Abertura do Congresso "O Maranhão e a Amazônia" é realizada em 28 de maio

2024-05-31 22:45:11.25

No dia 28/05 do ano presente, o PPGDIR/UFMA, na figura de seu Coordenador, Prof. Dr. Paulo Ramos, acompanhado de docentes do Programa, as Profas. Dras. Edith Ramos e Márcia Haydée, além do Prof. Dr. Eudes Bezerra, recebeu os eméritos convidados General Furtado e Contra Almirante Gilberto Lourenço para fazer a abertura do Congresso “O MARANHÃO E A AMAZÔNIA”.

Os palestrantes também foram acompanhados de outros convidados ilustres como o Vice-Almirante Marcelo Cardoso, Comandante da Escola Superior de Guerra, o Vice-Reitor da UFMA, Prof. Dr. Leonardo Soares, o Reitor da UEMA Prof. Dr. Walter Caneles, o subsecretário de estado da educação do maranhão, senhor Anderson Lindoso, a Diretora de Pós-graduação da UFMA, Profa. Dra. Rosângela Lucena, e tantos outros convidados ilustres.

O foco da palestra ministrada pelo General Furtado foi a Amazônia Oriental e o Comando Militar do Norte. Em suas palavras, o palestrante trouxe visão fundamental sobre as potencialidades da Amazônia oriental, bem como sobre suas vulnerabilidades. Foi realizado um debate sobre as estratégias que a sociedade brasileira adota e deve adotar para o futuro de forma a melhor proteger a Amazônia, ao mesmo tempo em que utiliza suas riquezas de forma sustentável. Além disso, entrou em debate a relevância do Exército Brasileiro na defesa e reconhecimento desse bioma central na economia e cultura pátria.

O evento é sinal claro do compromisso do PPGDIR/UFMA com a defesa da Amazônia e a utilização de seus recursos de forma eficiente e inteligente, a fim de garantir desenvolvimento e sustentabilidade no Maranhão e no resto da nação. Para além disso, o PPGDIR/UFMA assevera com esse encontro a necessidade e importância da integração entre a academia científica e as academias das Forças Armadas, posto que, com essa união, é possível pensar no desenvolvimento do Estado e do País de forma ordenada e estratégica.

A defesa e desenvolvimento da Amazônia está no centro dos interesses do PPGDIR/UFMA e com integração a outras instituições, como as Forças Armadas, será possível pensar estrategicamente o desenvolvimento da nossa amazônia oriental.