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Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIEL FERNANDO MATEUCCI CASSIA

2023-06-07 09:19:00.468

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIEL FERNANDO MATEUCCI CASSIA
DATA: 13/06/2023
HORA: 19:00
LOCAL: Remoto (via Google Meet)
TÍTULO: COMPLEXO PORTUÁRIO DO MARANHÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento Portuário, Complexidade Econômica e o Caso do Complexo Portuário do Itaqui.
PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: Esta dissertação investiga o desenvolvimento portuário à luz da teoria da complexidade econômica, com foco no Complexo Portuário do Itaqui, localizado no estado do Maranhão, Brasil. O estudo analisa o sistema portuário internacional, com ênfase em países como China, Singapura, Coreia do Sul e Países Baixos, com o objetivo de compreender a complexidade econômica e a conectividade do transporte marítimo nesses contextos. O estudo é estabelecido, destacando a importância do desenvolvimento portuário para as economias nacionais e a necessidade de compreender os fatores que influenciam esse processo. Observou-se que um sistema portuário eficiente e capaz de gerar externalidades positivas requer um país que produza e exporte produtos de alta complexidade, necessitando de portos com infraestrutura para a movimentação de cargas de maior valor agregado. Países que apresentaram um desenvolvimento portuário significativo estabeleceram políticas de industrialização de longo prazo, com a participação ativa do Estado e investimentos em setores industriais, protegendo a indústria nacional e direcionando recursos para educação, pesquisa e inovação. No caso brasileiro, a concentração do desenvolvimento industrial no Sudeste e o abandono das políticas de industrialização desde a década de 1980 resultaram na primarização da economia, com a exportação de commodities agrícolas e minerais em estado bruto. Isso impactou o setor portuário, que se tornou uma infraestrutura para o escoamento dessas commodities, em vez de se voltar para cargas de maior valor agregado. No Complexo Portuário do Itaqui, apesar da grande movimentação de cargas, principalmente de baixa complexidade, não houve ganhos significativos de desenvolvimento e geração de externalidades positivas para o território e a população local. As mercadorias movimentadas possuem baixa complexidade, o que limita as conexões produtivas e a coexportação, além de serem exportadas para poucos países, o que reduz a inserção do Maranhão nas negociações globais de produtos. Por fim, foi observado que o desenvolvimento econômico local por meio da infraestrutura portuária existente requer uma política nacional de desenvolvimento da indústria nacional, capaz de aumentar a complexidade dos produtos movimentados pelos portos brasileiros e gerar valor agregado por meio das cadeias produtivas. No entanto, mesmo na ausência dessa política nacional consistente, a teoria da complexidade pode servir como referência para a criação de políticas locais de desenvolvimento, buscando o desenvolvimento de cadeias produtivas mais complexas e conectadas ao tecido produtivo local, gerando externalidades positivas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1562690 - RICARDO ZIMBRAO AFFONSO DE PAULA
Interno - 1579924 - LUIZ EDUARDO SIMOES DE SOUZA
Externo ao Programa - 2307805 - ALAN VASCONCELOS SANTOS

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