Banca de DEFESA: CLEMILTON GOMES DE SOUSA

DISCENTE: CLEMILTON GOMES DE SOUSA
DATA: 14/12/2022
LOCAL: Remoto, via Google Meet
TÍTULO: ECONOMIA DA EDUCAÇÃO: DETERMINANTES DO IDEB NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO ESTADO DO PIAUÍ NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Economia da Educação; Ensino Fundamental; Piauí.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: A presente dissertação tem como objetivo analisar os determinantes do Ideb nas escolas públicas municipais do estado do Piauí nos anos iniciais do ensino fundamental. Inicialmente é apresentado os principais aspectos teóricos e empíricos referentes a economia da educação e é feita uma breve análise dos resultados do Ideb da rede pública do estado do Piauí nos anos iniciais do ensino fundamental no período de 2005 a 2019, mostrando que o estado conseguiu alcançar todas as metas projetados nos anos iniciais do ensino fundamental, desde o início da série histórica do Ideb, porém, seus resultados ainda estão abaixo da média nacional. Em seguida é construído um índice capaz de mensurar a Infraestrutura das escolas públicas brasileiras que ofertam os anos iniciais do ensino fundamental adotando o método de Análise de Componente Principal, é utilizando dados do Censo Escolar do INEP de 2015. Os resultados revelam a existência de um alto percentual de escolas municipais piauienses que não possuem requisitos básicos de infraestrutura, como sala de professor e biblioteca, ao mesmo tempo em que é pouco expressiva a quantidade de escolas que possuem acessibilidade adequada para Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais. Além disso, este estudo verificou com o auxílio de uma regressão linear múltipla pelo método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) e o procedimento stepwise que o Indicador de Nível Socioeconômico, a Adequação a Formação Docente e a Remuneração dos professores constituem o conjunto de variáveis que podem explicar aproximadamente 36,64% da variação do Ideb do ano de 2015 nas escolas municipais do estado Piauí.
Presidente - 2999906 - RODRIGO GUSTAVO DE SOUZA
Interno - 407562 - JOSE DE RIBAMAR SA SILVA