EDITH MARIA BATISTA FERREIRA
DEEI - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOinicio do conteúdo
Produção Intelectual
Artigos (10) |
2022, O rei está nu: as ?vergonhas? da educação infantil expostas na pandemia, ISSN: 25258761 |
2021, A Linha do Tempo como dispositivo de autoformação de professores/as, ISSN: 26759144 |
2020, A formação da criança leitora por meio dos gêneros do discurso: questões metodológicas, ISSN: 23170972 |
2020, Diáspora Virtual: Processos de Identificações e Pertencimento em uma Comunidade Virtual de Aprendizagem, ISSN: 25253409 |
2020, Traços da pedagogia freiriana na docência universitária: O estagio de docência como atividade fomentadora da práxis pedagógica, ISSN: 08727643 |
2020, O PROGRAMA ALFABETIZA MARANHÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS, ISSN: 25268449 |
2020, Grafismo corporal indígena: tecendo memórias Tucuns, ISSN: 22381279 |
2019, A ESCRITA COMO ATO REFLEXIVO: o ensaio como dispositivo pedagógico na formação docente, ISSN: 21782229 |
2017, Cadê o sentido que estava aqui? O gato comeu! ? discutindo o trabalho com a linguagem escrita na educação infantil, ISSN: 19831730 |
2015, FORMAR PROFESSORES/AS PESQUISADORES/AS: um movimento de reinvenção da escola, ISSN: 24475777 |
Publicação em eventos (59) |
2022, FERREIRA, Sarah Regina Santos, Edith Maria Batista Ferreira, ?VAMOS PLANTAR BATATA DOCE??: A ESCUTA DAS CRIANÇAS NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, VIII CONEDU, Trabalho Completo |
2021, , INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROJETOS INTEGRADORES: TESSITURA DE SABERES PARA A FORMAÇÃO DO BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO, VII e VIII SEPEMO, |
2021, , UMA ESCUTA SENSÍVEL SOBRE A CONCEPÇÃO DO ATO DO ATO DE LER POR CRIANÇAS DO 2o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, V Congresso Brasileiro de Alfabetização - CONBALf, |
2021, , A LINHA DO TEMPO COMO DISPOSITIVO DE AUTOFORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS, VII e VIII SEPEMO, |
2021, Edith Maria Batista Ferreira, Joselma Ferreira Lima e Silva, Prática pedagógica Interdisciplinar do Projeto Integrador: Experiências, Diálogos e Construção Partilhada do PROEJA, Pré-Colóquio Internacional Paulo Freire, Trabalho Completo |
2021, , A LINGUAGEM ESCRITA DESTITUÍDA DO DESEJO DE EXPRESSÃO: implicações para a formação do/a pequeno/a leitor/a e produtor/a de texto, V Congresso Brasileiro de Alfabetização - CONBALf, |
2021, , Experiência de autoformação docente, IV Colóquio Lecturi, |
2020, Edith Maria Batista Ferreira, Francy Sousa Rabelo, Joselma Ferreira Lima e Silva, Maria Socorro Lucena Lima, SER E FAZER-SE DOCENTE PELO DIÁLOGO ESCRITO: AS CARTAS PEDAGÓGICAS COMO DISPOSITIVOS DE FORMAÇÃO, IV Encontro Luso-Brasileiro, Trabalho Completo |
2019, , O PROJETO DE PESQUISA ?OBSERVATÓRIO DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO?, III Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia, |
2019, Edith Maria Batista Ferreira, Joelma reis Correia, Joselma Ferreira Lima e Silva, ENTRECRUZAMENTOS ENTRE MEMÓRIAS E CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO, VI SEPEMO, Trabalho Completo |
2019, , ENTRECRUZAMENTOS ENTRE MEMÓRIAS E CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO, VI SEPEMO, |
2019, , AUTOFORMAÇÃO E APRENDIZAGEM AO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA: considerações sobre o caminho percorrido, XXIV Semana Universitária UECE, |
2019, , FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: IMPASSES E PERSPECTIVAS NA/PARA A SALA DE AULA, VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, |
2019, , PERSPECTIVA DISCURSIVA E AUTOFORMAÇÃO DE PROFESSORAS: POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO, ENCONTRO ESTADUAL DE ALFABETIZAÇÃO, |
2019, , PROJETO DE EXTENSÃO ENTRELINHAS: ALFABETIZAÇÃO DIALÓGICA, III Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia, |
2019, , ENSINANDO A LER E A ESCREVER NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO PELA PORTA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS, III Colóquio Lecturi, |
2019, , Ser e fazer-se docente pelo diálogo escrito: as cartas como dispositivo de formação, IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, |
2018, Edith Maria Batista Ferreira, Jorgiana Nascimento, JOELMA REIS CORREIA, Em busca de uma metodologia para o ensino da linguagem escrita como interação: a experiência no Projeto de Extensão Entrelinhas, VIII Encontro de Educadores - pesquisas e experiências, Trabalho Completo |
2018, Edith Maria Batista Ferreira, Joselma Ferreira Lima e Silva, REMEMORAÇÕES SOBRE TORNAR-SE PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, XXII Semana universitária - UECE, Resumo |
2018, Edith Maria Batista Ferreira, Joselma Ferreira Lima e Silva, Silvia Nóbrega-Therrien, Samara Moura, Jacques Therrien, UMA ESCRITA DE SI PARA O OUTRO: A CARTA PEDAGÓGICA COMO DISPOSITIVO PARA A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL, XIX ENDIPE, Trabalho Completo |
2018, Edith Maria Batista Ferreira, Joselma Ferreira Lima e Silva, FORMANDO PROFESSORES PELA EAD: SINAIS DE CRISE NA FORMAÇÃO DOCENTE?, V SEPEMO, Trabalho Completo |
2018, Edith Maria Batista Ferreira, Joselma Ferreira Lima e Silva, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE RESISTÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE, V SEPEMO, Trabalho Completo |
2018, Edith Maria Batista Ferreira, Marinalva Nascimento, O ensino de Ciências: sentidos, enfoques e função social, XVI Encontro Humanístico, Trabalho Completo |
2018, Edith Maria Batista Ferreira, JOELMA REIS CORREIA, A linguagem escrita na educação infantil destituída do desejo de expressão:, VII Encontro de educadores - pesquisas e experiências, Trabalho Completo |
2018, Edith Maria Batista Ferreira, Diferentes concepções de linguagem: uma abordagem metodológica, VIII Encontro de educadores - pesquisas e experiências, Trabalho Completo |
2017, Edith Maria Batista Ferreira, Renata Rosa Russo Pinheiro Costa Ribeiro, Joselma Ferreira Lima e Silva, Francione Charapa Alves, ATELIÊ BIOGRÁFICO COMO METODOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TECENDO PRÁTICAS REFLEXIVAS E INVESTIGATIVAS, Encontro Internacional de Jovens Investigadores - JOIN, Trabalho Completo |
2017, Edith Maria Batista Ferreira, Joselma Ferreira Lima e Silva, ESCREVER SOBRE SI: POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA INFÂNCIA, IV SEPEMO, Trabalho Completo |
2016, Edith Maria Batista Ferreira, JOELMA REIS CORREIA, AGORA NÃO PODEMOS MAIS TRABALHAR COM A ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL!!! NÃO É DISSO QUE ESTAMOS FALANDO!, XXIII EPEN, Resumo |
2016, Edith Maria Batista Ferreira, A leitura e a escrita na educação infantil: o que temos apresentado para nossas crianças pequenas?, XV Encontro Humanístico, Trabalho Completo |
2016, Edith Maria Batista Ferreira, OBAX e ABAYOMI: possibilidade de diálogo com a diversidade étnico racial na formação docente na educação infantil, XV Encontro Humanístico, Trabalho Completo |
2016, Edith Maria Batista Ferreira, Claudileude de Jesus Silva, Formar leitores/as: a participação das Bibliotecas Comunitárias na construção de políticas públicas para o livro, leitura e bibliotecas, IX Encontro Maranhense de História da Educação - EMHE, Trabalho Completo |
2016, Edith Maria Batista Ferreira, JOELMA REIS CORREIA, Linguagem escrita: como anda esse trabalho com as crianças pequenas nas escolas maranhenses?, IX Encontro Maranhense de História da Educação - EMHE, Trabalho Completo |
2016, Edith Maria Batista Ferreira, Formação de professores e pesquisa intervenção: ressignificando a relação teoria e prática, 1ª ANPEd Norte, Trabalho Completo |
2016, Edith Maria Batista Ferreira, Francy Sousa Rabelo, Aprendendo a ser formador/a: contribuições do Estágio Supervisionado para a formação do pedagogo/a, VII Fórum Internacional de Pedagogia, Resumo |
2015, , O FAZER PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexões sobre a rotina, VI SEMINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA, |
2015, , IMPLICAÇÕES DO COMPORTAMENTO INFANTIL NA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO DOCENTE, VI SEMINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA, |
2014, Edith Maria Batista Ferreira, LEITURA COM E NA COMUNIDADE: REFLEXÕES SOBRE ENCONTROS ENTRE LIVROS E LEITORES EM BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS, VII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Resumo |
2014, , LEITURA COM E NA COMUNIDADE: reflexões sobre encontros entre livros e leitores em bibliotecas comunitárias, VII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, |
2012, , O PROFESSOR COMO INTELECTUAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO EMANCIPATÓRIO DO HOMEM: uma leitura a partir da teoria crítica, V ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO, |
2012, COELHO, Sheila Cristina Rocha, Edith Maria Batista Ferreira, OLIVEIRA, Francisca das Chagas Lima, O PROFESSOR COMO INTELECTUAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO EMANCIPATÓRIO DO HOMEM: uma leitura a partir da teoria crítica, V ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO: PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS, Trabalho Completo |
2011, Edith Maria Batista Ferreira, COELHO, Sheila Cristina Rocha, FACES E DISFARCES DA VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR: marcas deixadas na alma de alunos e professores, XX EPENN, Trabalho Completo |
2011, Edith Maria Batista Ferreira, O deslocamento do/a professor/a das suas relações usuais e familiares: o processo de construção do objeto de pesquisa, XX EPENN, Trabalho Completo |
2011, , O DESLOCAMENTO DO/A PESQUISADOR/A DAS SUAS RELAÇÕES USUAIS E FAMILIARES: o processo de construção do objeto de pesquisa, XX EPENN, |
2010, Edith Maria Batista Ferreira, GONÇALVES, Maria de Fátima da Costa, Perspectivas na formação do/a professor/a: reprodução cultural ou produção de conhecimento?, IV Encontro de educadores do Maranhão São Luís, Trabalho Completo |
2009, Edith Maria Batista Ferreira, GONÇALVES, Maria de Fátima da Costa, DA RAZÃO MODERNA A RAZÃO EVOLUÍDA: o lugar do conhecimento científico na prática escolar, ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, Trabalho Completo |
2009, , MÃOS QUE EMBALAM HISTÓRIAS: A FORMAÇÃO DE LEITORES INICIANTES A PARTIR DA ALFABETIZAÇÃO FAMILIAR, VI COLÓQUIO DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, |
2009, , Nossa história, nossa memória, Seminário de Formação de Educadores do Comunidade Educativa, |
2009, , DA RAZÃO MODERNA A RAZÃO EVOLUÍDA: O LUGAR DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA PRÁTICA ESCOLAR, 19º EPENN, |
2009, SILVA, Adriana Silva, Edith Maria Batista Ferreira, Mãos que embalam histórias: a formação doleitor iniciante a partir da alfabetização familiar, VI Colóquio de professores de metodologia de ensino de língua e literatura portuguesa, Trabalho Completo |
2009, GONÇALVES, Maria de Fátima da Costa, Edith Maria Batista Ferreira, O NÚCLEO DE PESQUISA ESCOLAR COMPARTILHADA ? NUPECOM COMO UM ESPAÇO DE PODER QUE POSSIBILITA A EMERGÊNCIA DE UMA NOVA IDENTIDADE DOCENTE, IX ENCONTRO HUMANÍSTICO, Trabalho Completo |
2008, , LER PRA VALER ? OS CAMINHOS TRILHADOS PELA LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, VIII ENCONTRO HUMANÍSTICO, |
2008, Edith Maria Batista Ferreira, ARSENIA PEREIRA DE SOUSA, NÚCLEO DE PESQUISA ESCOLAR COMPARTILHADA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PELA PESQUISA, III Encontro de educação do Maranhão: práticas educativas e cidadania, Trabalho Completo |
2008, , NÚCLEO DE PESQUISA ESCOLAR COMPARTILHADA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO E PROFESSORES PELA PESQUISA, III ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO: PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS, |
2008, , PROJETO LER PRA VALER - NA TRILHA DA LEITURA, 6º FESTIVAL RECIFENSE DE LITERATURA, |
2008, , Ler pra valer: os caminhos trilhados pela leitura literária na educação infantil', II Semana de Educação - currículo e práticas pedagógicas, |
2008, Edith Maria Batista Ferreira, LER PRA VALER: os caminhos trilhados pela literatura na educação infantil, VIII Encontro Humanístico, Resumo |
2007, , NÚCLEO DE PESQUISA ESCOLAR COMPARTILHADA - UM PROJETO EDUCATIVO EMANCIPATÓRIO PARA O COTIDIANO ESCOLAR, VII Encontro Humanístico, |
2004, Edith Maria Batista Ferreira, A criança, o conhecimento social e a construção do número, 1º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMA- XVI SEMIC, Resumo |
2004, Edith Maria Batista Ferreira, A etnomatemática, 1º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, Resumo |
Capítulos de livros (21) |
2022, A ESCOLA FECHOU E AGORA? SENTIMENTOS, SENTIDOS E (RE)SIGNIFICAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NO MARANHÃO, Retratos da alfabetização na pandemia da COVID-19: resultados de uma pesquisa em rede, CORREIA, Joelma Reis., Edith Maria Batista Ferreira, Kátia Cilene Amorim Gomes, Andrea Márcia de Araújo Porto, Daniela Barbosa dos Santos, Patrícia Torres de Barros, Tyciana Vasconcelos Batalha |
2022, A EXPERIMENTAÇÃO ESTÉTICA NO PROCESSO DE AUTOFORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, Educação Infantil, Edith Maria Batista Ferreira, JOELMA REIS CORREIA |
2021, Ensinar e aprender: movimentos permanentes do projeto Animais Exóticos, Uma escola que dialoga e se reinventa: memórias de um processo de autoformação, Edith Maria Batista Ferreira, SANTOS, Marinete Correa, JESUS, Solange Cristina Campos de |
2021, PESQUISA SOBRE APRENDIZAGEM DO ADULTO PROFESSOR: contributos do Estado da Questão, Formação de Professores & Práticas Pedagógicas: o saber e o agir em sinergia, Edith Maria Batista Ferreira, Isabel Maria Sabino de Farias |
2021, O estado da questão na trajetória formativa de professores-pesquisadores/as: elementos teóricos, Entrelugares educativos: formação, história e profissão, Edith Maria Batista Ferreira, THERRIEN, JACQUES |
2021, Sentidos da/na formação de professores no Observatório das Práticas de Leitura e Escrita, Uma escola que dialoga e se reinventa: memórias de um processo de autoformação, Edith Maria Batista Ferreira, CORREIA, Joelma Reis. |
2020, PELAS MÃOS DA LITERATURA: A EXPERIÊNCIA ESTÉTICO-LITERÁRIA E A CRIAÇÃO DE ENCONTROS DIALÓGICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Arte, docência e práticas educativas: experiências e contextos, Edith Maria Batista Ferreira, JOELMA REIS CORREIA |
2019, PESQUISA QUANTITATIVA EM EDUCAÇÃO: QUESTÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NA PÓS-GRADUAÇÃO, Educação escolar: diálogos e aplicações., Edith Maria Batista Ferreira, Joselma Ferreira Lima e Silva |
2019, AS CARTAS COMO ELEMENTO FORMATIVO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: entre ser e fazer-se docente em educação infantil pelo diálogo escrito., O estágio supervisionado: experiências descoloniais, CORREIA, Joelma Reis., Edith Maria Batista Ferreira, Francy Sousa Rabelo |
2019, ENSINANDO A LER E A ESCREVER NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO PELA PORTA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS, A vida na escrita e a escrita na vida: um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet., JOELMA REIS CORREIA, Edith Maria Batista Ferreira |
2017, (RE)ENCONTRANDO SENTIDOS DO SER DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DA ESCRITA DE SI, Docência e formação: percurso e narrativas, Edith Maria Batista Ferreira, Joselma Ferreira Lima e Silva, Jacques Therrien |
2017, A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: implicações da Hora Atividade, Educação Infantil: escritos contemporâneos, Nivana Célia Silvia Batista, Edith Maria Batista Ferreira |
2016, Agora não podemos mais trabalhar com a escrita na educação infantil!!! Não é disso que estamos falando., Questões sobre educação e ensino, Edith Maria Batista Ferreira, JOELMA REIS CORREIA |
2016, FORMAÇÃO CONTINUADA PELA PESQUISA: a experiência de uma Comunidade Científica Ampliada chamada NUPECOM, Formação Continuada de professores: múltiplas faces, Edith Maria Batista Ferreira |
2016, Aprendendo a ser formador/a: contribuições do Estágio Supervisionado para a formação do Pedagogo/a, Educação em/para os direitos humanos, diversidade, ética e cidadania., Edith Maria Batista Ferreira, Francy Sousa Rabelo |
2015, O DIÁRIO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO REGISTRO REFLEXIVO SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA, GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: uma experiência de formação, Edith Maria Batista Ferreira, Karine Costa Barbosa, Neuzanil de Jesus Maia Filgueiras |
2015, COORDENADORA DE TUTORIA: compartilhando algumas estratégias por quem está aprendendo o ofício em exercício, GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: uma experiência de formação, Edith Maria Batista Ferreira |
2015, O BRINCAR COMO EIXO ORIENTADOR DA PRÁTICA DOCENTE:a experiência com crianças da creche, (RE)VISITANDO AS PRÁTICAS DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ILHA DO MARANHÃO, Magali Dias da Costa Machado, Edith Maria Batista Ferreira |
2015, OBAX E ABAYOMI: possibilidades de diálogo com a diversidade étnico-racial no processo de formação docente na educação infantil, A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: distintas abordagens, Edith Maria Batista Ferreira |
2014, LEITURA: coletânea de artigos publicados no jornal Mundo Jovem, BIBLIODIVERSIDADE: um novo jeito de incentivar a leitura, Edith Maria Batista Ferreira |
2009, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: os determinantes e os desafios brasileiros ante as políticas de estado, Reflexões sobre políticas educacionais no Brasil: consensos e dissensos sobra a educação pública, Edith Maria Batista Ferreira, ALCÂNTARA, Ramon Luis de Santana, OLIVEIRA, Francisca das Chagas Lima |
Livros (3) |
2021, Uma escola que dialoga e se reinventa: memórias de um processo de autoformação, Edith Maria Batista Ferreira, JOELMA REIS CORREIA |
2015, GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: uma experiência de formação, Edith Maria Batista Ferreira, JOELMA REIS CORREIA, SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA |
2013, FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS): movimentos de criação?, Edith Maria Batista Ferreira |
Trabalho de conclusão de curso (38) |
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID: contribuições para o processo de formação inicial de professores, ANDREIA CAROLINA SEVERO LIMA , 08/2014 |
O ENSINO DO ATO DE LER NA ESCOLA: Formação de decodificadores (as) ou leitores (as) de textos?, FRANCICLEIDE DE SOUSA SILVA , 12/2014 |
LINGUAGEM ESCRITA E AUTISMO: um estudo de caso, CHAYENE CRISTINA SANTOS CARVALHO DA SILVA , 08/2015 |
O BRINCAR E A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MARIA NILZETE DE SOUSA LIMA , 12/2014 |
LER COM SENTIDO É POSSÍVEL? uma análise da realidade do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Coroatá., ANTONIA MARIA PEREIRA JUSTINO , 04/2015 |
O BRINCAR E A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MARIA NILZETE DE SOUSA LIMA , 12/2014 |
RELAÇÕES ENTRE O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL DAS CRIANÇAS PEQUENAS , ELISANDRA GUIMARAES SANTANA , 04/2015 |
AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o registro reflexivo como instrumento de acompanhamento do desenvolvimento da criança, GLEIGA SANDOGAS SOUSA CAVALCANTE , 01/2016 |
O LÚDICO COMO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, RAIMUNDA NONATA SANTOS DO NASCIMENTO , 01/2016 |
TODO DIA ELA FAZ TUDO SEMPRE IGUAL? O lugar da criança na rotina da educação infantil., LUZINETE PINTO DOS SANTOS , 01/2016 |
A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO PROJOVEM URBANO NA UEB ALBERTO PINHEIRO: perfil e expectativas dos/as alunos/as , JOSUEL BEZERRA DE SOUZA , 04/2016 |
O BRINCAR E A MEDIAÇÃO: A experiência na Escola Municipal em Coroatá-MA , FRANCISCA DE SOUZA LUZ , 04/2015 |
A AVALIAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA., WANDERLEIA FERREIRA DOS SANTOS BARBOSA , 01/2016 |
COMPREENDENDO O PROCESSO DE LEITURA NA ESCOLA: A REALIDADE DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE VARGEM GRANDE, ROSÂNGELA MARIA RODRIGUES MORAIS , 05/2016 |
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: Considerações sobre a prática pedagógica com o estudo da gramática, SANDRO GENNER COSTA SANTOS , 09/2016 |
AS TRANSFORMAÇÕES NA FAMÍLIA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ESCOLA, JOSIELE FONSECA LIMA , 09/2016 |
AS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Implicações para a Formação das Crianças , CAMILA CONCEICAO BEZERRA PEREIRA , 08/2016 |
O PEDAGOGO E SUA PRÁTICA EDUCATIVA COM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS NA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR , MARINETE LINDOSO GASPAR , 01/2017 |
O QUE AS CRIANÇAS PENSAM SOBRE A ATIVIDADE DE DESENHAR?, MAYRA SILVA DE JESUS , 01/2017 |
FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: percepções sobre o trabalho da coordenação pedagógica, RITA MARIA SOUSA FRANCO , 01/2017 |
AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, SHIRLEY CRISTIANE LEITÃO CASTRO , 01/2017 |
EDUCAÇÃO INFANTIL: percepções das professoras sobre essa etapa da educação básica, ELIZABETH SANTOS CARVALHO DE SOUSA , 01/2017 |
A HORA ATIVIDADE NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: o que mudou para a educação infantil?, NIVANA CELIA SILVA BATISTA , 01/2017 |
A LITERATURA COMO UM DIREITO DA CRIANÇA: uma abordagem sobre o encontro com os livros de literatura infantil , WALRIANY ROCHA OLIVEIRA , 01/2017 |
A PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: discutindo práticas pedagógicas, ANA CRISTINA DO NASCIMENTO COSTA , 05/2017 |
A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: como tem sido trabalhada?, AURICELIA PEREIRA RODRIGUES , 05/2017 |
A EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS PEQUENAS, EMERSON NOLETO PEREIRA , 05/2017 |
EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE ÉTNICO RACIAL: as práticas pedagógicas de uma escola quilombola na comunidade Vila Pitombeira, Buriti – MA, ERLANE SILVA , 05/2017 |
A LINGUAGEM ESCRITA NA CRECHE: análise da realidade de uma escola municipal de Vargem Grande - MA., WANNESY SOUSA E SOUSA , 07/2018 |
O ATO DE PLANEJAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um exercício de escuta das crianças, SCALITHE SOUSA CASANOVA , 02/2022 |
DESENHO INFANTIL: O que pensam as professoras da pré-escola?, KARLA RAFAELLE AZEVEDO LEMONJE , 08/2022 |
OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: uma análise na perspectiva das crianças e da professora, THAISSA INGRYD BELO DINIZ , 07/2023 |
O BRINCAR HEURÍSTICO E A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA, RAYANE ALVES DE SOUSA , 07/2023 |
O PROFESSOR ALFABETIZADOR INICIANTE NA CARREIRA DOCENTE, LIVIA NAYARA SILVA SANTOS , 07/2023 |
PEDAGOGIAS PARTICIPATIVAS: Instrumentos e estratégias de participação da criança na educação infantil, MARIA DE JESUS TRINDADE OLIVEIRA , 07/2023 |
(NÃO) APRENDIZAGEM DO ATO DE LER: O QUE DIZEM OS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL?, ANA PAULA FERREIRA SILVA , 12/2023 |
A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E A BRINCADEIRA: contribuições para o trabalho docente na educação infantil, TALYANA MARTINS GOUVEIA , 12/2023 |
DOCÊNCIA COMPARTILHADA: RUPTURAS COM O TRABALHO SOLITÁRIO DA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ALANA VICTORIA FERREIRA DE MORAES , 12/2023 |