Ir para acessibilidade
Foto do docente MARISE MARCALINA DE CASTRO SILVA ROSA

MARISE MARCALINA DE CASTRO SILVA ROSA

CPED - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCSO

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (1)
07/2017 GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS SOCIAIS POR ATOS DE LEITURA TRIANGULADA-GEP-Alafaletri,
Artigos (2)
2012, Extensão universitária no currículo das licenciaturas: inovação e relação de sentido DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0010 - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0010, ISSN: 15185648
1994, politica de formação continuada: nescessidades e representaçoes de professores, ISSN:
Publicação em eventos (12)
2021, , LETRAMENTOS SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO: desafios, concepções e práticas, Caminhos para o Letramento e as Sequências Didáticas para o Ensino Médio- 6º dia-Língua Portuguesa,
2020, , ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E OUTROS TEMPOS. ?A CRUEL PEDAGOGIA DO VIRUS' EM DIÁLOGO!, ,
2012, , A PRÁTICA DE ENSINO E O PROJETO DE EXTENSÃO, ?ESCOLA LABORATÓRIO UMA ALTERNATIVA DE MELHORIA DE QUALIDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL:? CONSTATAÇÕES E PROPOSIÇÕES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino -,
2012, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa, A PRÁTICA DE ENSINO E O PROJETO DE EXTENSÃO, ?ESCOLA LABORATÓRIO UMA ALTERNATIVA DE MELHORIA DE QUALIDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL:? CONSTATAÇÕES E PROPOSIÇÕES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino -, Trabalho Completo
2012, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa, O LUGAR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NOS ENTRE ? LUGARES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O estágio supervisionado como lugar de fronteira, XI Congreso Iberoamericano de Extensión Universitaria : integración, extensión, docencia e investigación para la inclusión y cohesión social, Resumo
2012, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa, O LUGAR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NOS ENTRE ? LUGARES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O estágio supervisionado como lugar de fronteira, XI Congreso Iberoamericano de Extensión Universitaria : integración, extensión, docencia e investigación para la inclusión y cohesión social, Trabalho Completo
2011, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa, O LUGAR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: O Projeto Escola Laboratório como experiência de indissociabilidade no Estágio supervisionado, 5ºCongresso Brasileiro de Extensão Universitária, Trabalho Completo
2011, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa, O LUGAR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NOS ENTRE ? LUGARES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O estágio supervisionado como lugar de fronteira, XI Congresso Iberoamericano de Extensão Universitária, denominado Integração extensão, docência e investigacão para a inclusão e coesão social, Trabalho Completo
2007, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa, Ramos, Conceição de Maria Moura Nascimento, Ensinar e Aprender Didática numa Dimensão Crítica: uma travessia na Pedagogia da Autonomia de Freire no município de Buriticupu-MA, Vi Colóquio Internacional Paulo Autonomia: desafios e horizontes, Trabalho Completo
2007, , Ensinar e Aprender Didática numa Dimensão Crítica: uma travessia na Pedagogia da Autonomia de Freire no município de Buriticupu-MA, VI Colóquio Internacional Paulo Freire Autonomia: desafios e horizontes,
1999, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa, Formação continuada: buscando significados, XIV encontro de pesquisadores em educação do nordeste, Trabalho Completo
1994, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa, projeto escola laboratorio: uma alternativa para melhoria de qualidade do ensino de primeiro grau, XIII encontro de pesquisadores em educação do nordeste, Resumo
Capítulos de livros (13)
2022, O SENTIDO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: vivências no projeto Escola Laboratório, Letramentos, memórias e formação docente: pesquisas em educação, Fernanda Monteles de Oliveira Azevedo, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa
2020, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL NO PROJETO ESCOLA LABORATÓRIO: ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO, INTERAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL PARA JOVENS, ADULTOS E IDOSOS/AS, Múltiplas Miradas sobre Educação, Mayara Broxado Dias, Natalia Ribeiro Ferreira, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa
2020, Experiências de Formação no Campo da Alfabetização e do Letramento Docente: interfaces com a extensão universitária, Conhecimentos e Experiências Educacionais, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa, Carlos Richard Soares Pinheiro
2019, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA APÓS A LEI No 788/2008: perspectivas de mudanças e melhorias na formação docente, O estágio supervisionado: experiências descoloniais, Maria das Graças Souza Oliveira, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa
2019, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ATO EDUCATIVO: uma análise sobre os avanços da Lei n° 11.788/2018 que regulamenta o estágio de formação de professores no ensino superior, Educação na Contemporaneidade: novos gestos de ensino e aprendizagem, Maria Beatriz Pereira da Silva, Maria das Graças de Souza Oliveira, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa
2019, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE MENINOS E MENINAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL POR MEIO DOS ATOS DE LEITURA TRIANGULADA: EXPERIÊNCIAS EXTENSIONISTAS, Filosofia, Política, Educação, Direito e Sociedade 4, Ferreira, Natalia Ribeiro, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa
2019, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CAMPO DA DOCÊNCIA: enfrentamentos e experiências extensionistas transgressoras no cotidiano escolar, Cotidianos Educacionais: fazeres, imagens e formação docente, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa, Rosemary Ferreira Da Silva
2019, A PRÁTICA DE ENSINO E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA - CAMPO DE PRODUÇÃO DE SABERES, O estágio supervisionado: experiências descoloniais, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa, Rosemary Ferreira Da Silva
2019, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS NO PROJETO ESCOLA LABORATÓRIO: DIALÓGOS E APROPRIAÇÕES MEDIADOS PELA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, Filosofia, Política, Educação, Direito e Sociedade 6, Dias, Mayara Broxado, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa, Silva, Ilana Fernandes da, Ferreira, Natalia Ribeiro, Cardoso, Cláudia Andréia dos Santos, Martins, Vandercléia de Jesus Sousa, Ferreira, Dinair da Silva
2018, A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURRICULO DO CURSO DE PEDAGOGIA: uma experiência formadora no campo da alfabetização e do letramento docente, Espaços formativos, trajetórias de vida e narrativas docentes, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa
2018, A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO NO CAMPO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOCENTE, Letramentos, identidades e formação de educadores : imagens teórico-metodológicas de pesquisas sobre práticas de letramentos, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa, Rosemary Ferreira Da Silva
2016, ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NA PERSPECTIVA DE EXTENSÃO/PESQUISA: uma experiência formadora de professores no Projeto Escola Laboratório, Estágio e Prática Pedagógica, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa, Rosemary Ferreira Da Silva
2016, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: história, percursos e memorias de uma experiência formadora mediada pela extensão universitária, LIVRO, LEITURA E LEITOR: perspectiva histórica, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa
Livros (3)
2022, LETRAMENTOS, MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DOCENTE:PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa, Ana Regina da Silva Dias, Àurea da Silva Pereira
2019, O estágio supervisionado: experiências descoloniais, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa, Maria do Socorro Estrela Paixão, Karla Cristina Silva Sousa
2016, Práticas e saberes docentes: os anos iniciais em foco, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa
Trabalho de conclusão de curso (105)
"OS MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE O PLANEJAMENTO DE ENSINO NO CONTEXTO ESCOLAR", ILDETH MENDES DA SILVA , 05/2012
"AS ESTRATÉGIAS E OS PROPÓSITOS DE LEITURA SEGUNDO ISABEL SOLÉ: DIMENSÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS", ZILDA BARBOSA GONÇALVES DE ABREU , 05/2012
" APRÁTICA DE LEITURA EM SALA DE AULA: ANALISANDO A LEITURA EM VOZ ALTA A PARTIR DA PERSPECTIVA DE ELLIE BAJARD", ANTONIA DOS SANTOS SOARES , 05/2012
"ALFABETIZAÇÃO NO 1º ANO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA UNIDADE DE ENSINO JOSÉ SARNEY", MARINALVA RODRIGUES LIMA DE ARAÚJO , 05/2012
A TEORIA DA ATIVIDADE EM ALEKSEI NIKOLAEVICH LEONTIEV E SUA RELAÇÃO COM A ATIVIDADE ORIENTADORA DO ENSINO: um estudo teórico, CRISTIANE RODRIGUES LOPES , 11/2012
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO AÇÃO FORMADORA ARTICULADA AO ENSINO: reflexões de um campo de estágio., DAYANE DE OLIVEIRA MARTINS BRINGEL , 12/2012
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM ALTO GRAU DE VULNERABILIDADE SOCIAL: possibilidades no estágio em docência., LARISSE CASTELO BRANCO SILVA , 12/2012
A CONTRIBUIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR PARA A EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: um estudo do conselho tutelar do Centro em São Luís - MA , CAMILA TEIXEIRA MORAES , 02/2014
SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: o trabalho pedagógico dos professores especializados para crianças com necessidades educativas especiais, LETICIA BEZERRA DOS SANTOS , 02/2014
A Gestão da Escola da Infância: um olhar sobre o ambiente, MARIA ALBERTINA ALMEIDA DA SILVA , 01/2016
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM VARGEM GRANDE NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS: breve histórico, ELISVALDO MENEZES MORAES , 01/2016
PROFESSORES ALFABETIZADORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: formação e desafios da prática, MARIA IVONEIDE DE CARVALHO SOUZA , 01/2016
ATOS DE LEITURA TRIANGULADA: a relação de sentidos na alfabetização de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social, NATALIA RIBEIRO FERREIRA , 08/2014
ALFABETIZAÇÃO POR ATOS DE LEITURA TRIANGULADA: fundamentos teórico-metodológicos do processo de apropriação da língua materna numa perspectiva inovadora, CYNTHIA VIEGAS FERNANDES , 08/2014
LABORATÓRIO: Contribuições dos Atos de Leitura Triangulada na Unidade Integrada José Giorceli Costa, LUCILIA ROSALIA DUTRA GONCALVES , 08/2014
PROJETO ESCOLA LABORATÓRIO E SEU LUGAR NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: o uso do computador como inovação pedagógica, JADSON DOS SANTOS PEREIRA , 08/2014
ALFABETIZAÇÃO MEDIADA POR ATOS DE LEITURA TRIANGULADA: uma experiência extensionista de apropriação da cultura letrada, FERNANDA MONTELES DE OLIVEIRA AZEVEDO , 01/2015
A ESCOLA COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX: memória e história da escola Paroquial de Vargem Grande., MARIA FRANCISCA AGUIAR NASCIMENTO , 01/2016
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo de caso no CEI Drª Ana Maria Nascimento Fernandes, KATIA CILENE ALMEIDA CUNHA , 01/2016
PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: desafios e possibilidades dos professores do Centro de Educação Infantil Sementinha do Saber no município de Vargem Grande, MARIA CLAUDILENE RODRIGUES LAGES , 01/2016
A ALFABETIZAÇÃO COMO APROPRIAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NAS CLASSES MULTISSERIADAS: vivências na Escola Municipal Zenóbia Barroso Oliveira, MAURA RODRIGUES DE ALBUQUERQUE , 01/2016
LETRAMENTO DIGITAL: diálogos e apropriações mediadas pela extensão universitária no projeto escola laboratório, DINAIR DA SILVA FERREIRA , 04/2016
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: desafios e perspectivas, MARIA DOS ANJOS ROCHA ARAUJO , 05/2016
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE MORROS: necessidades e perspectivas metodológicas, JOSÈ DE ARIMATÈIA FERREIRA DO LIVRAMENTO , 05/2016
O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DE MORROS: desafios e perspectivas, ROZILVANE CONCEICAO ABITIBOL MATOS , 05/2016
LEITURA E ESCRITA NO 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um olhar sobre o enfoque metodológico, FRANCINICE DE JESUS ALVES AMARAL , 06/2016
ALFABETIZAÇÃO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: o lúdico como eixo metodológico, MARLENE ARAUJO SILVA , 06/2016
O PLANEJAMENTO COMO ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DO TRABALHO DOCENTE: e as contribuições no ensino de leitura nas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental, EMILENE DE LOURDES RAMALHO AMARAL , 06/2016
A PRÁTICA SOCIAL DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, JUSCELINA MIRANDA , 06/2016
A ADAPTAÇÃO DE CRIANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, CATIA MARIA BARROS , 06/2016
O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA DA CRIANÇA PEQUENA: uma análise na escola de Educação Infantil Girassol, NICIELMA CUNHA DA SILVA , 06/2016
ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL DR. LUÍS DOMINGUES , MARIA RAIMUNDA OLIVEIRA , 06/2016
A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um encontro necessário com a criança pequena, MIRIAM DE JESUS LINS CARDOSO , 06/2016
LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o papel da contação de história com crianças pequenas, ROSENAIDE SOARES DA SILVA , 06/2016
ESCOLA DA INFANCIA E DOCÊNCIA EM SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE TURIAÇU- MA, JANIELE DA SILVA ABREU , 06/2016
EDUCAÇÃO NO CAMPO: desafios e possibilidades da prática dos professores campesine, DAILZA BRITO , 06/2016
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA E A DIVERSIDADE LINGUISTICA ENTRE A FALA E A ESCRITA, MARIA DA PAZ RABELO , 06/2016
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CENTRO EDUCACIONAL PROFESSORA OLGA DAMOUS: analisando a proposta de Geo-história nos anos finais da Educação de Jovens e Adultos, JOSE DAURIMAR FERNANDES , 06/2016
CONCEPÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO: Dilemas na prática de professores de PNAIC. Um estudo realizado na Escola Satiro Fernandes, ROSICLEIA OLIVEIRA , 06/2016
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS NO CONTEXTO DE UMA EDUCAÇÃO BILÍNGUE: desafios de inclusão, HELIDA FREITAS DE OLIVEIRA , 09/2016
A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO: Um olhar sobre a Escola Municipal Maria Bernarda Moreira. , MARIA BEATRIZ SILVA NUNES , 08/2017
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE TURISMO DA UFMA: uma análise dos projetos de extensão da última década, THAÍS DE SOUZA BRAZ , 05/2019
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: o Projeto Escola Laboratório como lugar para apropriação de saberes sobre alfabetização e letramentos múltiplos, ILANA FERNANDES DA SILVA , 08/2017
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL: desafios contemporâneos, DARYANA BARBOSA LIMA , 08/2017
ESTÁGIO EM FORMAÇÃO DOS FORMADORES: olhares, narrativas e apropriações, VANDERCLEIA DE JESUS SOUSA MARTINS , 07/2018
ESCRITAS DE SI COMO DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO: eu professora alfabetizadora, contribuições da atividade Atos de leitura triangulada para a minha prática docente, ANTONIA CARLA FRAZAO RIBEIRO , 07/2018
A RECREAÇÃO E OS JOGOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ELENILDO FREITAS DOS SANTOS , 06/2018
USO DAS TECNOLOGIAS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS DA URBANAS DA MUNICIPAL DE BURITI BRAVO-MA , LORENA PEREIRA DA CRUZ , 06/2018
USO DAS TECNOLOGIAS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS DA URBANAS DA MUNICIPAL DE BURITI BRAVO-MA , LORENA PEREIRA DA CRUZ , 06/2018
BURITI BRAVO-MA, NESGA DE SERTÃO: o sentido do ensino da história local nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental , TELMA MACEDO DE FREITAS , 06/2018
BURITI BRAVO-MA, NESGA DE SERTÃO: o sentido do ensino da história local nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental , TELMA MACEDO DE FREITAS , 06/2018
A RECREAÇÃO E OS JOGOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ELENILDO FREITAS DOS SANTOS , 06/2018
O LÚDICO EM CLASSES MULTISSERIADAS: limites e possibilidades , DAYANA MARIA MARQUES DA SILVA SANTOS , 06/2018
O LÚDICO EM CLASSES MULTISSERIADAS: limites e possibilidades , DAYANA MARIA MARQUES DA SILVA SANTOS , 06/2018
A EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS EM BURITI BRAVO: trajetórias, narrativas e outras histórias , IOLANDA FREITAS DE SOUSA , 06/2018
A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS EM BURITI BRAVO: analisando histórias entre o dito, o vivido, o concebido e o compreendido , GISCLEIDES DOS SANTOS ANDRADE , 06/2018
A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS EM BURITI BRAVO: analisando histórias entre o dito, o vivido, o concebido e o compreendido , GISCLEIDES DOS SANTOS ANDRADE , 06/2018
O FAZER ARTÍSTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, FRANCIGLENER TEYNER PEREIRA SOARES , 05/2018
O FAZER ARTÍSTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, FRANCIGLENER TEYNER PEREIRA SOARES , 05/2018
O ENSINO ATRAVÉS DA MUSICALIDADE NA ESCOLA MUNICIPAL DO POVOADO TOARI: discutindo a metodologia na educação infantil , MARIA EUNICE DE AZEVEDO DO NASCIMENTO , 05/2018
A ALFABETIZAÇÃO E OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: um estudo de caso dos alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Firmino Augusto Rabelo Município de Pindaré Mirim- MA , CLODOMIR MARCHÃO DE SOUSA , 05/2018
O ENSINO ATRAVÉS DA MUSICALIDADE NA ESCOLA MUNICIPAL DO POVOADO TOARI: discutindo a metodologia na educação infantil , MARIA EUNICE DE AZEVEDO DO NASCIMENTO , 05/2018
A ALFABETIZAÇÃO E OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: um estudo de caso dos alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Firmino Augusto Rabelo Município de Pindaré Mirim- MA , CLODOMIR MARCHÃO DE SOUSA , 05/2018
DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: um estudo de caso com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Firmino Augusto Rabelo Pindaré Mirim- MA , ANTONIO NILSON VIEIRA FELIX , 05/2018
DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: um estudo de caso com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Firmino Augusto Rabelo Pindaré Mirim- MA , ANTONIO NILSON VIEIRA FELIX , 05/2018
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DA CRIANÇA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: vivências de uma escola , ELINETE CARVALHO DA SILVA , 08/2018
O CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o cotidiano de uma escola , MONICIA ARRUDA DA COSTA , 08/2018
O CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o cotidiano de uma escola , MONICIA ARRUDA DA COSTA , 08/2018
O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: análise de uma realidade escolar , FRANCISCO LEANDRO SILVA RAMOS , 08/2018
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA: experiências com a Contação de Histórias na Educação Infantil, ANA TEREZA SILVA , 08/2018
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA: experiências com a Contação de Histórias na Educação Infantil, ANA TEREZA SILVA , 08/2018
CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: relações e práticas presentes na educação de crianças pequenas, JARDELE SANDES DA SILVA , 08/2018
CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: relações e práticas presentes na educação de crianças pequenas, JARDELE SANDES DA SILVA , 08/2018
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DOS NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: múltiplos olhares, desafios e experiências formativas , FRANCISCA MARQUES SOARES , 11/2018
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DOS NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: múltiplos olhares, desafios e experiências formativas , FRANCISCA MARQUES SOARES , 11/2018
FORMAÇÃO CONTINUADA COMO DISPOSITIVO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE FORMAÇÃO CONTINUADA COMO DISPOSITIVO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE , JOESE DARQUIANE LIMA ROMA , 11/2018
FORMAÇÃO CONTINUADA COMO DISPOSITIVO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE FORMAÇÃO CONTINUADA COMO DISPOSITIVO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE , JOESE DARQUIANE LIMA ROMA , 11/2018
OS CAMINHOS E DESCAMINHOS DO PROINFO: A realidade dos laboratórios de informática nas escolas púbicas de Vargem Grande-MA, DAIANE DA SILVA DE SOUSA , 11/2018
OS CAMINHOS E DESCAMINHOS DO PROINFO: A realidade dos laboratórios de informática nas escolas púbicas de Vargem Grande-MA, DAIANE DA SILVA DE SOUSA , 11/2018
O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: dizeres e fazeres na escola , PATRICIA LUANA RODRIGUES RIBEIRO , 11/2018
O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: dizeres e fazeres na escola , PATRICIA LUANA RODRIGUES RIBEIRO , 11/2018
FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS, MAYARA SANTANA DE SOUSA DE AGUIAR , 11/2018
FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS, MAYARA SANTANA DE SOUSA DE AGUIAR , 11/2018
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: um estudo do processo de inclusão dos alunos com deficiência auditiva do 4º e 5º ano no Centro de Ensino Igarapé do Meio- MA, CLEMILTON MARCHÃO DE SOUSA , 11/2018
OS PROJETOS DE LETRAMENTO COMO DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS: implicações e perspectivas metodológicas, LUISA LOPES TEIXEIRA FREITAS , 12/2018
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL NO PROJETO ESCOLA LABORATÓRIO: a extensão universitária como espaço de comunicação, inclusão e interação entre jovens, adultos e idosos, MAYARA BROXADO DIAS , 12/2018
EU MONITOR: sentidos e experiências da monitoria acadêmica como dispositivo de formação, CARLOS RICHARD SOARES PINHEIRO , 07/2019
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: uma análise das políticas de inclusão de crianças pequenas com deficiência visual na rede municipal de São Luís-MA, LAURA CARVALHO MATOS , 07/2019
ESTÁGIO EM FORMAÇÃO DE FORMADORES: vivencias e experiências formativas do estágio e suas contribuições para formação inicial de professores, NATALIA VAZ SILVA , 01/2020
LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO – LABALF: uma inovação pedagógica na disciplina Fundamentos e Metodologias da Alfabetização mediada pela extensão/pesquisa, NUBIA NATERCIA DA SILVA GOMES , 08/2022
EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Angústias e Desafios dos Professores/as, DENY FEITOZA AIRES , 08/2022
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA ESCOLA DA INFÂNCIA: o que dizem as professoras da Educação Infantil em tempos de pandemia de Covid-19, JOSILEA NOGUEIRA GOMES MEDRADO , 08/2022
MONITORIA DIGITAL ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA/PARFOR EM TEMPOS DE PANDEMIA E AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DEBORA BARBOSA DOS REIS SILVA GOMES , 07/2023
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): reflexões sobre desafios atuais, ADELAIDE MARIA FONSECA MOREIRA , 07/2023
USO DAS TDICS COMO FERRAMENTAS AUXILIARES E RECURSIVAS NA GESTÃO DEMOCRÁTICA, LUZENILDE DE JESUS BORGES CUNHA , 07/2023
EMILIA FERREIRO E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DA AMÉRICA LATINA E CARIBE: a influência e o legado de uma mulher revolucionária, AMANDA CRISTINA MARTINS DA SILVA , 12/2023
COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA: um redesenho do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa nas linhas da educação maranhense, RAYSSA SANTOS BARBOSA , 12/2023
CULTIVANDO SABERES: um caminho pedagógico pela implementação da horta escolar em uma creche municipal, BRUNA SOARES VIEIRA , 12/2023
GRITOS DE LIBERDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: um estudo do Quilombo Urbano da Liberdade em São Luís - MA, MARCELE ADRIANA DOS SANTOS GARCES , 01/2024
TUTORES, CUIDADORES E ACOMPANHANTES ESPECIALIZADOS: uma análise do perfil dos colaboradores da Educação Inclusiva Especial da Rede Municipal de Paço do Lumiar - MA, MATHEUS FELIPE TORRES DAS NEVES , 01/2024
PROJETO ESCOLA LABORATÓRIO COMO ESPAÇO DE INVESTIGAÇÃO: caminhos e destinos da pesquisa na extensão universitária, MARIA LUCILENE DA SILVA , 01/2024
ESTÁGIO SUPERVISIONADO REMOTO EM DOCÊNCIA DOS ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM CARUTAPERA - MA: um relato de experiência em tempo de pandemia da Covid 19, ANA MARIA COELHO FERREIRA , 01/2024
DANÇAS CIRCULARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM, ALINE MARINHO CANTANHEDE , 01/2024
AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PRESENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: saberes adquiridos, desafios e possibilidades, DANIELLE CHRISTINE BERNARDES SANTOS , 01/2024
METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Múltiplos olhares acerca das aulas remotas, THAMARA PATRICIA DOS SANTOS DE SOUZA , 01/2024
fim do conteúdo