Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEMILTON GOMES DE SOUSA

DISCENTE: CLEMILTON GOMES DE SOUSA
DATA: 26/09/2022
LOCAL: Remoto, via Google Meet
TÍTULO: TRÊS ENSAIOS EM ECONOMIA DA EDUCAÇÃO: FATORES ASSOCIADOS AOS RESULTADOS DO IDEB DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO PIAUÍ NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Fundamental; Economia da Educação; Piauí.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: A presente dissertação tem como objetivo geral analisar os determinantes do Ideb nas escolas públicas dos estados do Piauí nos anos iniciais do ensino fundamental. Este trabalho é composto por três ensaios interrelacionados. O primeiro ensaio apresentou uma breve análise sobre os resultados do Ideb da rede pública do estado do Piauí nos anos iniciais do ensino fundamental no período de 2005 a 2019, mostrando que o estado conseguiu alcançar todas as metas projetados nos anos iniciais do ensino fundamental, desde o início da série histórica do Ideb, porém, seus resultados ainda estão abaixo da média nacional. Entre os estados da região Nordeste, o Piauí teve o segundo melhor resultado. Teresina se destaca com um Ideb muito acima da média do Brasil, tendo alcançado o patamar de melhor rede entre as capitais do país. No segundo ensaio é construído um índice capaz de mensurar a Infraestrutura das escolas públicas brasileiras que ofertam os anos iniciais do ensino fundamental adotando o método de Análise de Componente Principal e utilizando dados do Censo Escolar do INEP de 2015, a fim de se obter os índices das escolas públicas do estado do Piauí. Os resultados do Índice de Infraestrutura Escolar revelam que o Distrito Federal possui as escolas com melhor infraestrutura do país. No ranking geral entre os estados, o Piauí ocupou a 21ª posição entre as unidades federativas do Brasil. Verificou-se também a existência de uma forte discrepância entre os índices das escolas urbanas e rurais do Piauí.
Presidente - 2999906 - RODRIGO GUSTAVO DE SOUZA
Interno - 407562 - JOSE DE RIBAMAR SA SILVA