompanhamento do desenvolvimento da criança, GLEIGA SANDOGAS SOUSA CAVALCANTE , 01/2016
O LÚDICO COMO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, RAIMUNDA NONATA SANTOS DO NASCIMENTO , 01/2016
TODO DIA ELA FAZ TUDO SEMPRE IGUAL? O lugar da criança na rotina da educação infantil., LUZINETE PINTO DOS SANTOS , 01/2016
A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO PROJOVEM URBANO NA UEB ALBERTO PINHEIRO: perfil e expectativas dos/as alunos/as , JOSUEL BEZERRA DE SOUZA , 04/2016
O BRINCAR E A MEDIAÇÃO: A experiência na Escola Municipal em Coroatá-MA , FRANCISCA DE SOUZA LUZ , 04/2015
A AVALIAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA., WANDERLEIA FERREIRA DOS SANTOS BARBOSA , 01/2016
COMPREENDENDO O PROCESSO DE LEITURA NA ESCOLA: A REALIDADE DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE VARGEM GRANDE, ROSÂNGELA MARIA RODRIGUES MORAIS , 05/2016
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: Considerações sobre a prática pedagógica com o estudo da gramática, SANDRO GENNER COSTA SANTOS , 09/2016
AS TRANSFORMAÇÕES NA FAMÍLIA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ESCOLA, JOSIELE FONSECA LIMA , 09/2016
AS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Implicações para a Formação das Crianças , CAMILA CONCEICAO BEZERRA PEREIRA , 08/2016
O PEDAGOGO E SUA PRÁTICA EDUCATIVA COM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS NA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR , MARINETE LINDOSO GASPAR , 01/2017
O QUE AS CRIANÇAS PENSAM SOBRE A ATIVIDADE DE DESENHAR?, MAYRA SILVA DE JESUS , 01/2017
FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: percepções sobre o trabalho da coordenação pedagógica, RITA MARIA SOUSA FRANCO , 01/2017
AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, SHIRLEY CRISTIANE LEITÃO CASTRO , 01/2017
EDUCAÇÃO INFANTIL: percepções das professoras sobre essa etapa da educação básica, ELIZABETH SANTOS CARVALHO DE SOUSA , 01/2017
A HORA ATIVIDADE NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: o que mudou para a educação infantil?, NIVANA CELIA SILVA BATISTA , 01/2017
A LITERATURA COMO UM DIREITO DA CRIANÇA: uma abordagem sobre o encontro com os livros de literatura infantil , WALRIANY ROCHA OLIVEIRA , 01/2017
A PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: discutindo práticas pedagógicas, ANA CRISTINA DO NASCIMENTO COSTA , 05/2017
A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: como tem sido trabalhada?, AURICELIA PEREIRA RODRIGUES , 05/2017
A EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS PEQUENAS, EMERSON NOLETO PEREIRA , 05/2017
EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE ÉTNICO RACIAL: as práticas pedagógicas de uma escola quilombola na comunidade Vila Pitombeira, Buriti – MA, ERLANE SILVA , 05/2017
A LINGUAGEM ESCRITA NA CRECHE: análise da realidade de uma escola municipal de Vargem Grande - MA., WANNESY SOUSA E SOUSA , 07/2018
O ATO DE PLANEJAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um exercício de escuta das crianças, SCALITHE SOUSA CASANOVA , 02/2022
“DESENHO INFANTIL: O que pensam as professoras da pré-escola?”, KARLA RAFAELLE AZEVEDO LEMONJE , 08/2022
OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: uma análise na perspectiva das crianças e da professora, THAISSA INGRYD BELO DINIZ , 07/2023
O BRINCAR HEURÍSTICO E A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA, RAYANE ALVES DE SOUSA , 07/2023
O PROFESSOR ALFABETIZADOR INICIANTE NA CARREIRA DOCENTE, LIVIA NAYARA SILVA SANTOS , 07/2023
PEDAGOGIAS PARTICIPATIVAS: Instrumentos e estratégias de participação da criança na educação infantil, MARIA DE JESUS TRINDADE OLIVEIRA , 07/2023
(NÃO) APRENDIZAGEM DO ATO DE LER: O QUE DIZEM OS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL?, ANA PAULA FERREIRA SILVA , 12/2023
A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E A BRINCADEIRA: contribuições para o trabalho docente na educação infantil, TALYANA MARTINS GOUVEIA , 12/2023
DOCÊNCIA COMPARTILHADA: RUPTURAS COM O TRABALHO SOLITÁRIO DA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ALANA VICTORIA FERREIRA DE MORAES , 12/2023
fim do conteúdo