Banca de DEFESA: KESSIA ROSÁRIA DE SOUSA

DISCENTE: KESSIA ROSÁRIA DE SOUSA
DATA: 17/03/2015
LOCAL: sala 205 bl A ccso-ppgdse
TÍTULO: Economia Extrativa da Fibra de Buriti (Mauritia Flexuosa) para o Desenvolvimento Sustentável da Microrregião dos Lençóis Maranhenses, MA na atualidade
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento Sustentável. Extrativismo. Mauritia Flexuosa. Microrregião dos Lençóis Maranhenses
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: Analisar a relação entre a prática econômica extrativista do artesanato da fibra de buriti e o desenvolvimento sustentável na microrregião dos lençóis maranhenses na atualidade foi o objetivo principal desta pesquisa. Considerase que a preocupação com as relações de desenvolvimento e sustentabilidade são crescentes ao longo dos anos. Desse modo, foram levantadas discussões a respeito do desenvolvimento sustentável, do panorama extrativista brasileiro, estadual e local, demonstrando a potencialidade econômica dos Produtos Florestais Não Madeireiros e sua viabilidade quanto à sustentabilidade dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida da população dependente desta prática como complementação e principal fonte de renda. O panorama atual da microrregião foi traçado a partir do resgate de dados na ultima década, apontando suas evoluções e regressões quanto aos índices de desenvolvimento e condições de vida populacional. As informações a respeito das práticas extrativistas foram traçadas a partir de estudos atuais iniciados em 2009 e findados no ano de 2012 a partir de órgãos como o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Instituto de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Com os dados levantados foram percebidas as potencialidades da economia extrativista do artesanato da fibra de buriti na microrregião e sua relevância para o desenvolvimento local, a importância da atuação de órgãos de apoio ao empreendedor e às medidas protetivas dos recursos naturais, assim como a crescente preocupação dos atores sociais, tanto a sociedade civil, como governamentais e agentes da estrutura produtiva artesanal com a diminuição na oferta de matéria-prima e o impacto causado ao meio-ambiente com tal prática.
Presidente - 1562690 - RICARDO ZIMBRAO AFFONSO DE PAULA
Interno - 1707510 - CESAR AUGUSTUS LABRE LEMOS DE FREITAS