Lançado o edital de seleção do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ciências Criminais (NUPECC/UFMA) 2024

2024-05-17 08:40:22.77

O Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da UFMA torna público, no dia de hoje, o Edital de Seleção do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ciências Criminais (NUPECC/UFMA) 2024.

O Grupo foi fundado em 2018 e é coordenado pelo Prof. Dr. Roberto Carvalho Veloso, e se articula com o PPGDIR/UFMA e com a Rede Interinstitucional de Pesquisa PROCAD-AMAZÔNIA, que, juntamente com a Universidade Federal do Pará e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, esforça-se no debate profícuo sobre o Desenvolvimento na Amazônia legal.

As linhas de pesquisa dividem-se entre: i) Novas Tendências do Direito Penal e Processual Penal no século XXI, coordenada pelo Prof. Dr. Roberto Carvalho Veloso e pelo Prof. Dr. Thiago Allisson Cardoso de Jesus; ii) Criminalidade Econômica e Direito Tributário, coordenada pelo Prof. Me. Marcelo de Carvalho Lima; iii) Inteligência de Estado, novas tecnologias e segurança pública, coordenada pelo Prof. Dr. Eudes Vitor Bezerra; iv) O controle social, Direito penal e violência, coordenada pelo Prof. Dr. Cláudio Alberto Gabriel Guimarães.

Serão aceitos no processo seletivo das 12 (doze) vagas destinadas a membros pesquisadores (e formação de lista de espera) graduandos que estejam devidamente matriculados nos Cursos de Direito reconhecidos pelo MEC no Maranhão e que estejam entre o 4º e o 8º período da graduação.

As inscrições serão realizadas entre os dias 20 a 27 de maio de 2024 e ocorrerão exclusivamente pelo e-mail nupeccufma@gmail.com, se dividindo em três etapas e nas datas previstas em edital.

O processo seletivo terá a coordenação, além dos professores-orientadores, da Comissão de Seleção composta pelos co-orientadores Alexsandro José Rabelo França; Anna Carollina de Oliveira Abreu Melo; Conceição de Maria Abreu Queiroz; Felipe Laurêncio de Freitas Alves; João Vitor Ferreira Moreira Serra; Salomão Saraiva de Morais; e Tâmara Rodrigues Araújo Sampaio.

O edital está disponível abaixo.