PPGDIR marca forte presença no Conpedi Virtual de 2024

2024-06-29 10:32:25.151

Entre os dias 24 e 28 de junho de 2024, teve lugar o VII Encontro Virtual do CONPEDI, em formato inteiramente digital. O evento, enriquecido com a participação de renomados palestrantes do Brasil e do exterior, apresentou uma programação intensiva de painéis e grupos de trabalho dedicados à exposição e discussão de artigos e pôsteres científicos.

É com deferência que sublinhamos a participação de três docentes do PPGDIR/UFMA como coordenadores em distintos Grupos de Trabalho (GTs) do evento. O professor Dr. Paulo Ramos assumiu a coordenação do GT sobre Constituição, Teoria Constitucional e Democracia; a professora Dra. Edith Ramos liderou o GT sobre Direitos Sociais e Políticas Públicas I, bem como o GT Direito, Globalização e Responsabilidade nas Relações de Consumo; e o professor Dr. Eudes Bezerra coordenou o GT sobre Internet: Dinâmicas da Segurança Pública e Internacional e, ainda, o GT Acesso à Justiça: Política Judiciária, Gestão e Administração da Justiça I.

Este engajamento evidencia o compromisso do PPGDIR/UFMA com o progresso do campo científico do Direito. Tão fundamental quanto a instituição são aqueles que a edificam, razão pela qual destacamos os eméritos professores autores: Artenira da Silva e Silva, Cassius Guimarães Chai, Claudia Maria da Silva Bezerra, Claudio Alberto Gabriel Guimarães, Edith Maria Barbosa Ramos, Eudes Vitor Bezerra, José Cláudio Pavão Santana, Márcia Haydée Porto de Carvalho, Maria Célia Delduque, Newton Pereira Ramos Neto, Paulo de Tarso Brandão e Roberto Carvalho Veloso.

Não menos relevante é a participação robusta do corpo discente, com 17 alunos autores de artigos do PPGDIR/UFMA, contribuindo em conjunto com os docentes para a apresentação de um total de 24 artigos científicos. Nesse sentido, é imperativo reconhecer o mérito dos estudantes autores que contribuíram com suas investigações: Aldenilson de Sousa Oliveira, Alexsandro José Rabelo França, Alan Rodrigo Ribeiro de Castro, Amailton Rocha Santos, Anna Carollina de Oliveira Abreu Melo, Bruna Danyelle Pinheiro das Chagas Santos, Bruno Silva Ferreira, Conceição de Maria Abreu Queiroz, Filipe Cantanhede Aquino, Diogo Vieira Pereira, Isadora Silva Sousa, José Alberto Lucas Medeiros Guimarães, Katherine Michelle Batalha Costa, Luciano Mamede de Freitas Junior, Mayckerson Alexandre Franco Santos, Salomão Saraiva de Morais, Torquata Gomes Silva Neta, Tuane Santanatto Nascimento Santos, Whaverthon Louzeiro de Oliveira e Wiane Joany Batalha Alves.

Este evento marca um momento significativo para o PPGDIR/UFMA, destacando sua sólida presença nos espaços da pesquisa jurídica de alta qualidade. A participação ativa de seus professores e alunos, aliada à excelência dos trabalhos apresentados, fortalece o papel da instituição como um centro de referência acadêmica no campo do Direito.

Texto de José Aristóbulo Caldas Fiquene Barbosa