Discentes e Docentes do PPGDIR participam de Seminário na Universidade Ceuma

2024-05-14 09:24:16.822

Entre os dias 09 e 10 de maio do ano corrente, foi realizado o SEMINÁRIO NACIONAL DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NO ENFRENTAMENTO DE VULNERABILIDADES, em que pesquisadores vinculados às mais diversas áreas do saber jurídico se reuniram para tratar de formas de superação de vulnerabilidades sociais.

O evento ocorreu na Universidade CEUMA e contou com submissões de trabalhos acadêmicos focados em debater 5 grandes áreas das vulnerabilidades: (i) preservação, proteção, afirmação e reparação de direitos de indivíduos e grupos vulnerabilizados; (ii) projetos de intervenção voltadas ao reconhecimento, prevenção e enfrentamento às violências pelas instituições do Sistema de Justiça; (iii) intervenção na área de políticas públicas de saúde; (iv) gestão inteligente, de cooperação e de inovação no âmbito do Setor Público e; (v) metas da Agenda 2030/ONU.

O PPGDIR/UFMA teve uma forte presença no evento, com a participação significativa de professores e alunos nos grupos de trabalho. Foram abordados temas diversos, destacando-se Cláudio Barros, que discutiu as Aplicações da Sociologia da Escola de Chicago, e Amailton Santos, cujo trabalho versou sobre o impacto da Pesquisa Qualitativa na Saúde.

Ainda entre os discentes, Conceição Queiroz e Bruna Santos falaram sobre criminologia e vulnerabilidade de gênero, José Aristóbulo abordou a mediação sanitária, Alan de Castro tratou da justiça penal consensual e Bruna Silva focou na questão socioambiental sob a ótica dialética, assim como outros colegas que contribuíram para a representação do Programa.

Professores do Programa, como a Profa. Dra. Edith Ramos e o Prof. Dr. Claúdio Guimarães, conduziram a dinâmica nos grupos de trabalho do evento, enquanto vários egressos, a exemplo de Wanderson Carlos e Marco Fonseca, também marcaram presença no Seminário. Além disso, o evento contou com o apoio da FAPEMA, o que demonstra a integração e diálogo entre as instituições do Maranhão, para o qual o PPGDIR/UFMA está sempre aberto.