Obra "Estudos epistemológicos e metodológicos para construção de uma ciência jurídica crítica" é publicada

2024-06-13 09:15:30.759

Acaba de ser publicada a obra ESTUDOS EPISTEMOLÓGICOS E METODOLÓGICOS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA CIÊNCIA JURÍDICA CRÍTICA cujos coordenadores são os professores doutores Cláudio Alberto Gabriel Guimarães e Paulo Roberto Barbosa Ramos, ambos docentes do PPGDIR/UFMA.

O relevante trabalho foi desenvolvido também pelos organizadores, Andrea Teresa Martins Lobato, Edith Maria Barbosa Ramos, Sergio Ricardo Felgueiras, Suênia Oliveira Mendes e Thiago Allisson Cardoso de Jesus. Todos docentes de programas de pós graduação.

A referida obra nasce como um esforço de quatro Instituições de Ensino Superior que se distinguem pelo desenvolvimento de uma visão muito própria, segundo a qual, nas Ciências Sociais aplicadas, deve-se atribuir importância fundamental ao estudo da Epistemologia e da Metodologia da Pesquisa enquanto vetores que convergem para a formação de pesquisadores que atuem a partir de percepções sociojurídicas críticas nas investigações desenvolvidas em seus cursos.

Assim, o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Maranhão aliado à Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e à Universidade CEUMA - UNICEUMA, juntamente com o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna de Lisboa - ISCPSI têm envidado claros esforços para produzir e difundir conhecimento científico que possa auxiliar na formação de pesquisadores na área do Direito que ampliem seus horizontes para além da pesquisa operacional.

O fruto do esforço conjunto de tais instituições é um compêndio de artigos de alta relevância para aqueles que buscam conhecer os resultados obtidos a partir da utilização do conhecimento teórico-metodológico para a elaboração de trabalhos científicos na área do Direito.

Fundamental destacar que este resultado evidencia a necessidade do desenvolvimento do conjunto teórico-metodológico para a produção de conhecimento científico de qualidade, capaz de impactar materialmente a realidade das instituições jurídicas e sociais do Brasil e outras regiões.