Professora Doutora Maria Célia Delduque ministra palestra na Univerdade de Granada

2024-06-26 10:01:58.145

A Dra. Maria Célia Delduque, professora visitante do PPGDIR/UFMA, ministrou uma palestra na Faculdade de Direito da Universidade de Granada no dia 24/06/2024 sobre "A PRODUÇÃO LEGISLATIVA BRASILEIRA SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19".

A professora é doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2010) e pós-doutora em Direito pela Universidade de Cantábria na Espanha. Atualmente, é pesquisadora colaboradora da Fundação Oswaldo Cruz em Brasília, além de ser membro da Rede Ibero-Americana de Direito Sanitário, da European Association of Health Law e ex-presidente da Associação Lusófona de Direito Sanitário da Universidade de Coimbra (2017/2019).

Além de sua atuação como pesquisadora, a Professora Delduque ministra o curso de Bioética e Biodireito Aplicados à Proteção de Grupos Vulnerabilizados em conjunto com a Professora Edith Ramos, também doutora em Direito Sanitário. Essa parceria é central para a produção científica na área da saúde, desenvolvida principalmente pelo Núcleo de Pesquisa em Direito Sanitário do PPGDIR/UFMA (NEDISA-UFMA).

O PPGDIR/UFMA reafirma seu compromisso com a pesquisa em saúde pública, reconhecendo a importância de estudos voltados principalmente para a resolução dos problemas locais. A presença de professores e pesquisadores renomados, como a Professora Maria Célia Delduque e a Professora Edith Ramos, destaca a dedicação do programa em promover uma pesquisa de excelência, especialmente em áreas cruciais como o direito sanitário e a proteção de grupos vulnerabilizados.

Texto de José Aristóbulo Caldas Fiquene Barbosa