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Banca de DEFESA: LETICIA CAMPOS AGUIAR

2024-07-08 17:39:08.049

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LETICIA CAMPOS AGUIAR
DATA: 11/07/2024
HORA: 14:30
LOCAL: On-line: https://meet.google.com/usx-wzbi-etd
TÍTULO: A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ESTILO DE VIDA DE MULHERES COM CÂNCER DE MAMA
PALAVRAS-CHAVES: Neoplasias da Mama. Qualidade de Vida. Educação em Saúde. Exercício Físico
PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Introdução: A mudança e manutenção de um estilo de vida saudável em mulheres com câncer de mama pressupõe um conjunto de fatores modificáveis. Neste sentido, o uso de tecnologias de informação e a educação em saúde (EdS) podem contribuir para mudança e adoção do estilo de vida saudável. Contudo, pouco se sabe sobre o efeito dessas intervenções, com impacto no autoconhecimento e autocuidado para mudança de estilo de vida em mulheres câncer de mama. Objetivo: Avaliar o efeito da educação em saúde no estilo de vida, qualidade de vida, comportamento sedentário, nível de atividade física, comportamento alimentar e autoestima em mulheres com câncer de mama. Na hipótese de que um programa de educação em saúde pode melhorar pelo menos dois condicionantes de saúde durante o período de intervenção. Métodos: Ensaio clínico realizado em pacientes em tratamento para o câncer de mama (faixa etária de 18 a 59 anos). A amostra foi distribuída randomicamente em dois grupos: Grupo de Educação em Saúde (GES) e Grupo Controle (GC), que permaneceu em cuidados habituais. O GES recebeu intervenção com duração de 12 semanas, por meio de recomendações de educação em saúde na modalidade presencial e remota, com o uso de redes sociais. Os desfechos deste estudo são: Estilo de vida (Questionário de estilo de vida individual); Qualidade de vida (European Organization for Research and Treatment of Cancer Quality of Life Questionnarie); Comportamento sedentário e nível de atividade física (Acelerômetro triaxial Actigraph); Comportamento alimentar (Food choice questionnaire) e Autoestima (Escala de autoestima de Rosenberg). As avaliações foram realizadas no momento inicial, após 6 e 12 semanas. Os dados foram analisados por multivariada, comparando os efeitos do grupo, tempo e interação no software SPSS versão 21.0, com α=5%. Resultados: No estilo de vida de vida, a dimensão atividade física foi maior para o grupo intervenção (p=0,034). A qualidade de vida, na dimensão funcional foi maior para o grupo intervenção (p=0,043). Assim como no comportamento alimentar, as dimensões saúde (p= ˂0,001), apelo sensorial (p=0,039) e familiaridade (p=0,042) apresentaram resultados positivos sobre o grupo intervenção. Com relação a autoestima, a dimensão autoconfiança apresentou resultados significativos com 6 semanas (p=0,008) e 12 semanas (p=0,029) de estudo para o grupo intervenção. Contudo, os níveis de atividade física e ângulo de fase apresentaram redução durante as semanas de intervenção (p<0,05). Conclusão: Os resultados indicaram uma benéfica ação da educação em saúde nas variáveis: estilo de vida, qualidade de vida, comportamento alimentar e autoestima sobre a população alvo do estudo. Somente os condicionantes, ângulo de fase e níveis de atividades física apresentaram resultados inconclusivos, o que estimula a necessidade de novos estudos na área do presente trabalho. Sendo assim, a intervenção resultou em melhorias de mais de dois condicionantes de saúde em pacientes no tratamento de câncer de mama, demonstrando impacto no melhor hábito de vida.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 037.578.573-64 - ANDREA DIAS REIS
Interno - 2065143 - FLAVIA CASTELLO BRANCO VIDAL CABRAL
Interno - 1740634 - FRANCISCO NAVARRO
Externo à Instituição - FABRÍCIO AZEVEDO VOLTARELLI - UFMT
Externo à Instituição - ISABELLE CHRISTINE VIEIRA DA SILVA MARTINS - UEMG
Externo à Instituição - ISMAEL FORTE FREITAS JUNIOR - UNESP

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